Biblioteca Digital de Dissertações e Teses da UFNT

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Resultados da Pesquisa

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    Uma análise do atendimento educacional a alunos imigrantes venezuelanos
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) CRUZ, Lisbeth Cabral Barbosa
    Esta dissertação tem como objetivo examinar o acolhimento e a integração dos alunos imigrantes venezuelanos na escola pública municipal de Araguaína – Tocantins, identificando desafios e estratégias pedagógicas utilizados para facilitar a inclusão e o sucesso acadêmico. A pesquisa foi bibliográfica e de campo e adotou uma abordagem qualitativa e descritiva, proporcionando uma compreensão detalhada das experiências dos participantes no ambiente escolar. O público-alvo incluiu professores e coordenadores das séries iniciais do Ensino Fundamental, diretamente envolvidos com os alunos imigrantes. Foram utilizadas técnicas de coleta de dados como observação participante, análise documental e aplicação de questionário semiestruturado com perguntas fechadas. A coleta de dados ocorreu ao longo de sete meses, de setembro de 2023 a março de 2024. Os resultados indicaram que, embora a escola tenha desenvolvido diversas estratégias para integrar os alunos venezuelanos, ainda enfrenta desafios significativos relacionados a barreiras linguísticas, adaptação cultural e recursos pedagógicos limitados. Os professores desempenham um papel essencial na implementação de práticas inclusivas, mas necessitam de mais apoio e formação específica. Os coordenadores pedagógicos destacaram a importância de políticas educacionais mais robustas e maior colaboração entre a escola e as famílias dos alunos imigrantes. Conclui-se que, apesar das dificuldades, há um compromisso significativo da escola em promover a inclusão e o sucesso acadêmico dos alunos imigrantes venezuelanos. As discussões incluem programas de formação continuada para professores, desenvolvimento de materiais didáticos bilíngues e iniciativas que fortaleçam a relação escola-comunidade. Este estudo contribui para a compreensão das práticas e desafios da educação inclusiva em contextos de migração, oferecendo insights valiosos para a melhoria das políticas e práticas educacionais.
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    A presença das Marcas de Oralidade e os Elementos Composicionais nas Histórias em Quadrinhos para construção de sentidos
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) ERREIRA, Leane da Silva
    Neste trabalho, objetiva-se analisar como se constitui o gênero textual história em quadrinhos (HQ) que, apesar de ser um texto escrito, possui marcas de oralidade, como se simulasse uma conversação cotidiana. Além disso, a pesquisa se dedica também à identificação e à análise de outros aspectos composicionais específicos desse gênero, que extrapolam o que convencionamos chamar de uso linguístico, como o emprego de requadros, balões e outras diferentes imagens que, nos quadrinhos, exigem a atenção do leitor em busca do sentido. O presente trabalho fundamenta-se nas teorias da Análise da Conversação e da Linguística Textual e, além disso, também dialoga com teóricos que se debruçam especificamente ao estudo do gênero histórias em quadrinhos. Para isso, propõe-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, que tem como característica principal o foco na compreensão, no contexto e na subjetividade. Em busca de alcançar o objetivo proposto, o corpus de análise selecionado contém três diferentes histórias em quadrinhos. A primeira é mais tradicional e antiga no cenário brasileiro, o Zé Carioca; a segunda é uma adaptação de texto literário, Os Miseráveis; e a terceira, representa os super-heróis, O Homem Aranha. Por fim, apresentam-se os resultados que apontam que os elementos constitutivos das HQs, dentre eles a simulação de oralidade, inferem sentidos à narrativa e, portanto, precisam ser percebidos pelos leitores para uma maior experiência na construção de sentidos.
