Biblioteca Digital de Dissertações e Teses da UFNT
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Item A astronomia indígena relatada em produções acadêmicas: um olhar para o ensino de ciências(2023) RODRIGUES, Jannyny de Oliveira FogaçaO papel das escolas hoje inclui valorizar e reconhecer a diversidade sociocultural na sala de aula e na sociedade por meio da educação intercultural. Nessa direção, um tema possível para abordar essa temática nas aulas de Ciências é a Astronomia Cultural Indígena (ACI), que estuda a astronomia observacional desenvolvida por diferentes povos indígenas, visto que nossos ancestrais pré-históricos observaram o céu a "olho nu", levando ao desenvolvimento de uma variedade de atividades culturais e à criação de ramificações astronômicas. Quanto a essa perspectiva constitutiva, buscamos responder à seguinte questão de pesquisa: Em que termos a inserção do ensino da Astronomia Indígena Brasileira nas aulas de Ciências da Educação Básica é apresentada e dialogada no meio acadêmico? Partindo desse questionamento, definimos como objetivo de estudo: Realizar um levantamento das produções acadêmicas sobre o ensino da Astronomia Indígena Brasileira na perspectiva do ensino de Ciências. Para essa propositiva, optamos pela abordagem qualitativa do tipo pesquisa estado de arte, por meio do estudo, da leitura crítica e reflexiva de documentos oficiais norteadores da Educação Básica, em especial, os voltados para a área de Ciências do Ensino Fundamental e Médio, de modo a compreendermos as orientações didática e pedagógica voltadas para a temática Astronomia Cultural, com foco na Astronomia Indígena. Na sequência, buscou-se verificar, também, como essa temática vem sendo abordada nas produções acadêmicas e científicas publicadas entre os anos de 2011 e 2020. Para tanto, utilizamos a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), considerando os seguintes momentos: a pré-análise, a Exploração do material e o tratamento dos resultados, no sentido de evidenciar como vem sendo potencializada a unidade Astronomia Indígena no processo de ensino e de aprendizagem em Ciências nas produções pesquisadas face às orientações indicadas nos documentos oficiais. Os resultados da pesquisa apontam que não existem diretrizes ou documentos oficiais específicos sobre a inclusão da Astronomia Indígena no ensino de Ciências, mas, quando os documentos se referem ao ensino dos saberes sobre os céus em diferentes culturas, fica implícita a Cultura indígena. A pesquisa aponta, ainda, que são poucos os estudos realizados com os povos indígenas voltados a essa temática, o que torna necessária a realização de novas frentes de estudos e de pesquisas nos contextos comunitários indígenas, de modo a registrar os saberes voltados às suas cosmovisões de mundo e formas de estar no mundo e a favorecer as interconexões entre esses saberes e o ensino de Ciências. Palavras-chave: Etnoastronomia; Astronomia Indígena; Astronomia Ocidental; Ensino de Ciências.Item A cidade invisível da violência intrafamiliar: tessituras sobre a infância e adolescência em Araguaína/TO(2022) SANTOS, JulieteA violência intrafamiliar possui múltiplas formas e níveis de incidências, no entanto, neste trabalho abordamos o fenômeno considerando as agressões físicas, psicológicas e sexuais, perpetrada exclusivamente contra crianças e adolescentes, que ocorrem dentro e fora do ambiente familiar. Partindo da interrogação sobre a possibilidade da existência de duas cidades, imbricadas uma à outra, a ponto de uma delas se tornar invisível. A hipótese da invisibilidade de parte da cidade foi admitida por conta do gap existente a respeito do tema voltado à cidade de Araguaína/TO. A pesquisa possibilitou espacializar a ocorrência de violência intrafamiliar nos bairros da cidade, verificar a tipologia das agressões com maior incidência, infringida contra crianças e adolescentes e examinar a amplitude da invisibilidade das violações perpetrada contra os infantes em Araguaína. Para a realização da pesquisa foram adotadas as técnicas quali-quantitativas, para tanto obteve-se acesso ao banco de dados dos dois polos do Conselho Tutelar, para compor o viés quantitativo ao passo que, no âmbito qualitativo foi realizado o estudo de dois casos específicos. Após o percurso realizado foi possível constatar a existência de um contingente invisibilizado e marginalizado, vivendo nas bordas da cidade tendo como principal antagonista o poder público. Logo, o trabalho realizado pode contribuir de modo significativo para elaboração e consecução de políticas públicas mais eficientes e eficazes.Item A concepção de direito político para estudantes do ensino médio a partir dos estudos sobre a Ditadura Civil Militar (1964 a 1985) no ensino de história(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) COSTA, Rogerio Ferreira daEsta Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTORIA- da Universidade Federal do Norte do Tocantis – UFNT – Centro de Ciências Integradas de Araguaína, aborda sobre direitos político a partir de uma visão prática sobre liberdade de expressão e exercício da cidadania. O objeto de estudo delimita-se sobre as concepções de alunos/as acerca dos direitos políticos a partir do entendimento apropriado nas aulas de História, de modo específico aulas sobre a Ditadura Civil Militar, evidenciando como essa temática impacta o processo de compreensão sobre os direitos políticos no tocante ao exercício da cidadania. Nessa esteira, objetivou-se, neste estudo analisar a partir da temática Ditadura Civil Militar, as concepções sobre direito político dos alunos de uma turma do ensino médio da escola estadual Centro de Ensino Médio Norma Suely Mendes em Açailândia – MA e as implicações dessas concepções no processo de formação cidadã crítica no âmbito do ensino de História. Para tanto, este estudo, privilegiou como base teórica os pressuposto de Pinsky (2005), Fonseca (2008) e Silva (2020). O estudo enfatiza em sua estrutura que a formação política está articulada a outra significativa finalidade do ensino de História, que é a da formação intelectual (Bittencourt, 2008). Assim, a pesquisa aponta que todos os eventos narrados pela História apregoam um passado que se não forem compreendidos no âmbito dos contextos históricos de luta da sociedade não farão sentido algum para os/as alunos/as, se repetirão ano após anos como conteúdo meramente datado à memorização. Metodologicamente, o estudo se desenvolveu por meio da abordagem qualitativa que permitiu a conjugação de diferentes técnicas