Biblioteca Digital de Dissertações e Teses da UFNT
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Item A arte e a literatura nos processos de individuação associados à alfabetização: criação de afetos e perceptos com a língua portuguesa(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) LEAL, Clarise CardosoEste estudo constitui-se de caminhos rizomáticos, transdutivos e alagmáticos para se chegar à efetivação do processo de alfabetização e letramento de crianças, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Pela arte-cartografia, pela alfabetização-cartografia, foram propostas doze experimentações artísticas, envolvendo artes musicais, visuais e verbais, que possibilitaram aos estudantes, desenvolver afetos e perceptos com a língua portuguesa, e sobretudo, e em totalidade, com o que envolve o processo de aprender, de ser, tornando as aulas, a escola, o aprender, e cada encontro, momentos de alegria-paixão. Afetos de alegria-paixão, são responsáveis por aumentar a potência de agir e de aprender. A arte e a literatura, além de contribuir com o processo de alfabetização, ou seja, com a aquisição da leitura e da escrita, tornam mais prazeroso e eficaz esse processo. Portanto, alfabetizar crianças com recursos artísticos e literários, garante a elas o direito à fabulação, ao imaginário, ao fantástico e a todos os processos que as ajudem a ser sujeitos de suas próprias histórias. A arte e a literatura deveriam, assim, ser vistas, compreendidas e possibilitadas como um direito não só da infância, mas de toda a vida. Portanto, temos como objetivo geral, a necessidade de compreender o jogo criativo da arte-cartografia e da alfabetização-cartografia, no tocante às aprendizagens que devem ocorrer nos anos iniciais do Ensino Fundamental, mais especificamente no 1o ano do Ensino Fundamental, com crianças em fase de alfabetização, para que o desabrochar da leitura e da escrita ocorra de modo intuitivo por individuações e por concretizações transdutivas. O norte principal desta pesquisa é composto por pressupostos teóricos reunidos a partir das obras de Chales Sanders Peirce, Herbert Read, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira, Priscila Venâncio Costa e Rosélia Sousa Silva, dentre outros autores que pesquisaram e desenvolveram teorias e práticas acerca da arte infantil, da arte-educação e da arte-cartografia.Item A astronomia indígena relatada em produções acadêmicas: um olhar para o ensino de ciências(2023) RODRIGUES, Jannyny de Oliveira FogaçaO papel das escolas hoje inclui valorizar e reconhecer a diversidade sociocultural na sala de aula e na sociedade por meio da educação intercultural. Nessa direção, um tema possível para abordar essa temática nas aulas de Ciências é a Astronomia Cultural Indígena (ACI), que estuda a astronomia observacional desenvolvida por diferentes povos indígenas, visto que nossos ancestrais pré-históricos observaram o céu a "olho nu", levando ao desenvolvimento de uma variedade de atividades culturais e à criação de ramificações astronômicas. Quanto a essa perspectiva constitutiva, buscamos responder à seguinte questão de pesquisa: Em que termos a inserção do ensino da Astronomia Indígena Brasileira nas aulas de Ciências da Educação Básica é apresentada e dialogada no meio acadêmico? Partindo desse questionamento, definimos como objetivo de estudo: Realizar um levantamento das produções acadêmicas sobre o ensino da Astronomia Indígena Brasileira na perspectiva do ensino de Ciências. Para essa propositiva, optamos pela abordagem qualitativa do tipo pesquisa estado de arte, por meio do estudo, da leitura crítica e reflexiva de documentos oficiais norteadores da Educação Básica, em especial, os voltados para a área de Ciências do Ensino Fundamental e Médio, de modo a compreendermos as orientações didática e pedagógica voltadas para a temática Astronomia Cultural, com foco na Astronomia Indígena. Na sequência, buscou-se verificar, também, como essa temática vem sendo abordada nas produções acadêmicas e científicas publicadas entre os anos de 2011 e 2020. Para tanto, utilizamos a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), considerando os seguintes momentos: a pré-análise, a Exploração do material e o tratamento dos resultados, no sentido de evidenciar como vem sendo potencializada a unidade Astronomia Indígena no processo de ensino e de aprendizagem em Ciências nas produções pesquisadas face às orientações indicadas nos documentos oficiais. Os resultados da pesquisa apontam que não existem diretrizes ou documentos oficiais específicos sobre a inclusão da Astronomia Indígena no ensino de Ciências, mas, quando os documentos se referem ao ensino dos saberes sobre os céus em diferentes culturas, fica implícita a Cultura indígena. A pesquisa aponta, ainda, que são poucos os estudos realizados com os povos indígenas voltados a essa temática, o que torna necessária a realização de novas frentes de estudos e de pesquisas nos contextos comunitários indígenas, de modo a registrar os saberes voltados às suas cosmovisões de mundo e formas de estar no mundo e a favorecer as interconexões entre esses saberes e o ensino de Ciências. Palavras-chave: Etnoastronomia; Astronomia Indígena; Astronomia Ocidental; Ensino de Ciências.Item A cidade invisível da violência intrafamiliar: tessituras sobre a infância e adolescência em Araguaína/TO(2022) SANTOS, JulieteA violência intrafamiliar possui múltiplas formas e níveis de incidências, no entanto, neste trabalho abordamos o fenômeno considerando as agressões físicas, psicológicas e sexuais, perpetrada exclusivamente contra crianças e adolescentes, que ocorrem dentro e fora do ambiente familiar. Partindo da interrogação sobre a possibilidade da existência de duas cidades, imbricadas uma à outra, a ponto de uma delas se tornar invisível. A hipótese da invisibilidade de parte da cidade foi admitida por conta do gap existente a respeito do tema voltado à cidade de Araguaína/TO. A pesquisa possibilitou espacializar a ocorrência de violência intrafamiliar nos bairros da cidade, verificar a tipologia das agressões com maior incidência, infringida contra crianças e adolescentes e examinar a amplitude da invisibilidade das violações perpetrada contra os infantes em