Repositório Institucional da UFNT


Sejam bem vindos ao Solaris!

O Solaris: Repositório Institucional da Universidade Federal do Norte do Tocantins, é uma ferramenta desenvolvida para promover a literatura científica de forma livre e sem custo de acesso, disponibilizando toda a produção acadêmica, técnica, científica, intelectual e cultural da UFNT, de maneira organizada, por área temática, proporcionando visibilidade das publicações, bem como garantindo a preservação da memória institucional.

O nome Solaris faz alusão à organização de um sistema, como por exemplo o Sistema Solar, também representa o clima quente da região norte, onde estamos localizados e nossa proximidade à linha do Equador.

 

Submissões Recentes

Item
Perfil químico do chá verde (camellia sinensis): identificação da cafeína e dos compostos voláteis por hplc-dad, gc-ms e ftir
(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) CARVALHO, Erik almeida
Especificamente, os chás vêm sendo amplamente reconhecidos como a segunda bebida mais consumida atualmente, apresentando fontes significativas de cafeína e compostos fenólicos, que possuem alta atividade antioxidante. Os compostos antioxidantes são substâncias que agem diminuindo os efeitos ocasionados pelos radicais livres e dentre outros compostos antioxidantes. A cafeína é um alcaloide, que pertence ao grupo das metilxantinas, também denominado como 1,3,7-trimetilxantina, que pode ser ou ainda, trimetildioxipurina. Além disso, a cafeína está presente em diversas plantas: folhas, sementes, raízes, cascas e alguns alimentos. O presente trabalho propôs-se analisar e identificar os compostos presentes em amostra de chá verde e cafeína presente no chá verde e chá preto através das técnicas (Headspace Solid Phase Microextraction/Gas Chromatography–Mass Spectrometry), HPLC-DAD (High Performance Liquid Chromatography-Diode Array Detector) e FTIR (Fourier Transform Infrared Spectroscopy). Sendo assim, os resultados mostraram-se promissores em relação a caracterização e investigação dos compostos voláteis e cafeína. A análise por GC-MS foi satisfatória, pois possibilitou analisar os compostos voláteis presente no chá verde, bem como a análise por HPLC-DAD, que evidenciaram a absorção da cafeína no UV com pico máximo de absorção em 262 nm e 268 nm. As análises por FTIR permitiram identificar e evidenciar a similaridade entre bandas de absorção do extrato de chá verde e extrato de chá preto em relação aos grupos funcionais presentes. Este estudo representou uma proposta simples e acessível para a identificação dos compostos voláteis no chá verde e caracterização da cafeína no chá verde e preto, com perspectiva para futuras aplicações em larga escala.
Item
Otimização e Validação do Método QuEChERS-CG/EM para Análise de Dieldrin em Peixe.
(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) SOUSA, Sérgio williams ferreira
Após a síntese dos organoclorados, no período da Segunda Guerra Mundial, houve uma aplicação em larga escala devido a diversos incentivos de uso, pois apresentavam alta eficácia no extermínio de pragas em plantações e vetores de doenças, como malária e dengue, em que países tropicais, incluindo o Brasil, sofriam com epidemias. Porém, não eram conhecidos os efeitos secundários que vinham a afetar a fauna e a flora, pois os organoclorados sofrem biotransformações para moléculas bioacumuláveis promotoras de diversos cânceres e distúrbios no sistema endócrino. Hoje estão na classe de produtos altamente perigosos, tornando-se banidos globalmente devido à estabilidade molecular dos organoclorados, que proporciona contaminações até os dias de hoje e em diversos lugares do mundo. Logo, podem ser encontrados nos tecidos adiposos de diversos seres, principalmente os aquáticos, sendo os peixes uma das principais formas de alimento ao homem. Diante disso, é justificada a otimização e validação de um método que possa identificar e quantificar o organoclorado dieldrin em matriz de peixe utilizando o QuEChERS junto à técnica de cromatografia a gás acoplada ao espectrômetro de massas. A otimização nas configurações dos parâmetros da corrida cromatográfica resultou em um tempo de retenção do dieldrin aceitável. Conseguinte da plotagem da curva de calibração, com dieldrin em acetonitrila junto à sobreposição da matriz, comprovando o efeito matriz de -21% que é proporcionado pela variedade de compostos complexos orgânicos presentes na amostra. A plotagem ainda mostra que valores acima do valor de LQ de 50 μg L-1 podem ser a faixa linear de trabalho com alta confiança, devido às práticas serem realizadas e validadas pelas normas dispostas pela ANVISA.