para a coleta dos dados, como a técnica de análise documental, questionário com questões abertas que trouxe para este trabalho as concepções de alunos e alunas interlocutores/as sobre direito político, bem como a entrevista semiestruturada para interlocução de professores e coordenadora. A organização dos dados coletados para análise ocorreu pelo método hermenêutico-dialético (MINAYO,2014). Os dados revelam que os/as alunos/as embora definam o que é direito político a partir das aulas de História, se esvaziam das confirmações ou negações da relação com o ensino de História. Nesse sentido, o estudo aponta para uma necessária reflexão acerca da aprendizagem dos alunos em História, no que diz respeito ao estudo do processo histórico de mudanças constantes dos regimes governamentais e as formas como a sociedade civil foi sendo reconhecida, ouvida, nesses regimes no que diz respeito aos seus direitos. Diante disto, o trabalho traz chama atenção ao destacar que precisamos ampliar os debates sobre o caráter político do ensino de História, ao passo em que a educação se faz com pessoas em formação, pessoas que residem, vivem em comunidade e que precisam ter capacidade de raciocínio crítico para seu desenvolvimento amplo intelectual, a fim de não apenas sobreviver na sociedade, mas de viver uma vida plena de direitos e deveres.Item A constituição dialógica do dizer inferencial em poemas: o desenvolvimento do leitor protagonista no ensino médio(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) BARROSO, Francinete Costa SoaresEsta pesquisa configura-se como um estudo teórico-metodológico-propositivo, fundamentado nos postulados da Linguística Aplicada, consubstanciada por demais áreas do conhecimento linguístico, sobre o ensino de leitura do gênero discursivo poema, em contexto de sala de aula. A investigação centra-se na necessidade de formar leitores, construtores ininterruptos de inferências, hábeis a descortinar ideias subjacentes à materialidade textual, que se processam no ato de compreender, enquanto ato de afirmação social e de interação entre os sujeitos, em um dado contexto histórico-social. Para tanto, este estudo objetiva compreender de que modo a leitura inferencial se constitui, no processo de ensino e aprendizagem da leitura de poemas e da escrita de resposta argumentativa, por meio de abordagem teórico-metodológica de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura, a partir da intervenção docente. Sob essa ótica, a pesquisa pauta-se nas perspectivas teóricas do interacionismo e do dialogismo (Volóchinov, 2017[1929]; Bakhtin, 2003[1979]), que concebem a linguagem como um produto sócio-histórico, ao considerar os sujeitos sociais coparticipantes da construção do contexto ideológico, no qual convivem; nos conceitos interacionista e dialógico de leitura, (Solé,1998; Kleiman,1993; Dell’Isola,1996; 2001; Angelo e Menegassi, 2022); nos pressupostos metodológicos acerca da ordenação e sequenciação de perguntas (Menegassi, 2008; 2010; 2011; 2016 etc.; Fuza, 2010; 2017; Fuza e Menegassi, 2022); e nos estudos do texto, sob a abordagem de geração de inferências (Koch, 1993; 2002; 2009; 2010; Marcuschi, 1985; 2008). À luz desse arcabouço teórico, arrola-se a hipótese, corroborada na tese defendida, de que o trabalho com a leitura, endossado, teoricamente, pela interação e pelo dialogismo, sob a organização metodológica da ordenação e sequenciação de perguntas de leitura, para o gênero discursivo poema, promove, ao aluno-leitor, a ampliação socioideológica, ao construir as inferências necessárias à leitura proficiente. Esta é uma pesquisa qualitativo-interpretativa, de caráter etnográfico-intervencionista, tipologicamente definido como intervenção pedagógica, para o qual foram realizados encontros de trabalho, com a finalidade de discutir aporte teórico e metodológico, sobre a proposta pedagógica a ser implementada e efetuar diagnóstico mais detalhado, com atividades e observação in locus da situação de leitura dos estudantes. A proposição investigativa dá-se sob o escrutínio de prévia investigação em sala de aula, consolidada em pesquisa de mestrado da autora, a qual se propõe, em fase de doutoramento, a acentuar um olhar ainda mais analítico, prospectivo e interventivo, sobre a problemática em evidência, ao instar aos estudantes, sujeitos da pesquisa, precedentemente, atividades de leitura, resolução de perguntas e produção de resposta argumentativa, sob mediação e, à posteriori, consolidar a leitura, elaboração e resolução de perguntas e produção de resposta argumentativa, sem mediação, em uma turma da terceira série do ensino médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO – Campus Araguatins, Tocantins. Os dados gerados compreendem os materiais de leitura, produzidos por esses alunos e as gravações/interações, estabelecidas nas aulas de Língua Portuguesa, em 2022. Ao considerar os procedimentos e pressupostos teóricos, subsidiadores dessa investigação, conforme a revelação dos dados, faz-se legítimo endossar a proposição de trabalho com as perspectivas de leitura interacionista e dialógica apresentadas, tendo em vista que, pelos resultados analisados, ficou evidente na leitura dos sujeitos-participantes, um horizonte de compreensão ampla, crítico-reflexivo, a demonstrar uma ampliação socioideológica de construção de inferências dialógicas, sobre a palavra do outro, ao se constituir autor de sua própria palavra réplica e, consequente produção de sentidos ao enunciado, em toda a sua arquitetônica de enunciação.Item A didatização do texto literário: um estudo sobre como ler Fernando Pessoa(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) SANTOS, Jeane Aparecida Martins dosA transposição didática é um mecanismo que rege o processo de transformação do conhecimento científico e das práticas sociais de leitura e escrita em objeto de ensino. Assim, esses saberes são selecionados, modificados e distribuídos no tempo curricular, mantendo uma semelhança com a ideia original presente em seu contexto de pesquisa, porém adquire outros significados, próprios da instituição escolar. Tendo isso em vista, pretende-se neste trabalho lançar um olhar sobre a didatização do texto literário, sobretudo, o tratamento didático-editorial dispensado à poesia em livros paradidáticos da coleção Como Ler publicados pela Editora Scipione no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Dada a amplitude desse percurso, pareceu-nos inviável uma apresentação geral de toda a coleção. Dessa forma, selecionou-se um corpus de algum modo