Araguaína. Para a realização da pesquisa foram adotadas as técnicas quali-quantitativas, para tanto obteve-se acesso ao banco de dados dos dois polos do Conselho Tutelar, para compor o viés quantitativo ao passo que, no âmbito qualitativo foi realizado o estudo de dois casos específicos. Após o percurso realizado foi possível constatar a existência de um contingente invisibilizado e marginalizado, vivendo nas bordas da cidade tendo como principal antagonista o poder público. Logo, o trabalho realizado pode contribuir de modo significativo para elaboração e consecução de políticas públicas mais eficientes e eficazes.Item A concepção de direito político para estudantes do ensino médio a partir dos estudos sobre a Ditadura Civil Militar (1964 a 1985) no ensino de história(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) COSTA, Rogerio Ferreira daEsta Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTORIA- da Universidade Federal do Norte do Tocantis – UFNT – Centro de Ciências Integradas de Araguaína, aborda sobre direitos político a partir de uma visão prática sobre liberdade de expressão e exercício da cidadania. O objeto de estudo delimita-se sobre as concepções de alunos/as acerca dos direitos políticos a partir do entendimento apropriado nas aulas de História, de modo específico aulas sobre a Ditadura Civil Militar, evidenciando como essa temática impacta o processo de compreensão sobre os direitos políticos no tocante ao exercício da cidadania. Nessa esteira, objetivou-se, neste estudo analisar a partir da temática Ditadura Civil Militar, as concepções sobre direito político dos alunos de uma turma do ensino médio da escola estadual Centro de Ensino Médio Norma Suely Mendes em Açailândia – MA e as implicações dessas concepções no processo de formação cidadã crítica no âmbito do ensino de História. Para tanto, este estudo, privilegiou como base teórica os pressuposto de Pinsky (2005), Fonseca (2008) e Silva (2020). O estudo enfatiza em sua estrutura que a formação política está articulada a outra significativa finalidade do ensino de História, que é a da formação intelectual (Bittencourt, 2008). Assim, a pesquisa aponta que todos os eventos narrados pela História apregoam um passado que se não forem compreendidos no âmbito dos contextos históricos de luta da sociedade não farão sentido algum para os/as alunos/as, se repetirão ano após anos como conteúdo meramente datado à memorização. Metodologicamente, o estudo se desenvolveu por meio da abordagem qualitativa que permitiu a conjugação de diferentes técnicas para a coleta dos dados, como a técnica de análise documental, questionário com questões abertas que trouxe para este trabalho as concepções de alunos e alunas interlocutores/as sobre direito político, bem como a entrevista semiestruturada para interlocução de professores e coordenadora. A organização dos dados coletados para análise ocorreu pelo método hermenêutico-dialético (MINAYO,2014). Os dados revelam que os/as alunos/as embora definam o que é direito político a partir das aulas de História, se esvaziam das confirmações ou negações da relação com o ensino de História. Nesse sentido, o estudo aponta para uma necessária reflexão acerca da aprendizagem dos alunos em História, no que diz respeito ao estudo do processo histórico de mudanças constantes dos regimes governamentais e as formas como a sociedade civil foi sendo reconhecida, ouvida, nesses regimes no que diz respeito aos seus direitos. Diante disto, o trabalho traz chama atenção ao destacar que precisamos ampliar os debates sobre o caráter político do ensino de História, ao passo em que a educação se faz com pessoas em formação, pessoas que residem, vivem em comunidade e que precisam ter capacidade de raciocínio crítico para seu desenvolvimento amplo intelectual, a fim de não apenas sobreviver na sociedade, mas de viver uma vida plena de direitos e deveres.Item A constituição dialógica do dizer inferencial em poemas: o desenvolvimento do leitor protagonista no ensino médio(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) BARROSO, Francinete Costa SoaresEsta pesquisa configura-se como um estudo teórico-metodológico-propositivo, fundamentado nos postulados da Linguística Aplicada, consubstanciada por demais áreas do conhecimento linguístico, sobre o ensino de leitura do gênero discursivo poema, em contexto de sala de aula. A investigação centra-se na necessidade de formar leitores, construtores ininterruptos de inferências, hábeis a descortinar ideias subjacentes à materialidade textual, que se processam no ato de compreender, enquanto ato de afirmação social e de interação entre os sujeitos, em um dado contexto histórico-social. Para tanto, este estudo objetiva compreender de que modo a leitura inferencial se constitui, no processo de ensino e aprendizagem da leitura de poemas e da escrita de resposta argumentativa, por meio de abordagem teórico-metodológica de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura, a partir da intervenção docente. Sob essa ótica, a pesquisa pauta-se nas perspectivas teóricas do interacionismo e do dialogismo (Volóchinov, 2017[1929]; Bakhtin, 2003[1979]), que concebem a linguagem como um produto sócio-histórico, ao considerar os sujeitos sociais coparticipantes da construção do contexto ideológico, no qual convivem; nos conceitos interacionista e dialógico de leitura, (Solé,1998; Kleiman,1993; Dell’Isola,1996; 2001; Angelo e Menegassi, 2022); nos pressupostos metodológicos acerca da ordenação e sequenciação de perguntas (Menegassi, 2008; 2010; 2011; 2016 etc.; Fuza, 2010; 2017; Fuza e Menegassi, 2022); e nos estudos do texto, sob a abordagem de geração de inferências (Koch, 1993; 2002; 2009; 2010; Marcuschi, 1985; 2008). À luz desse arcabouço teórico, arrola-se a hipótese, corroborada na tese defendida, de que o trabalho com a leitura, endossado, teoricamente, pela interação e pelo dialogismo, sob a organização metodológica da ordenação e sequenciação de perguntas de leitura, para o gênero discursivo poema, promove, ao aluno-leitor, a ampliação socioideológica, ao construir as inferências necessárias à leitura proficiente. Esta é uma pesquisa qualitativo-interpretativa, de caráter etnográfico-intervencionista, tipologicamente definido