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    A Didatização do texto literário: um estudo sobre como ler Fernando Pessoa
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) SANTOS, Jeane Aparecida Martins Dos
    A transposição didática é um mecanismo que rege o processo de transformação do conhecimento científico e das práticas sociais de leitura e escrita em objeto de ensino. Assim, esses saberes são selecionados, modificados e distribuídos no tempo curricular, mantendo uma semelhança com a ideia original presente em seu contexto de pesquisa, porém adquire outros significados, próprios da instituição escolar. Tendo isso em vista, pretende-se neste trabalho lançar um olhar sobre a didatização do texto literário, sobretudo, o tratamento didático-editorial dispensado à poesia em livros paradidáticos da coleção Como Ler publicados pela Editora Scipione no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Dada a amplitude desse percurso, pareceu-nos inviável uma apresentação geral de toda a coleção. Dessa forma, selecionou-se um corpus de algum modo representativo dedicado à poesia do escritor português Fernando Pessoa. Em sua 4ª edição, o livro objeto de análise neste estudo foi organizado por José de Nicola e Ulisses Infante e publicado pela editora Scipione em 1993, trazendo como título Como Ler Fernando Pessoa. Tendo como objeto o processo de didatização do texto literário, o que se pretende é, sobretudo, analisar como o referido volume estabelece os protocolos de leitura, bem como propõe o estudo e o aprofundamento neste escritor, sugerindo a função de especializar sobre um assunto a partir da seleção crítica e representativa dos textos literários. Como fundamentação teórica a pesquisa ancorou em Soares (2011); Chevallard (2013); Mello (2019) (2011); Lajolo (1982, 1993, 1996); Cosson (2011, 2021); Mortatti (2018); Bordini e Aguiar (1993); Colomer (2007); Zilberman (2008, 2012); Perrone-Moisés (2016); Dalvi (2011, 2016), entre outros que fazem parte das referências bibliográficas desta pesquisa. Metodologicamente é uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e documental. Como alguns resultados, apontamos que em um dado momento histórico a coleção democratizou o acesso a bons autores e bons textos, repercutindo na formação cultural e educacional de uma geração de leitores. Ademais, pelo modo como o volume didatizou e comentou os poemas de Fernando Pessoa reforça a percepção da relação desse material com a imprensa pedagógica em que os modos de ler é orientado de fora, utilizando-se de comentários e notas como dispositivos de controle do sentido do texto, destacando, sobremaneira, os elementos biográficos, históricos bem como o estilo de época e dos autores dos textos, conferindo aos elementos poéticos um estatuto menor.
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    Proposta interventiva para estudantes com defasagem na alfabetização e letramento por meio da literatura infantil
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) SILVA, Andreia Batista da
    Promulgada em 1988, a Constituição Federal (CF) assegura direitos fundamentais, incluindo direito à educação. No entanto, a realidade educacional no Brasil ainda apresenta desafios, como baixos índices de alfabetização e a dificuldade de muitos alunos em acompanhar o currículo escolar. Diante deste cenário, este estudo buscou analisar a defasagem na alfabetização e letramento de alunos, sobretudo no período pós-pandemia, com o intuito de propor uma reflexão sobre as razões que levaram alguns alunos a chegarem ao 5o ano do Ensino Fundamental I com o processo de alfabetização não consolidado. Mediante o contexto surge o seguinte questionamento: Como a utilização de Literatura Infantil pode contribuir para a superação das defasagens de aprendizagem e letramento em estudantes do Ensino Fundamental? Ancorado no contexto dos ciclos de aprendizagem da rede municipal de ensino de Araguaína-Tocantins, ensejamos apreender, ainda, acerca da formação do leitor literário mediante alfabetização e letramento, bem como apresentar algumas propostas interventivas ancoradas na Literatura Infantil a fim de promover a recomposição desses alunos. Sendo assim, o objetivo geral é apresentar proposta interventiva por meio da Literatura Infantil com o intuito de melhorar as habilidades de leitura e escrita de estudantes do Ensino Fundamental que apresentam defasagem de aprendizagem. Tendo por objetivos específicos: identificar o nível atual de alfabetização e letramento dos estudantes; selecionar obras de literatura infantil apropriadas à faixa etária e contexto social; elaborar