representativo dedicado à poesia do escritor português Fernando Pessoa. Em sua 4a edição, o livro objeto de análise neste estudo foi organizado por José de Nicola e Ulisses Infante e publicado pela editora Scipione em 1993, trazendo como título Como Ler Fernando Pessoa. Tendo como objeto o processo de didatização do texto literário, o que se pretende é, sobretudo, analisar como o referido volume estabelece os protocolos de leitura, bem como propõe o estudo e o aprofundamento neste escritor, sugerindo a função de especializar sobre um assunto a partir da seleção crítica e representativa dos textos literários. Como fundamentação teórica a pesquisa ancorou em Soares (2011); Chevallard (2013); Mello (2019) (2011); Lajolo (1982, 1993, 1996); Cosson (2011, 2021); Mortatti (2018); Bordini e Aguiar (1993); Colomer (2007); Zilberman (2008, 2012); Perrone-Moisés (2016); Dalvi (2011, 2016), entre outros que fazem parte das referências bibliográficas desta pesquisa. Metodologicamente é uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e documental. Como alguns resultados, apontamos que em um dado momento histórico a coleção democratizou o acesso a bons autores e bons textos, repercutindo na formação cultural e educacional de uma geração de leitores. Ademais, pelo modo como o volume didatizou e comentou os poemas de Fernando Pessoa reforça a percepção da relação desse material com a imprensa pedagógica em que os modos de ler é orientado de fora, utilizando-se de comentários e notas como dispositivos de controle do sentido do texto, destacando, sobremaneira, os elementos biográficos, históricos bem como o estilo de época e dos autores dos textos, conferindo aos elementos poéticos um estatuto menor.Item A Didatização do texto literário: um estudo sobre como ler Fernando Pessoa(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) SANTOS, Jeane Aparecida Martins DosA transposição didática é um mecanismo que rege o processo de transformação do conhecimento científico e das práticas sociais de leitura e escrita em objeto de ensino. Assim, esses saberes são selecionados, modificados e distribuídos no tempo curricular, mantendo uma semelhança com a ideia original presente em seu contexto de pesquisa, porém adquire outros significados, próprios da instituição escolar. Tendo isso em vista, pretende-se neste trabalho lançar um olhar sobre a didatização do texto literário, sobretudo, o tratamento didático-editorial dispensado à poesia em livros paradidáticos da coleção Como Ler publicados pela Editora Scipione no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Dada a amplitude desse percurso, pareceu-nos inviável uma apresentação geral de toda a coleção. Dessa forma, selecionou-se um corpus de algum modo representativo dedicado à poesia do escritor português Fernando Pessoa. Em sua 4ª edição, o livro objeto de análise neste estudo foi organizado por José de Nicola e Ulisses Infante e publicado pela editora Scipione em 1993, trazendo como título Como Ler Fernando Pessoa. Tendo como objeto o processo de didatização do texto literário, o que se pretende é, sobretudo, analisar como o referido volume estabelece os protocolos de leitura, bem como propõe o estudo e o aprofundamento neste escritor, sugerindo a função de especializar sobre um assunto a partir da seleção crítica e representativa dos textos literários. Como fundamentação teórica a pesquisa ancorou em Soares (2011); Chevallard (2013); Mello (2019) (2011); Lajolo (1982, 1993, 1996); Cosson (2011, 2021); Mortatti (2018); Bordini e Aguiar (1993); Colomer (2007); Zilberman (2008, 2012); Perrone-Moisés (2016); Dalvi (2011, 2016), entre outros que fazem parte das referências bibliográficas desta pesquisa. Metodologicamente é uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e documental. Como alguns resultados, apontamos que em um dado momento histórico a coleção democratizou o acesso a bons autores e bons textos, repercutindo na formação cultural e educacional de uma geração de leitores. Ademais, pelo modo como o volume didatizou e comentou os poemas de Fernando Pessoa reforça a percepção da relação desse material com a imprensa pedagógica em que os modos de ler é orientado de fora, utilizando-se de comentários e notas como dispositivos de controle do sentido do texto, destacando, sobremaneira, os elementos biográficos, históricos bem como o estilo de época e dos autores dos textos, conferindo aos elementos poéticos um estatuto menor.Item A espacialização da violência na Microrregião do Bico do Papagaio-TO(2023) MORAIS, Alexsandro de Arruda dos SantosA violência que atinge todos os municípios do país em maior ou menor grau é um fenômeno social importante que afeta a vida da população em geral; na Microrregião do Bico do Papagaio -TO, não é diferente. Com o surgimento da pandemia da covid-19 e, consequentemente, o isolamento social, ao pesquisar os dados disponibilizados, observamos queda nos índices de violência nessa microrregião. Este estudo teve como objetivo analisar a espacialização da violência nos 25 municípios do Bico do Papagaio -TO, 14 naturezas/crimes analisados, que são: ameaça, calúnia, difamação, estelionato, estupro, furto, homicídio culposo, homicídio doloso, injúria, lesão corporal culposa, lesão corporal dolosa, perturbação do trabalho ou sossego alheio, roubo e tráfico ou uso de drogas. A pesquisa tem natureza descritiva e quanto ao procedimento técnico utilizado trata-se de pesquisa documental com abordagem quantitativa. Utiliza-se do método de análise de dados quantitativo sobre a violência, tendo como fonte os boletins de ocorrência registrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Tocantins, bem como os registrados na Delegacia Virtual e que, apesar de serem feitos por meio eletrônico, são atribuídos ao local do fato da ocorrência na referida microrregião, dados esses que foram disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Tocantins por meio do Núcleo de Análise de Dados e Estatísticos. A partir desse material, foram observados o recorte espacial da incidência dos crimes e os grupos mais vulneráveis, considerando-se raça/cor, gênero e idade das vítimas. Utilizaram-se as taxas dos crimes por 100 mil habitantes, e o recorte temporal compreende janeiro de 2019 a julho de 2021. Analisaram-se os grupos constituídos pelo maior número de vítimas, a partir de variáveis como gênero, cor e idade das vítimas, assim como o motivo pelo qual esses grupos se tornam as principais vítimas desses tipos de crimes. De acordo com a amostra quantitativa, é possível afirmar que, em