Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Tudo no DSpace
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Araujo, Aline Souza De"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    A história do curso de pedagogia do CEHS de Tocantinópolis rememorada através das placas de formaturas dos anos de 1994 a 2018
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-02-26) Araujo, Aline Souza De
    O curso de Pedagogia no Brasil tem uma longa história contribuindo para a formação de professores e profissionais da educação que atuem nas escolas de forma crítica e humanizada. O curso de Pedagogia do Centro de Educação Humanidades e Saúde (CEHS) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), em Tocantinópolis, não poderia ser diferente, de modo que, ao longo de seus trinta e três anos já formou mais de mil pedagogos que atuam nas escolas e em outras áreas, o que pode ser comprovados através das Placas de Formaturas que se encontram anexadas nos corredores do Bloco de aulas de aula da Unidade Centro. O objetivo central deste trabalho foi o de rememorar a história do curso de Pedagogia e mapear o número de formados no espaço temporal de 1994, ano de conclusão da primeira turma, até 2018, ano da última Placa de formatura encontrada. Além disso, a pesquisa procurou demonstrar a necessidade de salvaguardar estes dados como importantes registros para a preservação da memória coletiva da história do curso de Pedagogia e do Campus de Tocantinópolis como formadores de profissionais da educação. Para isso, a metodologia de pesquisa utilizadas foi, pesquisa bibliográfica, sobre a história do curso de pedagogia no Brasil e em Tocantinópolis; realizamos também uma pesquisa documental, através da leitura iconográfica das placas de formatura e de outros documentos oficiais para o levantamento dos formados em Pedagogia pelo CEHS de Tocantinópolis. O referencial teórico teve como base autores como: Cambi (1999), Azevedo (1932), Le Gof (2013), Silva (2018) e Gallo (2013), dentre outros.

Projeto mantido pela Coordenação de Sistemas de Informações Gerenciais (STI) - Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Enviar uma sugestão
Logo do repositório COAR Notify