como intervenção pedagógica, para o qual foram realizados encontros de trabalho, com a finalidade de discutir aporte teórico e metodológico, sobre a proposta pedagógica a ser implementada e efetuar diagnóstico mais detalhado, com atividades e observação in locus da situação de leitura dos estudantes. A proposição investigativa dá-se sob o escrutínio de prévia investigação em sala de aula, consolidada em pesquisa de mestrado da autora, a qual se propõe, em fase de doutoramento, a acentuar um olhar ainda mais analítico, prospectivo e interventivo, sobre a problemática em evidência, ao instar aos estudantes, sujeitos da pesquisa, precedentemente, atividades de leitura, resolução de perguntas e produção de resposta argumentativa, sob mediação e, à posteriori, consolidar a leitura, elaboração e resolução de perguntas e produção de resposta argumentativa, sem mediação, em uma turma da terceira série do ensino médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO – Campus Araguatins, Tocantins. Os dados gerados compreendem os materiais de leitura, produzidos por esses alunos e as gravações/interações, estabelecidas nas aulas de Língua Portuguesa, em 2022. Ao considerar os procedimentos e pressupostos teóricos, subsidiadores dessa investigação, conforme a revelação dos dados, faz-se legítimo endossar a proposição de trabalho com as perspectivas de leitura interacionista e dialógica apresentadas, tendo em vista que, pelos resultados analisados, ficou evidente na leitura dos sujeitos-participantes, um horizonte de compreensão ampla, crítico-reflexivo, a demonstrar uma ampliação socioideológica de construção de inferências dialógicas, sobre a palavra do outro, ao se constituir autor de sua própria palavra réplica e, consequente produção de sentidos ao enunciado, em toda a sua arquitetônica de enunciação.Item A espacialização da violência na Microrregião do Bico do Papagaio-TO(2023) MORAIS, Alexsandro de Arruda dos SantosA violência que atinge todos os municípios do país em maior ou menor grau é um fenômeno social importante que afeta a vida da população em geral; na Microrregião do Bico do Papagaio -TO, não é diferente. Com o surgimento da pandemia da covid-19 e, consequentemente, o isolamento social, ao pesquisar os dados disponibilizados, observamos queda nos índices de violência nessa microrregião. Este estudo teve como objetivo analisar a espacialização da violência nos 25 municípios do Bico do Papagaio -TO, 14 naturezas/crimes analisados, que são: ameaça, calúnia, difamação, estelionato, estupro, furto, homicídio culposo, homicídio doloso, injúria, lesão corporal culposa, lesão corporal dolosa, perturbação do trabalho ou sossego alheio, roubo e tráfico ou uso de drogas. A pesquisa tem natureza descritiva e quanto ao procedimento técnico utilizado trata-se de pesquisa documental com abordagem quantitativa. Utiliza-se do método de análise de dados quantitativo sobre a violência, tendo como fonte os boletins de ocorrência registrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Tocantins, bem como os registrados na Delegacia Virtual e que, apesar de serem feitos por meio eletrônico, são atribuídos ao local do fato da ocorrência na referida microrregião, dados esses que foram disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Tocantins por meio do Núcleo de Análise de Dados e Estatísticos. A partir desse material, foram observados o recorte espacial da incidência dos crimes e os grupos mais vulneráveis, considerando-se raça/cor, gênero e idade das vítimas. Utilizaram-se as taxas dos crimes por 100 mil habitantes, e o recorte temporal compreende janeiro de 2019 a julho de 2021. Analisaram-se os grupos constituídos pelo maior número de vítimas, a partir de variáveis como gênero, cor e idade das vítimas, assim como o motivo pelo qual esses grupos se tornam as principais vítimas desses tipos de crimes. De acordo com a amostra quantitativa, é possível afirmar que, em relação à raça/cor das vítimas, as pessoas que se autodeclararam raça/cor preta/parda constituem a maioria das vítimas em todos os crimes analisados. Porém, quando se trata de gênero das vítimas, os crimes de ameaça, de difamação, de estupro, de injúria, de lesão corporal dolosa e de perturbação do sossego as vítimas do sexo/gênero feminino e da cor/raça preta e parda representam os grupos mais vulneráveis; é possível que existam várias notificações de uma mesma vítima. Nos crimes de calúnia, de estelionato, de furto, de homicídio doloso, de homicídio culposo e de lesão corporal culposa, as vítimas do sexo/gênero masculino e da cor/raça preta e parda representam os grupos mais vulneráveis. Sobre a idade das vítimas, o grupo dos 16 anos aos 48 anos representa a maior porcentagem; entretanto, é necessário observarmos que ocorrem variações de faixas etárias de acordo com o crime que está sendo analisado.Item A Etnomatemática e a Catedral Nossa Senhora Das Mercês de Porto Nacional-TO(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) MENDES, Alexsandra NorbertoO ensino da Matemática tem passado ao longo dos anos por estudos tendo em vista o ensino e aprendizagem de Matemática de forma que os estudantes compreendam essa ciência. Nessa perspectiva a Etnomatemática proposta inicialmente por D’Ambrosio (1990) pode ser uma aliada junto aos professores da Educação Básica desmitificando a matemática escolar considerada em sua maioria como difícil e pouco atrativa aos estudantes. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objeto de estudo as matemáticas presentes na arquitetura da Catedral Nossa Senhora das Mercês, localizada na cidade de Porto Nacional - TO. Nessa direção nos questionamos: Quais matemáticas estão presentes na arquitetura da Catedral Nossa Senhora das Mercês de Porto Nacional? Para tanto, objetivamos compreender os conhecimentos matemáticos presentes na arquitetura da Catedral Nossa Senhora das Mercês/Porto Nacional-TO, a partir dos olhares daqueles que conhecem a história da sua construção. Com esse fim, buscamos por meio da abordagem qualitativa (Oliveira, 2016), pautada na etnografia apresentada por Angrosino (2009), os dados foram recolhidos por meio de visitas a Catedral, visitas que resultaram em uma maior aproximação nas atividades desenvolvida na igreja; entrevistas narrativas, acreditando que poderia surgir informações antes não contadas e ou apresentadas nos livros que retratam sobre a história da Catedral, esses diálogos foram registrados em recursos audiovisuais e posterior realizado a transcrição; fizemos o uso do caderno de campo, e as fotografias das quais estão presentes no decorrer do texto da dissertação em que foram importantes para a identificação das matemáticas presentes na arquitetura na Catedral. Apresentamos o processo de construção da catedral e sua importância de fé religiosa para a comunidade de Porto Nacional. Observa-se que, a idealização e a construção da Catedral pelos dominicanos contribuíram em diversos seguimentos para a população de Porto Nacional, em especial na cultura, na religiosidade, na educação. Além de contribuir para à edificação e instalação de outras obras cristãs como o convento, a paróquia e ainda o colégio Sagrado Coração de Jesus. As informações recolhidas foram analisadas à luz dos campos teóricos da Etnomatemática, ao que tange aos processos de ensino e de aprendizagem. Assim, identificamos na construção da referida Catedral a presença da Geometria Euclidiana a partir dos triângulos, retângulo, quadrado, losango, circunferência, semicircunferência, além de linhas poligonais, simetria, ângulos e retas paralelas. Essas matemáticas podem potencializar ações didáticas interdisciplinar para o ensino de Matemática nas escolas portuenses.Item A Feira Ecosol como potencial Interdisciplinar dos espaços não formais para a Educação Básica(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) GOMES, Cleidiane BispoAs feiras livres, espaços de relações de trabalho e experiências educativas das cidades, demonstram configurações que podem ser exploradas no contexto pedagógico interdisciplinar como espaço não formal de ensino, uma alternativa para melhorar e complementar o processo de ensino aprendizagem nos espaços formais de ensino. Neste sentido, a Feira da Economia Solidária e da Agricultura Familiar de Araguatins (Feira ECOSOL), Tocantins, objeto de estudo da presente pesquisa, apresenta manifestação cultural a partir da comercialização das comidas típicas, artesanatos, produtos da agricultura familiar e da realização de atrações artísticas e culturais, sendo assim também um espaço não formal de ensino, não institucionalizado, de interação entre as pessoas e valorização das relações socioculturais. A pesquisa objetivou conhecer o potencial interdisciplinar da Feira ECOSOL através das percepções e concepções dos professores e assessores de currículo das áreas de Ciências da Natureza e Matemática. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa do tipo participante, análise dos documentos Base Nacional Comum Curricular, Documento Curricular do Tocantins e Reordenamento Curricular, na busca de propostas pedagógicas relacionados à espaços não formais de ensino. Foram usados questionários semiestruturados como instrumento de coleta de dados em duas etapas, aplicados a dois assessores de currículo e a sete professores das áreas de Ciências da Natureza e Matemática. A partir das observações de campo foi possível construir uma caracterização da Feira ECOSOL, posteriormente a elaboração de um guia didático com propostas de atividades interdisciplinares no formato de quadro de sugestões de atividades dos componentes curriculares de Ciências e Matemática para a feira como item desta dissertação, o qual foi submetido a análise e avaliação pelos participantes. O cruzamento entre as percepções dos participantes sobre a feira nas duas etapas da pesquisa, evidenciou mudanças na ótica dos professores acerca das impressões do ambiente da feira como espaço não formal de ensino, estes identificaram que o ambiente traz possibilidades de se trabalhar habilidades de diversas áreas e não apenas de Ciências da Natureza e Matemática, bem como também evidenciou que estes espaços não formais de práticas sociais podem ser veículos potentes para auxiliar na alfabetização científica e cultural dos educandos, pela relação de trocas de saberes e contextualização eficaz complementar à educação formal. A divulgação de possibilidades e ações interdisciplinares para os espaços não formais como as feiras livres e como forma de assegurar tais ações, propor a inserção no Projeto Político Pedagógico da Unidade de Ensino, possibilidades de formação de professores para práticas pedagógicas em espaços não formais de ensino e adequação para se tornar uma disciplina de eletivas, são algumas proposições concebidas pelos participantes da pesquisa para contribuições futuras.Item A GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE LEITURA: caminhos, desafios e contribuições(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) OLIVEIRA, Dyone Alves deAs tecnologias vêm ganhando espaço de forma ascendente, seja na vida pessoal do indivíduo ou na coletividade. De fato, a sociedade tem um contato maior, e quase obrigatório, com a cultura digital. Esta ascensão demonstra a necessidade urgente de o contexto educacional aderir ao conjunto de ferramentas que compõem a tecnologia da informação. Com base nesta premissa, e com foco em uma leitura de qualidade, e com as diversas dificuldades enfrentadas pela comunidade escolar, principalmente nas séries iniciais, esta dissertação visa abordar os desafios, caminhos e contribuições da ̳gamificação‘ no processo de leitura, em uma escola municipal do interior do estado do Tocantins. Portanto, partimos da concepção que a ̳gamificação‘ é um caminho de e para contribuições neste processo, uma vez que envolve elementos que fazem parte do dia a dia dos estudantes. Nesse sentido, esta pesquisa objetivar e conhecer quais são as perspectivas teóricas sobre leitura e ̳gamificação‘; compreender quais são os desafios e contribuições do ato lúdico oferecido por essa prática no ensino de leitura; e aplicar o produto final, por meio de pesquisa-ação, a ser desenvolvida em turmas de alunos do 5o ano do Ensino Fundamental (EF), da Escola Municipal Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, em Colmeia – TO. Por isso, está pesquisa terá como base teórica livros, dissertações e artigos que foram produzidos com foco na ̳gamificação‘ como contribuição no processo de leitura. O procedimento adotado foi a pesquisa-ação, fundamentada em concepções de leitura de Werbach e Hunter (2012), Larrosa (2012, 2017), Burke (2015), Alves (2015), Fardo (2013a) e Adam Sam Hoffman; com este último tive contato direto, com diálogos que muito ajudaram nesta pesquisa; dentre outros autores. O resultado demonstrou que a ̳gamificação‘ garante a motivação, o engajamento e a interação na compreensão leitora dos estudantes.Item A Guerrilha do Araguaia e as marcas da resistência na Literatura: discussões e letramento literário para a formação de leitor no Ensino Fundamental II.