relação à raça/cor das vítimas, as pessoas que se autodeclararam raça/cor preta/parda constituem a maioria das vítimas em todos os crimes analisados. Porém, quando se trata de gênero das vítimas, os crimes de ameaça, de difamação, de estupro, de injúria, de lesão corporal dolosa e de perturbação do sossego as vítimas do sexo/gênero feminino e da cor/raça preta e parda representam os grupos mais vulneráveis; é possível que existam várias notificações de uma mesma vítima. Nos crimes de calúnia, de estelionato, de furto, de homicídio doloso, de homicídio culposo e de lesão corporal culposa, as vítimas do sexo/gênero masculino e da cor/raça preta e parda representam os grupos mais vulneráveis. Sobre a idade das vítimas, o grupo dos 16 anos aos 48 anos representa a maior porcentagem; entretanto, é necessário observarmos que ocorrem variações de faixas etárias de acordo com o crime que está sendo analisado.Item A Etnomatemática e a Catedral Nossa Senhora Das Mercês de Porto Nacional-TO(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) MENDES, Alexsandra NorbertoO ensino da Matemática tem passado ao longo dos anos por estudos tendo em vista o ensino e aprendizagem de Matemática de forma que os estudantes compreendam essa ciência. Nessa perspectiva a Etnomatemática proposta inicialmente por D’Ambrosio (1990) pode ser uma aliada junto aos professores da Educação Básica desmitificando a matemática escolar considerada em sua maioria como difícil e pouco atrativa aos estudantes. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objeto de estudo as matemáticas presentes na arquitetura da Catedral Nossa Senhora das Mercês, localizada na cidade de Porto Nacional - TO. Nessa direção nos questionamos: Quais matemáticas estão presentes na arquitetura da Catedral Nossa Senhora das Mercês de Porto Nacional? Para tanto, objetivamos compreender os conhecimentos matemáticos presentes na arquitetura da Catedral Nossa Senhora das Mercês/Porto Nacional-TO, a partir dos olhares daqueles que conhecem a história da sua construção. Com esse fim, buscamos por meio da abordagem qualitativa (Oliveira, 2016), pautada na etnografia apresentada por Angrosino (2009), os dados foram recolhidos por meio de visitas a Catedral, visitas que resultaram em uma maior aproximação nas atividades desenvolvida na igreja; entrevistas narrativas, acreditando que poderia surgir informações antes não contadas e ou apresentadas nos livros que retratam sobre a história da Catedral, esses diálogos foram registrados em recursos audiovisuais e posterior realizado a transcrição; fizemos o uso do caderno de campo, e as fotografias das quais estão presentes no decorrer do texto da dissertação em que foram importantes para a identificação das matemáticas presentes na arquitetura na Catedral. Apresentamos o processo de construção da catedral e sua importância de fé religiosa para a comunidade de Porto Nacional. Observa-se que, a idealização e a construção da Catedral pelos dominicanos contribuíram em diversos seguimentos para a população de Porto Nacional, em especial na cultura, na religiosidade, na educação. Além de contribuir para à edificação e instalação de outras obras cristãs como o convento, a paróquia e ainda o colégio Sagrado Coração de Jesus. As informações recolhidas foram analisadas à luz dos campos teóricos da Etnomatemática, ao que tange aos processos de ensino e de aprendizagem. Assim, identificamos na construção da referida Catedral a presença da Geometria Euclidiana a partir dos triângulos, retângulo, quadrado, losango, circunferência, semicircunferência, além de linhas poligonais, simetria, ângulos e retas paralelas. Essas matemáticas podem potencializar ações didáticas interdisciplinar para o ensino de Matemática nas escolas portuenses.Item A Feira Ecosol como potencial Interdisciplinar dos espaços não formais para a Educação Básica(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) GOMES, Cleidiane BispoAs feiras livres, espaços de relações de trabalho e experiências educativas das cidades, demonstram configurações que podem ser exploradas no contexto pedagógico interdisciplinar como espaço não formal de ensino, uma alternativa para melhorar e complementar o processo de ensino aprendizagem nos espaços formais de ensino. Neste sentido, a Feira da Economia Solidária e da Agricultura Familiar de Araguatins (Feira ECOSOL), Tocantins, objeto de estudo da presente pesquisa, apresenta manifestação cultural a partir da comercialização das comidas típicas, artesanatos, produtos da agricultura familiar e da realização de atrações artísticas e culturais, sendo assim também um espaço não formal de ensino, não institucionalizado, de interação entre as pessoas e valorização das relações socioculturais. A pesquisa objetivou conhecer o potencial interdisciplinar da Feira ECOSOL através das percepções e concepções dos professores e assessores de currículo das áreas de Ciências da Natureza e Matemática. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa do tipo participante, análise dos documentos Base Nacional Comum Curricular, Documento Curricular do Tocantins e Reordenamento Curricular, na busca de propostas pedagógicas relacionados à espaços não formais de ensino. Foram usados questionários semiestruturados como instrumento de coleta de dados em duas etapas, aplicados a dois assessores de currículo e a sete professores das áreas de Ciências da Natureza e Matemática. A partir das observações de campo foi possível construir uma caracterização da Feira ECOSOL, posteriormente a elaboração de um guia didático com propostas de atividades interdisciplinares no formato de quadro de sugestões de atividades dos componentes curriculares de Ciências e Matemática para a feira como item desta dissertação, o qual foi submetido a análise e avaliação pelos participantes. O cruzamento entre as percepções dos participantes sobre a feira nas duas etapas da pesquisa, evidenciou mudanças na ótica dos professores acerca das impressões do ambiente da feira como espaço não formal de ensino, estes identificaram que o ambiente traz possibilidades de se trabalhar habilidades de diversas áreas e não apenas de Ciências da Natureza e Matemática, bem como também evidenciou que estes espaços não formais de práticas sociais podem ser veículos potentes para auxiliar na alfabetização científica e cultural dos educandos, pela relação de trocas de saberes e contextualização eficaz complementar à educação formal. A divulgação de possibilidades e ações interdisciplinares para os espaços não formais como as feiras