atividades e projetos de leitura e escrita interativas envolvendo literatura, bem como estimular a formação de hábitos de leitura. No conjunto dessas escolhas, priorizamos a pesquisa analítica de cunho propositivo por meio de uma metodologia qualitativa pautada no uso de referenciais bibliográficos. Para isso, foi feito uma análise da situação no período pós-pandemia da COVID-19, bem como um referencial bibliográfico sobre Literatura Infantil, alfabetização e letramento. Esse universo nos permitiu compreender a importância de propor sugestões didáticas que podem ser implementadas na prática com o intuito de promover mudanças positivas e impactantes no processo de recomposição de aprendizagem de alunos com defasagem de aprendizagem, trabalhando a Literatura Infantil para desenvolver a alfabetização e letramento. No decorrer do processo, constatamos a necessidade de transformação da prática pedagógica, com a inovação das aulas, com aplicação de projetos e o uso de recursos tecnológicos variados. Concluímos que as estratégias que utilizam a literatura infantil podem ser eficazes na resolução das dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita dos estudantes de diversas formas, tais como: promover o interesse e motivação em leitura e escrita; o desenvolvimento de habilidades de compreensão; aprimoramento da escrita; a construção de vocabulário amplo e variado; a comunicação e o avanço no nível de leitura e letramento.
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    Percepção leitora de quem indica literatura: critérios usados para indicar obras literárias.
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) SANTOS, Josefa Rodrigues dos
    A presente dissertação tem como objetivo investigar como a lista de sugestões de leitura literária formulada por Antonio Fagundes é construída: parte ela de uma percepção individual, que combina influências de outras listas, e/ou articulam cânone e literatura de massa com o intuito de formar leitores críticos. Por meio de discussões que demandam compreender como se estabeleceu o papel do crítico literário, a partir da evolução da nomenclatura “crítico” — inicialmente relacionada aos gramáticos, cuja função era apenas aferir a fidedignidade dos textos — até tornar-se um profissional respeitado, capaz de apontar elementos fundamentais para a leitura e interpretação da literatura. Propõe-se problematizar se as sugestões de leitura emitidas por um crítico literário fazem parte de sua construção de sentido pessoal ou se visam apenas reafirmar a literatura consagrada, já canonizada. Discutem-se, ainda, os caminhos pelos quais a crítica literária se tornou essencial à literatura, considerando a perspectiva de que o texto literário não possui um sentido unívoco, mas, ao contrário, apresenta lacunas interpretativas. Nesse contexto, a crítica assume o papel de preencher esses vazios, emitindo pareceres que auxiliam na leitura e na construção de significados. A investigação se concentra nas listas de indicações de leitura, com o intuito de compreender de que forma as análises críticas contribuem para a recorrência de certos títulos nas listas de obras canônicas — aquelas consideradas clássicas por sua capacidade de nunca se esgotarem em uma única leitura. A pesquisa tem caráter bibliográfico e analisa, criticamente, o percurso histórico dos termos “crítica” e “cânone”, com base em um referencial teórico amplamente revisado. Os principais autores que fundamentam esta investigação são René Wellek (1970), Leyla Perrone-Moisés (1998), Roberto Acízelo (2011) e João Alexandre Barbosa (1996), no que se refere à crítica literária; e Harold Bloom (2001) e Italo Calvino (2021), no tocante ao cânone. Também é considerada a recorrência de determinados autores nas listas elaboradas por críticos, o que sugere que o cânone sofre poucas alterações, sobretudo quando se trata da literatura ocidental. O corpus analisado é a obra Tem um livro aqui que você vai gostar, de Antonio Fagundes. Observou-se que suas sugestões de leitura estão organizadas de maneira a atrair o leitor para determinados títulos, com base em comentários de caráter informal. Fagundes compartilha preferências pessoais, sem se aprofundar na análise textual, mas demonstra entusiasmo e paixão pelas obras que indica, o que acaba por cativar o público. Em alguns casos, ele contextualiza historicamente a obra ou seu autor, o que contribui para despertar o interesse do leitor. Seus comentários funcionam como um convite à leitura, especialmente por sua capacidade de transmitir, de forma acessível, o valor subjetivo que atribui às obras mencionadas.
