ARRUDA, Daniel Leda de2025-01-222024ARRUDA, Daniel Leda de. Dos balaios às tirinhas: o ensino de história da balaiada por meio dos quadrinhos em Formosa Serra Negra – MA.2024.177f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2024.https://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/169Essa dissertação tem como proposta ampliar as dimensões de Ensino de História da Balaiada com o apoio didático das histórias em quadrinhos na sala de aula, em especial como fonte histórica para problematizar conceitos, temporalidades, sujeitos e espaços, a fim de conectar os estudos em torno da História Regional às reflexões dos discursos e das representações da Balaiada em 2024. Como um percurso analítico e metodológico, os elementos presentes na linguagem dos quadrinhos, como o uso dos balões, os traços dos desenhos e sua intenção cômica ou dramática, servem não apenas como uma reprodução de fatos, mas consequentemente como uma ponte de inquietações para se entender a política imperial oitocentista, revoltas populares, racialidade, classe e gênero. Para isso, foram realizadas experiências em torno da análise e produção de quadrinhos sobre a Balaiada em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Eliza Moreira Ferraz, em Formosa da Serra Negra – MA, destacando aportes metodológicos e teóricos que contribuíram para a criação da série de tirinhas “Balayôs” por parte dos estudantes. Por fim, foi elaborado uma sequência didática contendo abordagens de análise e criação de tirinhas no âmbito do Ensino de História da BalaiadaptEnsino de HistóriaBalaiadaHistória em QuadrinhosDos balaios às tirinhas: o ensino de história da balaiada por meio dos quadrinhos em Formosa Serra Negra – MAThesis