livres e como forma de assegurar tais ações, propor a inserção no Projeto Político Pedagógico da Unidade de Ensino, possibilidades de formação de professores para práticas pedagógicas em espaços não formais de ensino e adequação para se tornar uma disciplina de eletivas, são algumas proposições concebidas pelos participantes da pesquisa para contribuições futuras.Item A modelagem matemática e o caso da silagem de milho no Assentamento Rio Preto/TO(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) MOURA JUNIOR, Luis Carlos dos SantosEsta Dissertação versa sobre a construção e o desenvolvimento de uma Aprendizagem Significativa com base nos estudos de Ausubel; Novak; Hanesian (1963), bem como na Crítica utilizando da Matemática, sob égide de Moreira (2000), para os estudantes de uma escola localizada em um Assentamento no Estado do Tocantins, tendo a Modelagem Matemática (Biembengut; Heim, 2000) como estratégia de ensino e aprendizagem. Nessa direção, em meio aos obstáculos que orbitam esse processo educacional, indagamos em nossa pesquisa: como a Modelagem Matemática pode proporcionar um Ensino e Aprendizagem Significativo e Crítico nas práticas cotidianas de estudantes do Assentamento Rio Preto/TO? Tendo como caminho para buscar respostas à nossa questão, o objetivo de compreender a Modelagem Matemática como estratégia de Ensino e Aprendizagem Significativo e Crítico nas práticas cotidianas de estudantes do Assentamento Rio Preto/TO. No que tange aos procedimentos metodológicos, optamos pela abordagem qualitativa (OLIVEIRA, 2007), na qual os conhecimentos são concebidos como um processo socialmente construído por meio da realidade, sendo investigado em profundidade e em seu contexto real, por isso recorremos à pesquisa do tipo Estudo de Caso (YIN, 2015), em que os limites entre o fenômeno e o contexto não podem ser claramente evidentes, consideradas suas múltiplas dimensões, posto que a pesquisa se passou no Assentamento Rio Preto, localizado em Araguaína/TO, tendo como membros participantes os estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, com os quais vivemos e acompanhamos o desenvolvimento de práticas com a Modelagem Matemática advindas de todo o processo da Silagem do Milho. As informações recolhidas são provenientes da: observação participante, entrevista e mapa conceitual; e para a análise, empregamos a Combinação de Padrão (SINKOVICS, 2018), que envolve a comparação de um padrão teórico – em nosso caso, a Aprendizagem Significativa e a Aprendizagem Significativa Crítica – previsto, com um padrão empírico observado – nesse estudo, o processo da Silagem do Milho. Quanto aos resultados, verificamos as potencialidades da “Modelagem Matemática Significa Crítica” enquanto estratégia para a sala de aula, em que os conhecimentos matemáticos são dialogados em conjunto com os conceitos dos estudantes e suas experiências, trazendo situações-problema advindas do seu cotidiano para serem problematizadas e criticadas no ambiente escolar.Item A obra fílmica como recurso didático: o filme Lutero na compreensão da transição do medievo para o moderno(2024) JÚNIOR, José Maria Silva MirandaA pesquisa objetiva um estudo das potencialidades didáticas do cinema para o Ensino de História. Para tal objetivo, optamos pelo filme Lutero, que debate sobre a Reforma Protestante e a época moderna. A primeira parte da dissertação aborda a origem do cinema e seu primeiro impacto na sociedade, assim como uma análise do filme como possibilidade de recurso pedagógico no Ensino de História na educação básica. Neste sentido, apresentamos autores como Marc Ferro que aborda o cinema e sua perspectiva de ensino. O segundo tema aborda o filme e a Reforma, fazendo uma abordagem da discussão histórica da Reforma Protestante e o filme Lutero (2003). O capítulo terceiro se debruça na possibilidade de análise do filme no ensino de história em sala de aula, utilizando o conceito de Rüsen de consciência histórica. A pesquisa propõe um debate final, visando abordar as várias faces do filme: A “Cristandade medieval”, a “Intolerância religiosa”, “Centralização Política”, a “Guerra camponesa”. Essa divisão em temas adota a postura perspectivista, possibilitando aos educandos compreender a gênese da época moderna em algumas faces.Item A prática pedagógica no Curso de Letras/Português à luz da linguística aplicada e do pensamento complexo(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) BARROS, Rosiene Pereira da CostaApresentamos nesta tese a pesquisa de doutorado desenvolvida em torno da prática pedagógica de professores(as) do curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT) do Câmpus de Porto Nacional. O objetivo geral da pesquisa é compreender as práticas pedagógicas e as interfaces da formação de professores em Letras na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e as possíveis projeções de implicação para o ensino e a aprendizagem de leitura e interpretação de textos nos anos finais do ensino fundamental (EF). Os objetivos específicos consistiram em i) analisar o modo como a relação entre teoria e prática é apreendida no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), buscando pensar se, a depender da perspectiva das disciplinas, essa relação se acentuaria ou não; ii) identificar como os professores(as) formadores, participantes da pesquisa, ao planejarem e ao executarem as aulas, abordam ou não a relação entre teoria e prática, já vislumbrando o espaço de sala de aula da educação básica e iii) problematizar os pontos de didatização dos saberes apreendidos a partir do material analisado na tese, propondo decorrências metodológicas à luzdo pensamento complexo e nos pressupostos da linguística aplicada. Com foco nesses objetivos procuramos responder à pergunta: - Quais fatores da prática pedagógica do curso de Letras de Porto Nacional podem (des)favorecer o processo de ensino e aprendizagem de leitura e compreensão textual em turmas da 2ª fase do ensino fundamental? A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa e caráter exploratório, com ênfase num estudo de caso introduzida no campo da Línguística Aplicada (LA) e ancorada na perspectiva do pensamento complexo. As ferramentas metodológicas foram: análise documental, entrevista semiestruturada eobservação participante. Nesse decurso entrevistamos docentes de Letras e observamos suas práticas pedagógicas em sala de aula. No processo de tabulação e de análise de dados, elegemos a Análise de Conteúdo (AC), de Bardin (2011), não perdendo de vista a articulação de nosso