SILVA, Brendon Barbosa da2025-01-102023SILVA, Brendon Barbosa da. Implicações do uso de práticas experimentais e laboratoriais no ensino de ciências.2023.69f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2023.https://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/90As metodologias práticas utilizadas no Ensino de Ciências escolar são consideradas importantes ferramentas para potencializar o processo de aprendizagem dos educandos, pois permitem a construção de competências e habilidades cognitivas e metacognitivas, intimamente ligadas ao desenvolvimento social, histórico e científico. Desse modo, a seguinte pesquisa ocupou-se em discutir, por meio de revisão bibliográfica, qual a funcionalidade atribuída às aulas práticas no Ensino de Ciências. Para a construção da pesquisa, foram analisados artigos, dissertações de mestrados e teses de doutorados contidos nos repositório de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e nas bases de periódicos, SciELO e Google Acadêmico e revistas científicas, por meio dos seguintes ordenamentos: Escola e Ensino de Ciências; Atividades Práticas; Práticas Experimentais; Práticas Laboratoriais; Práticas de Campo; Práticas Demonstrativas; Práticas Verificativa e Práticas Investigativas. Com isso, concluiu-se que a experimentação escolar pode ser aplicada de forma demonstrativa, verificativa e investigativa. Cada ação metodológica impacta o aprendizado do educando em pontos distintos. Vale ressaltar que há uma diferença substancial entre a experimentação escolar e experimentação científica e que a partir desse pressuposto se formula a intencionalidade da ação metodológica frente à aprendizagem do educando.ptEscola e Ensino de CiênciasAtividades PráticasPráticas ExperimentaisPráticas LaboratoriaisPráticas de CampoImplicações do uso de práticas experimentais e laboratoriais no ensino de ciências.Thesis