Item
Estudo e análise dos voláteis das folhas de Nim por clevenger e cg-em
(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) MONTEIRO, elder silva paz
A árvore nim (Azadirachtina indica A. Juss) é popularmente conhecida por suas propriedades medicinais, terapêuticas, farmacológicas, biocontroladora, antisséptica, cicatrizante e imunoestimulante, devido a presença de compostos orgânicos pertencentes à várias classes químicas com atividades biológicas. Devido a estes atributos, o nim possui grande potencial econômico e tem sido utilizada em todo o mundo. No presente trabalho, realizou-se a extração e caracterização química do óleo das folhas de nim coletadas na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Campus Cimba, localizada em Araguaína, Tocantins. Para extração do óleo foi empregado o sistema Clevenger, já para a concentração e caracterização dos voláteis utilizou-se o método HS-MEFS/CG-EM. O rendimento médio obtido do óleo foi de 0,3 g. Comparando-se com do óleo de sementes de nim este rendimento é inferior, entretanto para as análises realizadas foi satisfatória. Um total de 52 compostos voláteis foram detectados, sendo que destes, cinco tiveram sua identificação confirmadas pelo índice de Kovats: acetato de etila, 96,3 %; (E)-1(Prop-1-eno-1-il) -3-propiltrisufano, 76,6 %; n-hexano, 62,7 %; 2,4-hexenol Z, 68,9 %; 2-metil, 2-ciclopenteno 6 %. Alguns voláteis tiveram suas bioatividades reportadas e correspondem com os benefícios conhecidos do nim. Desse modo, considera-se esses constituintes químicos parte do efeito sinérgico da planta.
Item
DO LABORATÓRIO DE PEQUISA PARA A SOCIEDADE: Democratização da ciência por meio da produção de texto de divulgação científica.
(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) ALMEIDA, Martha cristina de
As pesquisas científicas desenvolvidas nas universidades brasileiras, apesar de serem socialmente relevantes, raramente estão disponíveis para o livre acesso do público em geral em uma linguagem acessível. Considerando essa problemática, o presente trabalho tem como objetivo produzir um texto de divulgação científica (TDC) a partir de uma pesquisa científica realizada no laboratório de físico-química e no âmbito do projeto de pesquisa “Análises Físico-Químicas e Microbiológicas da Água Utilizada para Consumo no Município de Araguaína e Região” vinculado à Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT. Para tanto foram delimitadas categorias indicadas na literatura que caracterizam um bom texto de divulgação científica. O texto produzido indica potencialidades para o ensino de Química, para a aproximação entre os jovens e a Ciência por meio de uma linguagem clara e dialógica e abre caminhos para consolidar parcerias entre cientistas e divulgadores da Ciência.
Item
Extração e caracterização da curcumina e curcuminoides de curcuma longa l.: análises cromatográficas e espectroscópicas.
(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) SANTOS, Deboha viegas alves de araújo dos
A Curcuma longa L., conhecida como açafrão-da-terra, destaca-se por suas propriedades químicas e diversas aplicações medicinais, industriais e alimentícias. Este trabalho teve como objetivo realizar a extração e caracterização da curcumina e outros curcuminoides presentes no rizoma da planta, utilizando técnicas cromatográficas e espectroscópicas de analíticas avançadas, como GC MS, HPLC-DAD e FTIR. Os métodos empregados incluíram a extração sólido-líquido a fim de obter com extrato de curcuminoides de alta pureza. A análise cromatográfica permitiu identificar a curcumina, composto mais abundante da Curcuma longa L., os espectros de massa possibilitaram a caracterização do feruloilmetano um composto importante que permitem discutir o comportamento termolábil da curcumina, e a espectroscopia de infravermelho revelou a presença de grupos funcionais característicos. Os resultados demonstraram a eficiência dos métodos utilizados e reforçam o potencial da planta como fonte de compostos bioativos. Além disso, pesquisas recentes comprovam que a curcumina auxilia no combate a diversas doenças, entre elas no tratamento contra o câncer, sendo um excelente antioxidante. Contudo, esse trabalho contribui para o avanço no entendimento químico e aplicabilidade dos curcuminoides, com implicações para a indústria farmacêutica.