arcabouço teórica às técnicas da AC. Para esta produção tomamos como referenciais autores(as) da área de ensino de Língua Portuguesa, da Educação e das teorias que deram embasamento teórico a esta tese, a saber: Bagno (2001, 2008), Fuza (2011, 2018), Celani (1998, 2008), Kleiman (1999, 2002, 2007), Moita Lopes (1996, 2006), Pimenta (1999, 2009), ), Marcuschi (2008), Freire (1996), Morin (1989, 1990, 1996, 1999, 2000, 2003, 2007b, 2010, 2011), Moraes (2008, 2011, 2015, 2019), dentre outros. Os resultados nos permitiram inferir que a prática pedagógica no contexto de formação inicial de professores(as) de Língua Portuguesa – Curso de Letras à luz do pensamento complexo e da LA demonstraram que o processo formativo com ênfase no ensino, na aprendizagem de leitura e compreensão textual nos anos finais do EF emprega a metodologia interdisciplinar e também evidencia a transdisciplinar. Essa condição facilita a compreensão do que é tecido junto no fazer pedagógico pela indissociabilidade do ser, do conhecer e do fazer em suas relações consigo, com o outro e com o meio ambiente.Item A presença das Marcas de Oralidade e os Elementos Composicionais nas Histórias em Quadrinhos para construção de sentidos(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) ERREIRA, Leane da SilvaNeste trabalho, objetiva-se analisar como se constitui o gênero textual história em quadrinhos (HQ) que, apesar de ser um texto escrito, possui marcas de oralidade, como se simulasse uma conversação cotidiana. Além disso, a pesquisa se dedica também à identificação e à análise de outros aspectos composicionais específicos desse gênero, que extrapolam o que convencionamos chamar de uso linguístico, como o emprego de requadros, balões e outras diferentes imagens que, nos quadrinhos, exigem a atenção do leitor em busca do sentido. O presente trabalho fundamenta-se nas teorias da Análise da Conversação e da Linguística Textual e, além disso, também dialoga com teóricos que se debruçam especificamente ao estudo do gênero histórias em quadrinhos. Para isso, propõe-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, que tem como característica principal o foco na compreensão, no contexto e na subjetividade. Em busca de alcançar o objetivo proposto, o corpus de análise selecionado contém três diferentes histórias em quadrinhos. A primeira é mais tradicional e antiga no cenário brasileiro, o Zé Carioca; a segunda é uma adaptação de texto literário, Os Miseráveis; e a terceira, representa os super-heróis, O Homem Aranha. Por fim, apresentam-se os resultados que apontam que os elementos constitutivos das HQs, dentre eles a simulação de oralidade, inferem sentidos à narrativa e, portanto, precisam ser percebidos pelos leitores para uma maior experiência na construção de sentidos.Item A produção de um blog: a variação linguística e as contribuições de oficinas pedagógicas na produção de minicontos(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) PANTOJA, Aldri Felipe AssunçãoEsta dissertação objetivou investigar a ocorrência de variação linguística em minicontos produzidos por 15 alunos do oitavo ano que frequentam o projeto de articulação em uma escola estadual do Mato Grosso. Para subsidiar o objetivo proposto, esta pesquisa pautou-se nos pressupostos teórico-metodológicos da sociolinguística variacionista, conforme os estudos de Labov (2007), Bortoni Ricardo (2004), Bagno (2007; 2009), dentre outros. Neste sentido, para compreender o surgimento e como se caracteriza a variação linguística, foi necessário fazer uma incursão sobre os pressupostos teóricos que consolidam esse ramo da linguística. Sendo assim, na perspectiva Laboviana, a Sociolinguística evidencia que há variação na linguagem, ou seja, não há falantes com um estilo único ou uma forma rígida de usar a língua, todos mostram variação fonológica e sintática, dependendo de diversas condições ou fatores, como o contexto social (COAN; FREITAG, 2010). Desta forma, elencamos a seguinte questões-problema para fomentar nossa reflexão: a variação linguística também se evidencia em textos escritos produzidos por alunos do oitavo ano de uma escola pública em eventos de letramento? Para coletar os dados desta pesquisa interventiva, foi organizado e realizado um ciclo de três oficinas pedagógicas (Fonseca e Sodré, 2013), que abordaram assuntos que fomentaram a produção de minicontos, contando com participação total de 15 alunos. A escolha de oficinas aconteceu porque elas proporcionam uma gama de estratégias que podem ser utilizadas para produção e análise de material ou exposição de ideias (MAIA, 2008). Essa metodologia é primorosa, porque os alunos produzem e, enquanto produzem, aprendem. Após análise dos dados, verificou-se que a oralidade possui grande influência no processo de ensino aprendizagem da escrita (Bortoni-Ricardo, 2004). Desta forma, com essa influência da oralidade, surgem expressões que estão às voltas do contexto desses alunos. Sendo assim, gírias, expressões regionais, neologismos, enfim, fenômenos linguísticos provenientes de fatores linguísticos e extralinguísticos ficam em evidência na escrita de estudantes. Como resultados obtidos após análise dos textos, identificamos que o fenômeno linguístico com a maior ocorrência foi o apagamento de /r/ em final de palavras, principalmente verbos no modo infinitivo; também houve quantidade bastante significativa de ocorrências de ausência na marcação de concordância verbal e nominal; houve apenas uma produção do fenômeno de apagamento da consoante oclusiva /d/ em sequência [ndo]. Além disso, foi possível verificar ocorrência de expressões em decorrência de diversos fatores, como pistola, empinar, me mato, barrida e trem. Concluímos que foi positiva a realização desta pesquisa, pois os objetivos propostos foram alcançados e foi realizada uma discussão rica, que envolveu um gênero textual pouco explorado. Além disso, também gerou a produção de um blog, intitulado Pequenas Viagens, um ambiente virtual que funcionará como um pequeno acervo, contando com a disposição de 42 minicontos autorais, que podem ser acessados por professores e alunos de todo o Brasil.Item A semântica nos livros didáticos, de Língua Portuguesa, do ensino fundamental: em busca de uma semântica reticular(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) BARRETO, Daniela Jaqueline TôrresEste trabalho visa superar as limitações tradicionais do ensino de semântica, que frequentemente trata os fenômenos semânticos de forma isolada e mecânica, comprometendo a compreensão dos estudantes. A pesquisa