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    A didatização do texto literário: um estudo sobre como ler Fernando Pessoa
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) SANTOS, Jeane Aparecida Martins dos
    A transposição didática é um mecanismo que rege o processo de transformação do conhecimento científico e das práticas sociais de leitura e escrita em objeto de ensino. Assim, esses saberes são selecionados, modificados e distribuídos no tempo curricular, mantendo uma semelhança com a ideia original presente em seu contexto de pesquisa, porém adquire outros significados, próprios da instituição escolar. Tendo isso em vista, pretende-se neste trabalho lançar um olhar sobre a didatização do texto literário, sobretudo, o tratamento didático-editorial dispensado à poesia em livros paradidáticos da coleção Como Ler publicados pela Editora Scipione no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Dada a amplitude desse percurso, pareceu-nos inviável uma apresentação geral de toda a coleção. Dessa forma, selecionou-se um corpus de algum modo representativo dedicado à poesia do escritor português Fernando Pessoa. Em sua 4a edição, o livro objeto de análise neste estudo foi organizado por José de Nicola e Ulisses Infante e publicado pela editora Scipione em 1993, trazendo como título Como Ler Fernando Pessoa. Tendo como objeto o processo de didatização do texto literário, o que se pretende é, sobretudo, analisar como o referido volume estabelece os protocolos de leitura, bem como propõe o estudo e o aprofundamento neste escritor, sugerindo a função de especializar sobre um assunto a partir da seleção crítica e representativa dos textos literários. Como fundamentação teórica a pesquisa ancorou em Soares (2011); Chevallard (2013); Mello (2019) (2011); Lajolo (1982, 1993, 1996); Cosson (2011, 2021); Mortatti (2018); Bordini e Aguiar (1993); Colomer (2007); Zilberman (2008, 2012); Perrone-Moisés (2016); Dalvi (2011, 2016), entre outros que fazem parte das referências bibliográficas desta pesquisa. Metodologicamente é uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e documental. Como alguns resultados, apontamos que em um dado momento histórico a coleção democratizou o acesso a bons autores e bons textos, repercutindo na formação cultural e educacional de uma geração de leitores. Ademais, pelo modo como o volume didatizou e comentou os poemas de Fernando Pessoa reforça a percepção da relação desse material com a imprensa pedagógica em que os modos de ler é orientado de fora, utilizando-se de comentários e notas como dispositivos de controle do sentido do texto, destacando, sobremaneira, os elementos biográficos, históricos bem como o estilo de época e dos autores dos textos, conferindo aos elementos poéticos um estatuto menor.
