FREITAS, Rafael Medeiros de2025-08-072025FREITAS, Rafael Medeiros de. Desenvolvimento de um sistema de estudo de dinâmica não linear em sistemas oscilantes acoplados: abordagem experimental, computacional e didática.2025.271f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2025.https://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/368Este trabalho fundamenta-se na metodologia Sequência de Ensino Investigativo (SEI) para averiguar a relevância e a aplicabilidade de um produto educacional constituído por um sistema de dois pêndulos simples acoplados por uma mola, com aquisição automática de dados, e por um e-book estendido que contém a descrição formal da mecânica do sistema experimental, além de sua simulação computacional, tanto numérica quanto gráfica. A proposta visa superar desafios relacionados à abstração conceitual dos fenômenos físicos por meio de uma ferramenta tecnológica visual, de baixo custo, fácil manuseio, e que promova a aproximação entre teoria e prática de forma significativa. A pesquisa utilizou ferramentas tecnológicas de fácil acesso, como a placa programável Arduino e o software de código aberto Python. A aplicação ocorreu durante as aulas da disciplina Aprofundamento II, pertencente ao novo Ensino Médio, envolvendo uma turma de 38 alunos da 2a série do itinerário Ciências Exatas, Tecnológicas e da Terra, na escola Centro de Ensino Governador Archer (CEGA), localizada na cidade de Imperatriz, Maranhão. A metodologia foi estrategicamente estruturada com aulas expositivas e dialogadas nos primeiros encontros, com o objetivo de fomentar análises e discussões decorrentes da introdução do aparato experimental no contexto da Sequência de Ensino Investigativo (SEI). Os resultados foram obtidos a partir de observações realizadas ao longo das etapas da aplicação. O desenvolvimento de habilidades científicas, como a formulação de hipóteses, o planejamento de ações, a resolução de problemas e a organização estrutural do pensamento, evidenciou que o produto desenvolvido possui grande potencial para ser utilizado como ferramenta de ensino em diferentes contextos educacionais.ptEnsino de FísicaExperimentação DidáticaTecnologias EducacionaisEnsino InvestigativoDesenvolvimento de um sistema de estudo de dinâmica não linear em sistemas oscilantes acoplados: abordagem experimental, computacional e didáticaThesis