(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) COLARES, Maria Sueneide da SilvaEsta dissertação possui como objeto as práticas de letramento literário e formação de leitor, a partir da teoria do testemunho com alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Welder Maria de Abreu Sales do Município de Araguaína -TO. Trabalhamos com a temática da Guerrilha do Araguaia (1972-1975), ocorrida durante o período da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) e os livros que versam sobre o evento político ocorrido. A partir do exposto, possuímos como objetivo principal examinar como a literatura de teor testemunhal, materializada nas obras Contos da Guerra do Araguaia, de (Silva; Ramos JR, 2023) e história em quadrinho Doutor Araguaia: A história de João Carlos Haas Sobrinho, de (Moreira; Kolbe, 2023), por meio do letramento literário, contribuem para a formação do leitor e no desenvolvimento do pensamento crítico dos discentes diante das realidades que os rodeiam, além de favorecer para o não apagamento da memória histórica de um período em que a democracia e a liberdade foram intoleráveis pelo autoritarismo durante o período ditatorial. A pesquisa fundamenta-se nos marcos teóricos da teoria do testemunho (Seligmann-Silva, 2010, 2023; Figueiredo, 2020, 2022), assim como do Letramento Literário e da Formação de Leitor (Cosson, 2021, 2022, 2023; Soares, 2016, 2017). Na metodologia utilizamos a pesquisa-ação de (Thiollent, 1986), realizadas através de estratégias metodológicas de pesquisa social por tratar-se de ação concreta de intervenção entre o pesquisador e o grupo de alunos participantes. Os resultados almejados são que os estudantes possam compreender os objetivos propostos a partir das leituras e das produções textuais, por meio de contos e quadrinhos, de modo que possam usar a criticidade na reconstituição histórica, ressignificando o negacionismo e silenciamento referente a Guerrilha do Araguaia.Item A infância ribeirinha que perdeu o rio: crianças amazônidas de Babaçulândia atingidas pela usina hidrelétrica de Estreito.(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) SOUSA, Cimara leite deO presente trabalho objetiva compreender a infância das crianças descendentes dos ribeirinhos da ilha de São José realocados no reassentamento Baixão no município de Babaçulândia- TO em função do deslocamento forçado pela barragem da UHE de Estreito. Para tanto, foram realizadas entrevistas com cinco antigos moradores da ilha e quatro professores que exerceram função na escola da localidade, bem como oito crianças do Baixão realizadas por meio da produção de desenhos e suas significações. As entrevistas foram analisadas sob a luz da dinâmica dos contextos ambientais apresentada por Urie Bronfenbrenner – e avaliados por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin –, com o auxílio do software WebQDA. A partir dos resultados chegou-se a três categorias temáticas: i) Infâncias; ii) Infância e natureza morta; iii) Macrossistema. O primeiro descreve como era a infância ribeirinha no ambiente da ilha. O segundo os desafios enfrentados pela população em seu novo local de vivência e como estes afetam infância. O terceiro versa sobre os instrumentos de domínio e força utilizados para impedir que os moradores acessem seus direitos. Os desenhos foram analisados considerando a técnica do Instrumento Gerador de Mapas Afetivos (IGMA) proposto por Bomfim. Os resultados alcançados por meio da narrativa das crianças revelaram sentimentos potencializadores, despotencializadores e mistos em relação ao reassentamento Baixão e ilha de São José. De modo geral, concluiu-se que, a construção da usina alterou de maneira significativa o contexto infantil dos descendentes dos ribeirinhos. Notou-se que a mudança para um ambiente sem acesso ao rio limitou a compreensão das crianças em relação a amplitude geográfica do rio o que marca uma transição ecológica, na qual, os filhos dos ribeirinhos, se apresentam como a primeira geração familiar que não se identificam como tal. O fim da infância ribeirinha das famílias estudadas é um dano social e subjetivo que nenhuma análise de impacto social e psicológico havia previsto.Item A literatura de testemunho no Ensino Médio: perspectivas para o letramento literário do aluno e formação do leitor.(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) PEDROSA, Gláucia Peixoto.A presente dissertação possui como objetivo geral contribuir para o Letramento literário, por meio da Literatura de Testemunho, visando à formação de um leitor crítico, ético, capaz de reconhecer e posicionar-se frente aos discursos de ódio. O estudo teve como foco a inserção da Literatura de Testemunho, em sala de aula do ensino médio, através da leitura do livro O Diário de Anne Frank. Sendo orientado pelos pressupostos teóricos do Letramento Literário, aplicados conforme a metodologia dos círculos de leitura em sala de aula, apontados por Cosson (2023). A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Araguaína, região norte do Tocantins, entre novembro e dezembro de 2023 e contempla o Campo Artístico da BNCC. Os estudos foram operacionalizados segundo os pressupostos da pesquisa- ação, de natureza qualitativa, e embasam-se nas contribuições teóricas de Seligmann-Silva (2002, 2003, 2008, 2022), Marco (2004), Ginzburg (2008), Cosson (2009), Paulino (2004), Soares (2007, 2009) Freire (1987, 1989, 1997), Zilberman (2008), além dos direcionamentos oficiais da BNCC (Brasil, 2018), entre outras diretrizes. Nossos estudos indicaram que, em detrimento de sua gênese ambientada na representação de eventos reais, a Literatura de Testemunho possui eficácia