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    Falar na escola: a oralidade em livros didáticos de Língua Portuguesa
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) LIMA, Patricia Nogueira
    A oralidade é uma prática social fundamental para a comunicação e interação humana, que deve ser trabalhada e ensinada na escola, mesmo que os estudantes já cheguem ao ambiente escolar com habilidades de fala. Nesse contexto, a escola atua como espaço privilegiado para preparar os alunos no uso da língua em situações comunicativas, especialmente nas situações formais. A utilização de gêneros orais como objeto de ensino estimula reflexões sobre o uso e a função social da linguagem, contribuindo para práticas comunicativas mais eficazes. Esta dissertação tem como objetivo analisar como o eixo oralidade é abordado em duas edições do livro didático Singular & Plural - Leitura, Produção e Estudos de Linguagem, de 2015 e 2018, comparando as atividades propostas antes e depois da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O referencial teórico está centrado nos estudos da oralidade no campo especifico da Linguística Textual, ancorando-se em autores como Marcuschi (1997, 2003, 2007, 2010), Dionísio (2007), Fávero, Andrade e Aquino (2000), Ferreira (2024), Rojo (2006), Costa Filho (2004), Romanatto (2004), Apinagé, Santos e Leite (2020), Assis (2016), Mendes, Pessoa e Bunzen Júnior (2023), Batista (2016), entre outros, para fundamentar a análise sobre a oralidade, sua relação com a escrita e as competências propostas pela BNCC. A pesquisa, de natureza qualitativa, bibliográfica e documental, realiza uma análise descritiva e interpretativa dos conteúdos relacionados à oralidade nas edições selecionadas. O corpus inclui trinta recortes de atividades que exploram gêneros orais, investigando as propostas didáticas para o desenvolvimento das habilidades de expressão oral e a evolução dessa abordagem a partir da comparação entre as edições do livro didático, considerando as orientações das obras à luz dos PCN e da BNCC. Os resultados indicam mudanças significativas na abordagem da oralidade, com maior valorização na edição de 2018, alinhada às diretrizes da BNCC. Este trabalho reforça a importância de tratar a oralidade como um componente fundamental no ensino, reconhecendo sua autonomia e relevância como uma prática indispensável para o desenvolvimento das competências comunicativas dos alunos.
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    Análise da estrutura temática de textos dissertativo- argumentativos de estudantes do Ensino Médio sob a ótica da linguística sistêmico-funcional.
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) OLIVEIRA, João Pedro Araújo de
    A produção textual, especialmente no formato dissertativo-argumentativo, é essencial para o aprimoramento das habilidades comunicativas dos alunos, constituindo uma competência crucial tanto para o ambiente acadêmico quanto para o mercado de trabalho. Neste contexto, o presente estudo examina a construção argumentativa no texto dissertativo-argumentativo, considerando a organização temática, em redações elaboradas por estudantes do ensino médio de uma escola pública do Tocantins que participaram do concurso Jovem Senador, promovido pelo Senado Federal. O objetivo da pesquisa é analisar de que modo o sistema da estrutura temática contribui para a construção de sentidos nos textos dissertativo-argumentativos, produzidos por estudantes da 3a série do Ensino Médio, no contexto do Concurso de Redação Jovem Senador. Com uma abordagem qualitativa e descritiva, o estudo baseia-se na Linguística Sistêmico-Funcional, conforme os trabalhos de Eggins (1994), Halliday (1985), Halliday e Matthiessen (2014), Halliday e Hasan (1985), Gouveia (2023) e Fuzer e Cabral (2014), cujas contribuições são fundamentais para a compreensão das relações entre linguagem e contexto. Sob essa perspectiva, a análise inclui: (i) identificação da estrutura temática da primeira oração de cada período textual; (ii) classificação dos tipos de Temas segundo os princípios da Metafunção Textual; e (iii) contagem dos diferentes tipos de Temas utilizados. Os resultados indicaram que os estudantes empregaram mecanismos coesivos básicos, como conjunções e grupos nominais, para conectar ideias e introduzir novos conceitos. No entanto, apresentaram dificuldades em estabelecer relações complexas entre os argumentos, o que resultou em organizações temáticas simples, comprometendo, em alguns casos, a unidade temática dos textos.
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    Do incipiente ao infindo: processo de formação do leitor rosiano, na 3ª série, do Ensino Médio
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) MOURÃO, Mônica Assunção
    Esta tese explora a formação de leitores, no ensino médio, por meio da análise de obras de Guimarães Rosa e sua integração com o livro didático. A pesquisa parte da premissa de que a literatura de Rosa, rica em linguagem e simbolismo, oferece uma experiência de leitura profunda que pode contribuir, significativamente, para o desenvolvimento da leitura crítica e reflexiva entre os estudantes. O principal objetivo é investigar como os textos de Guimarães Rosa podem ser utilizados de forma eficaz, em sala de aula, mediado pelo livro didático, para estimular a formação de leitores autônomos. A pesquisa também busca compreender as dificuldades que os estudantes enfrentam ao ler obras de alta complexidade literária e como podem ser superadas por práticas pedagógicas possíveis. A metodologia envolve uma análise bibliográfica além de examinar como a seleção de textos de Rosa, nos livros didáticos e no material apostilado, pode ser aprimorada para proporcionar uma leitura mais acessível e significativa, respeitando a riqueza da obra do autor. Os resultados mostram que a introdução de contos e trechos selecionados, de Guimarães Rosa, pode despertar o interesse dos estudantes pela literatura e desenvolver suas habilidades de interpretação. Contudo, a pesquisa também revela que muitos livros didáticos carecem de suporte pedagógico suficiente para guiá-los. Sendo assim, sugestões de atividades que promovam discussões, leituras guiadas e conexões com o cotidiano foram propostas como estratégias para melhorar essa formação.
