SOUSA, Suian Maria Tavares Da Silva2025-01-152023SOUSA, Suian Maria Tavares Da Silva. Os memes em foco nas aulas de leitura do 9ºano do ensino fundamental: uma abordagem discursiva.2023.115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2023.https://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/120Neste trabalho, propõe-se a realização de uma pesquisa visando desenvolver práticas discursivas em sala de aula que considere os memes como foco nas aulas de leitura. Utilizar o texto meme, dado o seu funcionamento material, que pressupõe a relação de opacidade entre o imagético e o verbal, como contribuição para as aulas de Língua portuguesa. Como os alunos participantes da pesquisa leem o texto meme tendo que lhe dar com aquilo que a natureza da materialidade deste texto faz questionar que é a relação entre o imagético e o real. Para tanto a nossa concepção de leitura incidem sobre a concepção da Análise de discurso francesa de base pecheutiana e orlandiana que discute a determinação histórica dos processos de produção de sentido, tais como: “Discurso”, “interdiscurso”, “memória discursiva”, “pré-construído”, “plano de constituição de sentidos”, “planos de formulação de sentidos” e “planos de circulação de sentidos”. A nossa metodologia se desenvolve a partir das discursividades sobre as peças analisadas. Dessa maneira as aulas foram gravadas para posteriormente passarem por um processo de transcrição e análises dos gestos de leitura a partir de Cenas Enunciativas. O movimento interlocutivo entre a professora pesquisadora e os alunos apontam em sua materialidade, as subjetividades e intersubjetividades que marcam a oralidade associado às outras informações que constituem o espaço da sala de aula. Esta proposta foi desenvolvida com alunos do 9º ano (Ensino Fundamental – anos finais) da Escola Municipal Jurgleide Alves Sampaio em Açailândia/Ma. Dessa forma recorremos a pesquisa-ação de cunho propositivo. Para fundamentação de nosso trabalho, recorremos aos aportes teóricos de Michel Pêcheux (1993), Eni Orlandi (2012), Althusser (1971), Dawkins (1978) entre outros.ptLeituraAnáliseDiscursoOs memes em foco nas aulas de leitura do 9ºano do ensino fundamental: uma abordagem discursivaThesis