SILVA, Solange Maria Vieira Tavares da2025-08-142024SILVA, Solange Maria Vieira Tavares da. Dinamização do ciclo de ensino e aprendizagem para a produção do gênero de texto notícia: uma experiência no 7° ano.2024.151f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2024.https://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/424Esta pesquisa investiga o desenvolvimento das habilidades de escrita no gênero de texto 'notícia' por meio da implementação do Programa de Letramento Reading to Learn (R2L), 'Ler para Aprender' com alunos do 7o ano de uma escola pública localizada no município de Açailândia – MA. O objetivo é analisar o impacto da abordagem teórico-metodológica do Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA), fundamentado na Pedagogia com Base em Gêneros da Escola de Sydney (PGES), na produção do gênero notícia, investigando como a reflexão sobre o processo de escrita contribui para o aprimoramento das competências comunicativas dos alunos. A análise concentra-se na configuração contextual e textual, bem como nos recursos multifuncionais que caracterizam esse gênero. O corpus da pesquisa é composto por 42 textos produzidos por 10 estudantes ao longo das etapas de escrita e reescrita. Pautada nos princípios metodológicos da pesquisa-ação, a investigação tem como suporte teórico a abordagem de gêneros na perspectiva sociossemiótica de Martin (1992), complementada pelos trabalhos de Martin e Rose (2008) e Rose e Martin (2012). Para a geração de dados, foram utilizadas a observação participante, os textos produzidos durante a pesquisa, um diário de campo e entrevistas com os alunos. Os resultados indicam que a implementação do CEA contribuiu significativamente para o desenvolvimento das habilidades de escrita dos alunos, promovendo avanços na organização textual e na apropriação dos recursos linguísticos característicos do gênero notícia.ptPedagogia com Base em Gêneros da Escola de SydneyCiclo de Ensino e AprendizagemEscrita e ReescritaNotícia.Dinamização do ciclo de ensino e aprendizagem para a produção do gênero de texto notícia: uma experiência no 7° anoOther