propõe uma abordagem que considera a semântica como uma rede interconectada de significados, inspirada nas teorias de Deleuze, Guattari e Simondon. Para tanto, serão analisados os livros didáticos de Língua Portuguesa destinados ao 9º ano do Ensino Fundamental, aprovados pelo PNLD, ciclo 2024-2027; sendo verificados os onze LD. Para isso, identificaremos como os fenômenos do território da semântica lexical são apresentados e abordados nesses materiais didáticos, sendo proposta uma reformulação que integra uma visão rizomática da semântica. A análise dos livros didáticos de Língua Portuguesa do 9º ano revela que os fenômenos semânticos são tratados com questões prontas e respostas predeterminadas, dificultando a formação de um entendimento integrado e aplicável dos alunos. Esta pesquisa visa reconfigurar essa abordagem ao introduzir uma perspectiva reticular, que espelha a complexidade e a interconexão dos fenômenos linguísticos na linguagem contemporânea. Dessa maneira, esta pesquisa avança por um procedimento epistemológico e metodológico da cartografia que segue o modelo de pensamento rizomático. Para tal, contamos com contribuições de autores como: Kastrup (2015, 2019, 2001); Oliveira, Costa e Silva (2020a, 2020b); Deleuze e Guattari (1995, 1996, 1997); Jungk (2017); Neves (2006); Deleuze (2005, 1974, 2003, 2016); Simondon (2015, 2020, 1968, 2007); Guiraud (1960); Cançado (2008); Ferrarezi Junior (2008, 2010, 2015, 2013); Brasil (1998, 2018, 2019, 2024); dentre tantos outros que enriqueceram este trabalho. Através desta abordagem, o estudo visa não apenas compreender a atual configuração da semântica nos materiais didáticos, mas também propor um olhar que favoreça a construção de um conhecimento mais interconectado sobre os fenômenos semânticos. Desse modo, espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para um repensar o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, influenciando tanto a prática docente, quanto a elaboração de materiais didáticos que reflitam uma abordagem semântica mais alinhada com as complexidades e dinâmicas da linguagem de redes. Este trabalho busca, portanto, abrir novos caminhos para o ensino de semântica, favorecendo uma aprendizagem mais conectada e significativa.Item Agroecologia quilombola: saber e olhar das mulheres e dos homens da comunidade quilombola ilha de São Vicente Araguatins –TO(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) ROCHA, Jorlando FerreiraO presente trabalho tem como objetivo compreender a função da agroecologia como uma ferramenta na luta pelo território do quilombo da Ilha de São Vicente, destacando sua integração nas práticas produtivas e na rotina diária da comunidade, sendo assim, um elemento de resistência e sobrevivência das famílias quilombolas. Além disso, busca-se analisar as práticas agroecológicas e a divisão de tarefas entre homens e mulheres e como estas fortalecem a valorização do comum dentro do território. Para viabilizar esta compreensão, fomos até a comunidade realizar visitas às famílias, aplicar questionários, registrar imagens de homens e mulheres em seus trabalhos diários. Os resultados aqui apresentados através das falas e imagens mostram o quanto homens e mulheres estão envolvidos em diversas atividades, as atividades agroecológicas são realizadas, tanto por mulheres, quanto por homens, as atividades domésticas como lavar roupas, preparar alimentação são realizadas mais pelas mulheres e as atividades que demandam maior força física ou certas habilidades como tirar palha da palmeira babaçu, carregar madeiras, cobrir casa são realizadas pelos homens do território.Item Alimentação saudável e suas relações com a educação ambiental no projeto político pedagógico e livros didáticos: um estudo de caso do Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, em Araguaína, TO(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) AGUIAR, Welledes MorenoA alimentação saudável, fundamental para o bem-estar físico e emocional, envolve fatores nutricionais, culturais, sociais, econômicos e ambientais, devendo ser ensinada nas escolas para promover hábitos saudáveis e sustentáveis desde cedo, onde a Educação Ambiental (EA) é crucial para formar cidadãos conscientes, integrando-se de maneira transversal no currículo escolar para abordar problemas ambientais de forma multidisciplinar. Assim objetivou-se conhecer como o tema alimentação saudável é trabalhado no ensino médio no Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, em Araguaína, Tocantins, e se apresenta propostas educativas relacionando-as com os princípios e práticas da Educação Ambiental. Os procedimentos metodológicos incluíram as análises documentais dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs), revisões integrativas da literatura, com o objetivo de compreender as abordagens relacionadas à alimentação saudável e à educação ambiental no contexto escolar, análise dos Livros Didáticos (LDs) do Ensino Médio sobre a temática alimentação saudável e EA, com a elaboração de uma proposta didático pedagógica. Os PPPs incluem diversas iniciativas relacionadas à alimentação saudável, mas a integração com a EA ainda se mostra incipiente. As ações de EA na escola são pontuais e isoladas, não estabelecendo uma conexão direta com o tema alimentos. Nas revisões bibliográficas de dissertações e teses assim como na análise de artigos científicos revelou que diversas metodologias são utilizadas para ensinar sobre alimentação saudável, incluindo aulas expositivas, dinâmicas lúdicas e elaboração de cardápios. Entretanto, essas abordagens ainda carecem de uma fundamentação teórica mais sólida e de ações mais aprofundadas que integrem a alimentação às questões socioambientais. Nos livros didáticos de Ciências da Natureza do Ensino Médio, o conteúdo relacionado à alimentação saudável está presente, porém, a integração com a Educação Ambiental ainda se mostra insuficiente. Esses materiais carecem de uma abordagem mais abrangente e interdisciplinar, que evidencie as conexões entre alimentação, saúde e meio ambiente. Portanto este estudo aponta para a necessidade de uma maior integração entre a EA e a temática da alimentação saudável. Embora haja esforços e iniciativas em andamento, é essencial que essas ações sejam mais interconectadas e fundamentadas teoricamente, promovendo essa efetiva integração.Item Alterações laboratoriais em felinos domésticos positivos para Leishmania spp. no município de Araguaína, Tocantins(2023) Silva; Paulo Roberto Pinheiro daA leishmaniose é uma zoonose de distribuição