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    O projeto de Giovanni Gallo na Amazônia- o museu do Marajó: da constituição de uma linguagem expositiva à significação do ser marajoara
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) CRUZ, Niceléia Muribeca da
    O Museu do Marajó, criado na década de 1970 por Giovanni Gallo, está localizado na Ilha do Marajó-Pará, na Amazônia oriental. Um museu de vanguarda reconhecido por seu projeto com/para e sobre a comunidade marajoara apoiado em concepções emergentes nos campos da museologia, da educação e da linguagem. O principal acervo, denominado de computadores de marca caipira, foi desenvolvido criativamente para uma experiência de interação pela linguagem ao encontro da cultura marajoara. Esses artefatos são estruturas em madeira e/ou compensados que simulam caixas de diferentes formas e tamanhos, contendo adivinhações, cujas respostas foram cuidadosamente escondidas, e são descobertas mediante interação do visitante. Apesar de suas marcas de singularidade expositiva e relevância para os estudos identitários não há estudos referente ao seu processo de criação que contemple as suas concepções e tecnologias empregadas. Por isso, partimos da questão de investigação: como se constituiu a linguagem expositiva do acervo, destacando o modo como o ser marajoara está significado no MdM? Em decorrência disso, nosso objetivo geral é compreender, a partir da epistemologia do pensamento complexo em perspectiva transdisciplinar, a constituição da linguagem expositiva do acervo denominado de “computadores de marca caipira”, com vista a compreender como o ser marajoara está significado no MdM. A partir de fundamentos dos campos da museologia, da educação e da linguagem, a metodologia encontrou, na epistemologia do pensamento complexo e na transdisciplinaridade, um caminho para a religação do conhecimento. Para tanto, adotamos uma abordagem qualitativa voltada para a pesquisa documental incorporando as técnicas de observação e descrição dos dados, como o registro fotográfico e as vivências em campo. Os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo e discutidos a partir das teorias mencionadas. Em suma, os resultados evidenciaram que a temática do acervo, como linguagem expositiva, foi organizada com base nos saberes locais, em interação com a comunidade, evidenciando a memória de suas práticas culturais. A composição da linguagem concentra-se no emprego de uma tipologia criativa, desenvolvida a partir de técnicas pertencentes ao fazer marajoara, que conferiu marcas expográficas singulares ao acervo. Com base nos aspectos linguísticos, a significação da linguagem perpassa por formulações textuais de condução ao jogo-reflexivo com destaque aos dizeres da tradição oral, apresentados em narrativas. Desse modo, à luz do pensamento complexo, compreende-se a constituição de uma linguagem expositiva singular idealizada para a prática educativa pela significação do ser marajoara. Nesta tese, o projeto museal de Giovanni Gallo na Amazônia rompe com o paradigma tradicional de exposição dos anos de 1980, ao desenvolver uma tecnologia singular de linguagem expositiva, centrada na significação do ser marajoara, aproximando-se às concepções emergentes de museologia, educação e linguagem. Assim, esperamos que este estudo possa somar-se às demais experiências de reflexão sobre as práticas educativas voltadas às linguagens e aos saberes de povos originários e tradicionais da Amazônia.