no ensino de literatura, isso em práticas pedagógicas capazes de conectar o contexto de produção da obra às experiências pessoais e sociais dos discentes.Item A modelagem matemática e o caso da silagem de milho no Assentamento Rio Preto/TO(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) MOURA JUNIOR, Luis Carlos dos SantosEsta Dissertação versa sobre a construção e o desenvolvimento de uma Aprendizagem Significativa com base nos estudos de Ausubel; Novak; Hanesian (1963), bem como na Crítica utilizando da Matemática, sob égide de Moreira (2000), para os estudantes de uma escola localizada em um Assentamento no Estado do Tocantins, tendo a Modelagem Matemática (Biembengut; Heim, 2000) como estratégia de ensino e aprendizagem. Nessa direção, em meio aos obstáculos que orbitam esse processo educacional, indagamos em nossa pesquisa: como a Modelagem Matemática pode proporcionar um Ensino e Aprendizagem Significativo e Crítico nas práticas cotidianas de estudantes do Assentamento Rio Preto/TO? Tendo como caminho para buscar respostas à nossa questão, o objetivo de compreender a Modelagem Matemática como estratégia de Ensino e Aprendizagem Significativo e Crítico nas práticas cotidianas de estudantes do Assentamento Rio Preto/TO. No que tange aos procedimentos metodológicos, optamos pela abordagem qualitativa (OLIVEIRA, 2007), na qual os conhecimentos são concebidos como um processo socialmente construído por meio da realidade, sendo investigado em profundidade e em seu contexto real, por isso recorremos à pesquisa do tipo Estudo de Caso (YIN, 2015), em que os limites entre o fenômeno e o contexto não podem ser claramente evidentes, consideradas suas múltiplas dimensões, posto que a pesquisa se passou no Assentamento Rio Preto, localizado em Araguaína/TO, tendo como membros participantes os estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, com os quais vivemos e acompanhamos o desenvolvimento de práticas com a Modelagem Matemática advindas de todo o processo da Silagem do Milho. As informações recolhidas são provenientes da: observação participante, entrevista e mapa conceitual; e para a análise, empregamos a Combinação de Padrão (SINKOVICS, 2018), que envolve a comparação de um padrão teórico – em nosso caso, a Aprendizagem Significativa e a Aprendizagem Significativa Crítica – previsto, com um padrão empírico observado – nesse estudo, o processo da Silagem do Milho. Quanto aos resultados, verificamos as potencialidades da “Modelagem Matemática Significa Crítica” enquanto estratégia para a sala de aula, em que os conhecimentos matemáticos são dialogados em conjunto com os conceitos dos estudantes e suas experiências, trazendo situações-problema advindas do seu cotidiano para serem problematizadas e criticadas no ambiente escolar.Item A obra fílmica como recurso didático: o filme Lutero na compreensão da transição do medievo para o moderno(2024) JÚNIOR, José Maria Silva MirandaA pesquisa objetiva um estudo das potencialidades didáticas do cinema para o Ensino de História. Para tal objetivo, optamos pelo filme Lutero, que debate sobre a Reforma Protestante e a época moderna. A primeira parte da dissertação aborda a origem do cinema e seu primeiro impacto na sociedade, assim como uma análise do filme como possibilidade de recurso pedagógico no Ensino de História na educação básica. Neste sentido, apresentamos autores como Marc Ferro que aborda o cinema e sua perspectiva de ensino. O segundo tema aborda o filme e a Reforma, fazendo uma abordagem da discussão histórica da Reforma Protestante e o filme Lutero (2003). O capítulo terceiro se debruça na possibilidade de análise do filme no ensino de história em sala de aula, utilizando o conceito de Rüsen de consciência histórica. A pesquisa propõe um debate final, visando abordar as várias faces do filme: A “Cristandade medieval”, a “Intolerância religiosa”, “Centralização Política”, a “Guerra camponesa”. Essa divisão em temas adota a postura perspectivista, possibilitando aos educandos compreender a gênese da época moderna em algumas faces.Item A pandemia do covid-19 no Colégio Estadual Jardim Paulista na perspectiva das mulheres professoras(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) COSTA, Wanessa Lorenna De Sousa MirandaA presente pesquisa analisou narrativas sobre a vida de mulheres professoras do Colégio Estadual Jardim Paulista no período pandêmico, nos anos de 2020, 2021 e 2022, na cidade de Araguaína, Tocantins. Essas professoras tiveram sua jornada de trabalho dobrada, ficando em casa e trabalhando no home office. Com a pandemia, todas as aulas foram desenvolvidas sob um modelo remoto, mediadas pelo uso das tecnologias digitais. A pesquisa trouxe informações importantes sobre os desafios encontrados neste período de pandemia. No cenário da educação, com as escolas fechadas e o ensino não presencial, professores(as) de todo o país tiveram que, de uma hora para outra, ministrar aulas não presenciais durante a pandemia da COVID- 19. Com a pandemia do coronavírus, as desigualdades que já existiam na educação básica se agravaram ainda mais, ampliando as desigualdades territoriais presentes em nossa sociedade. As aulas remotas mudaram a rotina dos profissionais da educação, que tiveram que se adaptar às novas ferramentas tecnológicas, sem treinamento ou cursos para capacitá-los ao novo formato de ensino remoto. A vida de muitos alunos e do corpo docente foi afetada, sendo necessário mudar suas rotinas para se adaptarem ao novo modelo de estudo e trabalho que surgiu em um período de medo, dúvidas e incertezas.Item A prática pedagógica no Curso de Letras/Português à luz da linguística aplicada e do pensamento complexo(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) BARROS, Rosiene Pereira da CostaApresentamos nesta tese a pesquisa de doutorado desenvolvida em torno da prática pedagógica de professores(as) do curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT) do Câmpus de Porto Nacional. O objetivo geral da pesquisa é compreender as práticas pedagógicas e as interfaces da formação de professores em Letras na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e as possíveis projeções de implicação para o ensino e a aprendizagem de leitura e interpretação de textos