SILVA, Weigma Michely da.2025-08-112025SILVA, Weigma Michely da. Cartografia existencial do educador eguimar felício chaveiro: intersecções entre literatura e geografia. 2025. 228f. Tese (Doutorado em Linguística e Literatura) – Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2025.https://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/416A presente tese analisa as narrativas que compõem a trajetória de vida, formação e atuação profissional do educador Eguimar Felício Chaveiro, tomando-as como chave para compreender a articulação entre experiência subjetiva, engajamento político e inovação pedagógica. Para isso, estabelece-se quatro objetivos específicos: (a) compreender, nas narrativas, a história de vida de Chaveiro como referência para a análise de suas experiências formativas; (b) analisar como ele utiliza a literatura para desenvolver pesquisas e práticas de ensino na área da geografia humana; (c) investigar, no discurso, os movimentos do sujeito em sua trajetória docente, intelectual e política; e (d) identificar regularidades temáticas e de estilo em suas produções literárias. A justificativa para este estudo assenta-se na necessidade de reconhecer e valorizar as múltiplas experiências que integram a trajetória de educadores, tomando a vida narrada como um campo legítimo de análise acadêmica e formativa. Parte-se da convicção de que investigar o processo formativo de um professor permite compreender dimensões constitutivas da docência, como a subjetividade, o engajamento político e o caráter interdisciplinar da produção do conhecimento. Como fundamentação teórico-metodológica, mobiliza-se estudos centrados na história de vida, em especial Experiência de Vida e Formação (Josso, 2004) e Uma ponte ao mundo: Cartografias Existenciais de pessoas com deficiência (Chaveiro; Vasconcelos, 2018). Técnicas da história oral, ancorada em A Voz do Passado (Thompson, 2002) são adotadas para a geração dos dados, enquanto a análise se subsidia pelas teorias do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2011 [1979]; 2016 [1895-1975]; Volóchinov, 2019 [1895-1936]; 2021 [1895-1936]). O corpus é composto por entrevistas, bilhetes poéticos, crônicas, textos avulsos e cartas, sendo analisado a partir de uma abordagem qualitativa que privilegia os enunciados, as categorias temáticas e os processos de construção narrativa da subjetividade. Parte-se da premissa de que a trajetória narrada por Chaveiro consagra a docência como prática responsiva e interdisciplinar, erigindo-a em gesto ético-estético de endereçamento ao outro. Potencializado pelo entrelaçamento entre geografia e literatura, seu conjunto escritural (autobiográfico, literário e epistolar) constitui espaço de escuta e reflexão crítica, ampliando o engajamento social e político mediante o diálogo entre vozes e tempos diversos. Os resultados revelam: (1) quatro núcleos temáticos recorrentes - território, memória, resistência e afeto - que atravessam docência e militância do autor; (2) a escrita epistolar e a crônica, situadas no “rés- do-chão” da experiência cotidiana, configuram recursos de formação continuada e mobilização comunitária; (3) a convergência entre geografia e literatura amplia recursos heurísticos para a leitura crítica do espaço, estimulando práticas pedagógicas dialógicas e inclusivas; e (4) a autorrepresentação docente sustenta uma ética da responsividade, ancorada na escuta do outro e na ação coletiva. Conclui-se que a história de vida, quando tomada como método de investigação e formação, torna-se ferramenta potente para problematizar subjetividades docentes e propor caminhos interdisciplinares à pesquisa em Geografia Humana e Literatura.ptFormação docenteliteraturacartografia existencialhistória de vidageografia humana.Cartografia existencial do educador eguimar felício chaveiro: intersecções entre literatura e geografia.Other