mundial que pode afetar o homem, além de várias espécies de animais silvestres e domésticos, em diferentes regiões do mundo. Caracterizada por ser um processo infeccioso causado por diversas espécies de Leishmania, a transmissão se dá pela picada das fêmeas dos flebotomíneos pertencentes aos gêneros Lutzomyia, quando estas estão infectadas. O aparecimento de lesões e sinais clínicos em cães e gatos está ligado ao tipo de resposta imune desencadeado no hospedeiro, sendo a resposta Th1 a mais eficiente. O presente trabalho teve como objetivo descrever alterações laboratoriais apresentadas por gatos do município de Araguaína- TO., positivos para Leishmania spp. A positividade para Leishmania spp foi confirmada por PCR convencional. Foram coletadas amostras de sangue e soro e realizados exames hematologicos e bioquímicos de 8 gatos positivos. Todos os animais apresentaram valores de contagem de eritrócitos, leucócito dentro dos padrões de normalidade. A hipoalbuminemia, seguida de hipoproteinemia foram as alterações bioquímicas mais frequentes. Este estudo contribui com o conhecimento referente a leishmaniose felina e as alterações laboratoriais decorrentes do parasitismo e expõe a importância da avaliação clínicas de felinos como hospedeiros susceptíveis a Leishmania spp. na rotina veterinária em regiões endêmicas.Item Análise da estrutura temática de textos dissertativo- argumentativos de estudantes do Ensino Médio sob a ótica da linguística sistêmico-funcional.(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) OLIVEIRA, João Pedro Araújo deA produção textual, especialmente no formato dissertativo-argumentativo, é essencial para o aprimoramento das habilidades comunicativas dos alunos, constituindo uma competência crucial tanto para o ambiente acadêmico quanto para o mercado de trabalho. Neste contexto, o presente estudo examina a construção argumentativa no texto dissertativo-argumentativo, considerando a organização temática, em redações elaboradas por estudantes do ensino médio de uma escola pública do Tocantins que participaram do concurso Jovem Senador, promovido pelo Senado Federal. O objetivo da pesquisa é analisar de que modo o sistema da estrutura temática contribui para a construção de sentidos nos textos dissertativo-argumentativos, produzidos por estudantes da 3a série do Ensino Médio, no contexto do Concurso de Redação Jovem Senador. Com uma abordagem qualitativa e descritiva, o estudo baseia-se na Linguística Sistêmico-Funcional, conforme os trabalhos de Eggins (1994), Halliday (1985), Halliday e Matthiessen (2014), Halliday e Hasan (1985), Gouveia (2023) e Fuzer e Cabral (2014), cujas contribuições são fundamentais para a compreensão das relações entre linguagem e contexto. Sob essa perspectiva, a análise inclui: (i) identificação da estrutura temática da primeira oração de cada período textual; (ii) classificação dos tipos de Temas segundo os princípios da Metafunção Textual; e (iii) contagem dos diferentes tipos de Temas utilizados. Os resultados indicaram que os estudantes empregaram mecanismos coesivos básicos, como conjunções e grupos nominais, para conectar ideias e introduzir novos conceitos. No entanto, apresentaram dificuldades em estabelecer relações complexas entre os argumentos, o que resultou em organizações temáticas simples, comprometendo, em alguns casos, a unidade temática dos textos.Item Análise Histológica dos órgãos do sistema reprodutor feminino do Quati (Nasua nasua, Linnaeus 1766)(2023) Martins; Barbara CristinaO Nasua nasua é um procionídeo, pertencente à classe Mammalia, ordem Carnivora e família Procyonidae, que possui ampla distribuição em toda a América do Sul, ocorrendo em todos os biomas brasileiros. Estudos relacionados à morfofisiologia e reprodução são fundamentais para entender seu comportamento e garantir sua proteção e sobrevivência. Este trabalho teve como objetivo realizar a descrição histológica do sistema reprodutor feminino do quati, além de realizar pela primeira vez nesta espécie a morfometria dos folículos ovarianos, tubas uterinas, útero e glândulas endometriais, afim de contribuir com os estudos da fisiologia reprodutiva da espécie estudada. O material deste estudo foi coletado em duas regiões da floresta amazônica, na região do rio Yavarí-Mirin e na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã. Dois pares de ovários, dois pares de tuba uterina e dois úteros de Nasua nasua foram fixados em solução tamponada de formaldeído a 4%, cortados a intervalos de 5 µm, e as lâminas obtidas foram coradas com HE, PAS, Tricrômio de Masson e Picrossirius red. Procedeu-se avaliação. Realizou-se análise descritiva de ovários, tuba uterina e útero de quatis usando uma régua acoplada na ocular de um microscópio de luz. Os resultados foram expressos em média ± SEM. Os dados numéricos obtidos foram analisados utilizando os testes de Mann-Whitney. Neste trabalho, foi observado que os ovários de Nasua nasua apresentam duas regiões, a zona cortical e a zona medular, na qual a zona cortical encontrava-se revestida por um epitélio com células cúbicas simples, cujo epitélio era sustentado por um tecido conjuntivo denso não modelado, formando a túnica albugínea. Nesta região estavam inseridos um conjunto de folículos primordiais, primários, secundários e terciários. Em um dos ovários foi observada a presença de dois corpos lúteos, o que sugere a ocorrência de atividade cíclica reprodutiva na fêmea estudada. Na tuba uterina, observou-se a camada mucosa pregueada que é composta por um epitélio simples colunar, a camada mucosa se mostrou circundada por um tecido conjuntivo rico em fibras de colágeno e não apresentou glândulas nesta região. Mais externamente encontrou-se uma camada muscular lisa circular e no útero, o endométrio se apresentava com algumas depressões e estava revestido por uma camada de células colunares simples e presença de várias glândulas endometriais tubulares envolvidas por um tecido conjuntivo frouxo (lâmina própria). As glândulas endometriais também tinham o epitélio simples colunar, e o miométrio apresentou duas camadas musculares lisas: uma longitudinal interna e uma circular externa. Portanto, a partir das análises realizadas, concluiu-se que a fêmea quati (Nasua nasua) apresenta similaridades no que se refere à morfologia do seu sistema reprodutor, em relação à alguns mamíferos domésticos e silvestres. No entanto, é necessário estudar o comportamento reprodutivo da espécie para contribuir com sua conservação, assim como de outros animais filogeneticamente próximos.