nos anos finais do ensino fundamental (EF). Os objetivos específicos consistiram em i) analisar o modo como a relação entre teoria e prática é apreendida no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), buscando pensar se, a depender da perspectiva das disciplinas, essa relação se acentuaria ou não; ii) identificar como os professores(as) formadores, participantes da pesquisa, ao planejarem e ao executarem as aulas, abordam ou não a relação entre teoria e prática, já vislumbrando o espaço de sala de aula da educação básica e iii) problematizar os pontos de didatização dos saberes apreendidos a partir do material analisado na tese, propondo decorrências metodológicas à luzdo pensamento complexo e nos pressupostos da linguística aplicada. Com foco nesses objetivos procuramos responder à pergunta: - Quais fatores da prática pedagógica do curso de Letras de Porto Nacional podem (des)favorecer o processo de ensino e aprendizagem de leitura e compreensão textual em turmas da 2ª fase do ensino fundamental? A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa e caráter exploratório, com ênfase num estudo de caso introduzida no campo da Línguística Aplicada (LA) e ancorada na perspectiva do pensamento complexo. As ferramentas metodológicas foram: análise documental, entrevista semiestruturada eobservação participante. Nesse decurso entrevistamos docentes de Letras e observamos suas práticas pedagógicas em sala de aula. No processo de tabulação e de análise de dados, elegemos a Análise de Conteúdo (AC), de Bardin (2011), não perdendo de vista a articulação de nosso arcabouço teórica às técnicas da AC. Para esta produção tomamos como referenciais autores(as) da área de ensino de Língua Portuguesa, da Educação e das teorias que deram embasamento teórico a esta tese, a saber: Bagno (2001, 2008), Fuza (2011, 2018), Celani (1998, 2008), Kleiman (1999, 2002, 2007), Moita Lopes (1996, 2006), Pimenta (1999, 2009), ), Marcuschi (2008), Freire (1996), Morin (1989, 1990, 1996, 1999, 2000, 2003, 2007b, 2010, 2011), Moraes (2008, 2011, 2015, 2019), dentre outros. Os resultados nos permitiram inferir que a prática pedagógica no contexto de formação inicial de professores(as) de Língua Portuguesa – Curso de Letras à luz do pensamento complexo e da LA demonstraram que o processo formativo com ênfase no ensino, na aprendizagem de leitura e compreensão textual nos anos finais do EF emprega a metodologia interdisciplinar e também evidencia a transdisciplinar. Essa condição facilita a compreensão do que é tecido junto no fazer pedagógico pela indissociabilidade do ser, do conhecer e do fazer em suas relações consigo, com o outro e com o meio ambiente.Item A presença das Marcas de Oralidade e os Elementos Composicionais nas Histórias em Quadrinhos para construção de sentidos(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) FERREIRA, Leane da SilvaNeste trabalho, objetiva-se analisar como se constitui o gênero textual história em quadrinhos (HQ) que, apesar de ser um texto escrito, possui marcas de oralidade, como se simulasse uma conversação cotidiana. Além disso, a pesquisa se dedica também à identificação e à análise de outros aspectos composicionais específicos desse gênero, que extrapolam o que convencionamos chamar de uso linguístico, como o emprego de requadros, balões e outras diferentes imagens que, nos quadrinhos, exigem a atenção do leitor em busca do sentido. O presente trabalho fundamenta-se nas teorias da Análise da Conversação e da Linguística Textual e, além disso, também dialoga com teóricos que se debruçam especificamente ao estudo do gênero histórias em quadrinhos. Para isso, propõe-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, que tem como característica principal o foco na compreensão, no contexto e na subjetividade. Em busca de alcançar o objetivo proposto, o corpus de análise selecionado contém três diferentes histórias em quadrinhos. A primeira é mais tradicional e antiga no cenário brasileiro, o Zé Carioca; a segunda é uma adaptação de texto literário, Os Miseráveis; e a terceira, representa os super-heróis, O Homem Aranha. Por fim, apresentam-se os resultados que apontam que os elementos constitutivos das HQs, dentre eles a simulação de oralidade, inferem sentidos à narrativa e, portanto, precisam ser percebidos pelos leitores para uma maior experiência na construção de sentidos.Item A produção de um blog: a variação linguística e as contribuições de oficinas pedagógicas na produção de minicontos(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) PANTOJA, Aldri Felipe AssunçãoEsta dissertação objetivou investigar a ocorrência de variação linguística em minicontos produzidos por 15 alunos do oitavo ano que frequentam o projeto de articulação em uma escola estadual do Mato Grosso. Para subsidiar o objetivo proposto, esta pesquisa pautou-se nos pressupostos teórico-metodológicos da sociolinguística variacionista, conforme os estudos de Labov (2007), Bortoni Ricardo (2004), Bagno (2007; 2009), dentre outros. Neste sentido, para compreender o surgimento e como se caracteriza a variação linguística, foi necessário fazer uma incursão sobre os pressupostos teóricos que consolidam esse ramo da linguística. Sendo assim, na perspectiva Laboviana, a Sociolinguística evidencia que há variação na linguagem, ou seja, não há falantes com um estilo único ou uma forma rígida de usar a língua, todos mostram variação fonológica e sintática, dependendo de diversas condições ou fatores, como o contexto social (COAN; FREITAG, 2010). Desta forma, elencamos a seguinte questões-problema para fomentar nossa reflexão: a variação linguística também se evidencia em textos escritos produzidos por alunos do oitavo ano de uma escola pública em eventos de letramento? Para coletar os dados desta pesquisa interventiva, foi organizado e realizado um ciclo de três oficinas pedagógicas (Fonseca e Sodré, 2013), que abordaram assuntos que fomentaram a produção de minicontos, contando com participação total de 15 alunos. A escolha de oficinas aconteceu porque elas proporcionam uma gama de estratégias que podem ser utilizadas para produção e análise de material ou exposição de ideias (MAIA, 2008). Essa metodologia é primorosa, porque os alunos produzem e, enquanto