NETO, Dório Macedo dos Santos2025-08-112024NETO, Dório Macedo Dos Santos. O Avesso da pele: contribuições da semiótica para leitura literária na EJA.2024.108f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2024.https://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/410Esta dissertação sistematiza um projeto de práticas de leituras com estudantes da modalidade EJA, constituindo a sala de aula como uma comunidade de leituras e sentidos compartilhados. As ações propostas foram definidas pelos objetivos: i. refletir sobre a EJA a partir das políticas públicas vigentes, com atenção ao contexto do Tocantins; ii. mobilizar de forma interdisciplinar abordagens teórico-práticas da literatura, da linguística aplicada e da semiótica didática para proposições práticas que envolvam a leitura; iii. analisar um romance que tematiza, entre outros temas, o preconceito racial, a história de vida e da formação escolar; iv. propor um projeto de leitura que tome como eixo central o texto literário. Privilegiamos como central para a proposta de leitura literária o romance O avesso da pele, de Jeferson Tenório (2020), em torno do qual foram estabelecidas propostas de pré-leitura, para a leitura propriamente dita, e de pós-leitura, sistematizadas no produto final, todas elas entrelaçadas com outros textos e propostas de escrita. Esta dissertação, como estudo de caso e de natureza qualitativa, visa, pois, a partir da vivência no chão da escola e atenta aos desafios que ali vivenciamos, apresentar uma proposta pedagógica, sistematizada em um Caderno Pedagógico de Literatura (Apêndice), resultante do esforço de mobilizar no campo prático o que se foi fundamentando no campo teórico do mestrado ofertado pelo PROFLETRAS. As leituras que guiaram as reflexões e a propostas de cunho teórico-prático fundamentam-se nos estudos freirianos sobre a educação de jovens e adultos, nos estudos da literatura que tematizam a formação de leitores e na semiótica discursiva aplicada ao ensino.ptPráticas de leiturasModalidade EJASemiótica discursivaFormação de leitoresO Avesso da pele: contribuições da semiótica para leitura literária na EJAThesis