Repositório Institucional da UFNT
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O nome Solaris faz alusão à organização de um sistema, como por exemplo o Sistema Solar, também representa o clima quente da região norte, onde estamos localizados e nossa proximidade à linha do Equador.

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TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE - TDAH: uma análise autobiográfica sobre os impactos da medicalização infantil na vida da filha de uma pedagoga em formação
(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-04-23) Almeida, Josani Gomes De
Este trabalho aborda de forma crítica o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade –
TDAH, desde uma perspectiva da medicalização da educação e da infância, a partir de uma
pesquisa autobiográfica sobre o tema. O TDAH é considerado um transtorno de causa genética,
caracterizado por comportamento de distração, agitação, hiperatividade, impulsividade e
esquecimento. O principal objetivo da pesquisa é analisar a história vivenciada por mim,
pedagoga em formação e mãe de uma criança diagnosticada com TDAH, aos 5 anos de idade,
a fim de compreender o processo de medicalização que Eloá viveu e os seus impactos em nossas
vidas. Como metodologia utilizamos a pesquisa autobiográfica, buscando compreender a
medicalização da educação e da infância através das nossas vivências. Adotamos os seguintes
procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, com o intuito de se obter formação
teórica sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e sobre medicalização da
educação e da infância, além de narrativas (auto)biográficas, que sistematizam nossas vivências
de uma família diagnosticada com TDAH e os desdobramentos disso no meu processo
formativo. A sistematização da minha experiência, enquanto mãe de Eloá, do seu nascimento
ao diagnóstico e o impacto que o mesmo teve na vida da minha filha, foi o ponto de partida
para analisar esse caso de medicalização da educação e da infância, a luz da literatura sobre a
temática. Compreendemos o TDAH enquanto um diagnóstico controverso, que pode servir para
esconder problemas sociais e do sistema educacional, como resultado da medicalização da
educação. Apontamos as contribuições que essa pesquisa, o meu processo formativo, os
estágios e os debates críticos que tive sobre o TDAH e a medicalização, contribuíram para
minha formação enquanto mãe e professora. Por fim, entendemos que esta pesquisa contribui
para a auto(avaliação) dos profissionais da educação acerca dos enfrentamentos do processo
ensino/aprendizagem, lhes permitindo repensar sua prática, a fim de não contribuir para o
aumento dos números de diagnósticos de transtornos e desconstruir essa formação social
vigente.
Relato de experiência da modalidade Futevôlei como prática de atividade física dos praticantes inseridos no Projeto de Extensão Universitária do município de Tocantinópolis - TO.
(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-04-23) Conceição, Lourrane Ribeiro da
O futevôlei tem o potencial de promover a saúde, aprimorar aspectos como a capacidade
cardiorrespiratória e contribuir no fortalecimento do bem-estar psicossocial e da qualidade de
vida. Dito isso, este estudo teve como objetivo investigar as implicações do futevôlei na
promoção da saúde, da educação e do bem-estar dos participantes do projeto de extensão
vinculado à Universidade Federal do Norte do Tocantins. Além disso, foi necessário realizar
uma pesquisa exploratória descritiva, que incluiu uma aplicação de questionários on-line com
os participantes do projeto de futevôlei da cidade de Tocantinópolis. O estudo adotou uma
abordagem dialética e utilizou uma pesquisa qualitativa, com foco na pesquisa exploratória
descritiva e na coleta de dados por meio de questionários aplicados via Google Formulários.
Os resultados demonstram que o futevôlei é um esporte em intensa expansão, permitindo
vivenciar momentos de interação e socialização. A prática do futevôlei oferece uma série de
benefícios que contribuem significativamente para o bem-estar físico, mental e social dos
praticantes. Dos parâmetros de bem-estar identificados. Concluiu-se que os participantes deste
estudo apresentavam níveis suficientes de atividade física através da análise da entrevista
semiestruturada aplicada e uma percepção significativa de bem-estar. Evidências indicam que
o futevôlei, juntamente com um estilo de vida ativo, desempenha um papel crucial na prevenção
de problemas físicos e mentais dos praticantes, promovendo maiores interações interpessoais e
contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e saúde destes indivíduos.