produzem, aprendem. Após análise dos dados, verificou-se que a oralidade possui grande influência no processo de ensino aprendizagem da escrita (Bortoni-Ricardo, 2004). Desta forma, com essa influência da oralidade, surgem expressões que estão às voltas do contexto desses alunos. Sendo assim, gírias, expressões regionais, neologismos, enfim, fenômenos linguísticos provenientes de fatores linguísticos e extralinguísticos ficam em evidência na escrita de estudantes. Como resultados obtidos após análise dos textos, identificamos que o fenômeno linguístico com a maior ocorrência foi o apagamento de /r/ em final de palavras, principalmente verbos no modo infinitivo; também houve quantidade bastante significativa de ocorrências de ausência na marcação de concordância verbal e nominal; houve apenas uma produção do fenômeno de apagamento da consoante oclusiva /d/ em sequência [ndo]. Além disso, foi possível verificar ocorrência de expressões em decorrência de diversos fatores, como pistola, empinar, me mato, barrida e trem. Concluímos que foi positiva a realização desta pesquisa, pois os objetivos propostos foram alcançados e foi realizada uma discussão rica, que envolveu um gênero textual pouco explorado. Além disso, também gerou a produção de um blog, intitulado Pequenas Viagens, um ambiente virtual que funcionará como um pequeno acervo, contando com a disposição de 42 minicontos autorais, que podem ser acessados por professores e alunos de todo o Brasil.Item A semântica nos livros didáticos, de Língua Portuguesa, do ensino fundamental: em busca de uma semântica reticular(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) BARRETO, Daniela Jaqueline TôrresEste trabalho visa superar as limitações tradicionais do ensino de semântica, que frequentemente trata os fenômenos semânticos de forma isolada e mecânica, comprometendo a compreensão dos estudantes. A pesquisa propõe uma abordagem que considera a semântica como uma rede interconectada de significados, inspirada nas teorias de Deleuze, Guattari e Simondon. Para tanto, serão analisados os livros didáticos de Língua Portuguesa destinados ao 9º ano do Ensino Fundamental, aprovados pelo PNLD, ciclo 2024-2027; sendo verificados os onze LD. Para isso, identificaremos como os fenômenos do território da semântica lexical são apresentados e abordados nesses materiais didáticos, sendo proposta uma reformulação que integra uma visão rizomática da semântica. A análise dos livros didáticos de Língua Portuguesa do 9º ano revela que os fenômenos semânticos são tratados com questões prontas e respostas predeterminadas, dificultando a formação de um entendimento integrado e aplicável dos alunos. Esta pesquisa visa reconfigurar essa abordagem ao introduzir uma perspectiva reticular, que espelha a complexidade e a interconexão dos fenômenos linguísticos na linguagem contemporânea. Dessa maneira, esta pesquisa avança por um procedimento epistemológico e metodológico da cartografia que segue o modelo de pensamento rizomático. Para tal, contamos com contribuições de autores como: Kastrup (2015, 2019, 2001); Oliveira, Costa e Silva (2020a, 2020b); Deleuze e Guattari (1995, 1996, 1997); Jungk (2017); Neves (2006); Deleuze (2005, 1974, 2003, 2016); Simondon (2015, 2020, 1968, 2007); Guiraud (1960); Cançado (2008); Ferrarezi Junior (2008, 2010, 2015, 2013); Brasil (1998, 2018, 2019, 2024); dentre tantos outros que enriqueceram este trabalho. Através desta abordagem, o estudo visa não apenas compreender a atual configuração da semântica nos materiais didáticos, mas também propor um olhar que favoreça a construção de um conhecimento mais interconectado sobre os fenômenos semânticos. Desse modo, espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para um repensar o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, influenciando tanto a prática docente, quanto a elaboração de materiais didáticos que reflitam uma abordagem semântica mais alinhada com as complexidades e dinâmicas da linguagem de redes. Este trabalho busca, portanto, abrir novos caminhos para o ensino de semântica, favorecendo uma aprendizagem mais conectada e significativa.Item Abordagens de conceitos básicos da Termometria por meio da aplicação de UEPS(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) FREITAS, Marcos Vinicius VasconcelosO presente trabalho teve como objetivo verificar a aplicabilidade e eficácia de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS no ensino da Termometria. A sequência foi aplicada em aulas regulares no ano de 2023 em uma turma de 35 alunos. Esses estudantes estavam matriculados no segundo ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino do Maranhão em uma escola na cidade de Açailândia. A sequência idealizada por Marco Antônio Moreira (2011) tem como base a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e é repleta de metodologias que visam o êxito na aplicação do conteúdo em questão. Ademais, a utilização de Sequências de Ensino Investigativo – SEI, também foi inserida na UEPS. Ao final da aplicação, foi proposta a criação de literatura de cordel a partir das aulas aplicadas, fazendo a junção da cultura cordelista com os conteúdos de Física. Toda a sequência está estruturada em um e-book para proporcionar aos demais professores a oportunidade de utilizar o material em suas aulas. Para a criação desse material, foi utilizado a plataforma on-line Canva. A escolha de uma UEPS, aliada à possibilidade do uso da SEI, está diretamente relacionada com as vivências do docente em sala de aula, sobretudo pela necessidade de inovação nas metodologias e pela ausência de laboratórios de Física. Com relação a escolha da Termometria, deve-se ao fato de que o assunto estava escalado na matriz curricular e articulado entre a equipe de área para os meses em que ocorreria a aplicação do produto. Esse projeto mostrou-se satisfatório de acordo com os dados coletados, as aulas com abordagens diferenciadas instigaram os alunos a participarem e mergulharem nas atividades propostas pelo professor. Ademais, o aprendizado e criatividade dos alunos ficaram expressas na participação em sala, realização de atividades, como a criação de suas próprias escalas de temperatura e também pela criatividade na elaboração dos cordéis.