Efeito da caminhada orientada ao ar livre na melhora da qualidade do sono em pessoas idosas da Universidade da Maturidade no Norte do Tocantins
(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-04-23) Jesus, Diego Alves de
O objetivo desse trabalho foi verificar o efeito da caminhada orientada ao ar livre na melhora
da qualidade de sono de pessoas idosas da Universidade da Maturidade (UMA)/BICO do Polo
de Tocantinópolis. Estudo quase-experimental, composto por 24 pessoas idosas, divididos em
dois grupos: 12 no grupo controle (GC) e 12 no grupo intervenção (GI), matriculados no
projeto de extensão da UMA/BICO da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Foram
coletadas informações sociodemográficas e aplicação dos seguintes instrumentos: Mini
Exame do Estado Mental e Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (IQSP), sendo este
último administrado nos períodos pré e pós-intervenção. Pessoas idosas do GI foram
submetidos a atividades físicas por meio de caminhadas orientadas ao ar livre, realizadas duas
vezes por semana, de outubro a dezembro de 2024, totalizando 6 semanas de intervenção.
Para a análise dos dados, foram utilizados testes qui-quadrado de Pearson, Exato de Fisher,
análise de variância multivariada para medidas repetidas (MANOVA) e teste de Lambda de
Wilks, com nível de significância p ≤ 0,05. O GI apresentou diminuição nos escores do IQSP
(p < 0,001). Portanto, a caminhada orientada ao ar livre no GI atenuou melhora na qualidade
do sono de pessoas idosas da UMA/BICO.
Desenvolvimento motor em crianças pré-escolares com transtorno do espectro autista e sua relação no acompanhamento específico de profissionais de Educação Física: uma revisão integrativa
(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-04-23) Hellen Regina Marques Bandeira
Introdução: O presente artigo explora o desenvolvimento motor de crianças com Transtorno
do Espectro Autista (TEA) e a relação com práticas mais eficazes e inclusivas na Educação
Física, visando beneficiar uma parte específica da população. Objetivo: investigar como
atividades realizadas com o acompanhamento de profissionais de Educação Física pode
influenciar o desenvolvimento motor de crianças em idade pré-escolar diagnosticadas com
TEA. Métodos: Foi uma revisão integrativa, permitindo a síntese e análise do tema, incluindo
estudos experimentais e não experimentais. Foi realizada uma busca nas bases de dados
Scielo, Google Scholar e PubMed no período de maio a junho de 2024 e selecionados artigos
publicados no período de 201
2, 2016 e 2018; os critérios de seleção de estudos foram: ensaios
clínicos randomizados e não randomizados, ensaios comunitários e estudos que utilizaram
alguma intervenção com atividade física com crianças com TEA em idade pré-escolar, cuja
amostra fossem crianças, de 3 e 5 anos de idade. As palavras-chaves foram
, Resultados:
Observou-se que essas crianças frequentemente apresentavam atrasos na coordenação motora
fina e grossa, além de dificuldades relacionadas ao equilíbrio e às praxias. Conclusão:
atividades rítmicas melhoram significativamente as habilidades motoras; Atividades
sensoriais e o uso de trampolins ajudam a melhorar o desenvolvimento social de crianças com
TEA e hiperatividade.
Voleibol escolar em Tocantinópolis: Estudo sobre o processo de desenvolvimento e benefícios da prática
(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-04-14) Sousa, Anderson Filiphe Costa de
O voleibol é uma prática esportiva que expande as dimensões do desenvolvimento físico e
abrange aspectos relacionados ao desenvolvimento integral de seus praticantes. Neste sentido,
o objetivo geral deste estudo é compreender como o voleibol impacta os estudantes em
múltiplas dimensões e como objetivos específicos busca-se analisar a frequência e a qualidade
da prática nas aulas de Educação Física, o engajamento dos estudantes, os desafios
enfrentados e os benefícios percebidos. Esta é uma pesquisa, descritiva de natureza
qualitativa, realizada em uma escola pública, com estudantes de 15 a 17 anos. Para a coleta de
informações, utilizou-se observação participante e aplicação de questionários abertos, a
análise das informações aconteceu por meio da análise de conteúdo. Este estudo buscou
compreender as percepções dos estudantes do ensino médio sobre os benefícios da prática do
voleibol no contexto escolar, com ênfase no desenvolvimento físico, motor e social. Como
resultados, observa - se a importância do voleibol como ferramenta pedagógica e de inclusão
social, promovendo o bem-estar e o fortalecimento de habilidades essenciais para os jovens.A
prática do voleibol no ambiente escolar se mostra como uma ferramenta pedagógica poderosa,
contribuindo para o crescimento físico, social e emocional dos estudantes. Além disso,
destaca-se como uma atividade significativa para o cotidiano dos jovens, promovendo
bem-estar e integração social.