Biblioteca Digital de Dissertações e Teses da UFNT

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Resultados da Pesquisa

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    O uso do GeoGebra como proposta de ensino sobre equações das retas no ensino médio: uma proposta didática.
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) PEDRICO, Jonatas wesley
    O presente trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta didática voltada para o ensino de geometria analítica, no tocante, as equações das retas. Através de atividades que foram elaboradas e refinadas ao longo dos anos, traz definições, propriedades e resultados relevantes, buscou-se fornecer estratégias que permitam ao professor de matemática do 3o ano do ensino médio incorporar recursos inovadores ao seu plano de ensino, de modo a enriquecer a compreensão dos alunos sobre esse conteúdo. Uma proposta de natureza qualitativa que procura extrair o conhecimento dos conceitos e propriedades das retas em suas diferentes formas. Portanto, ao adotar o GeoGebra como recurso pedagógico, espera-se que os professores consigam facilitar o aprendizado dos alunos, incentivando a exploração, a análise e a construção de soluções para problemas matemáticos de forma mais colaborativa e eficaz. Assim, as atividades propostas neste trabalho têm o potencial de enriquecer as práticas pedagógicas e apoiar o desenvolvimento de habilidades críticas dos estudantes, promovendo uma aprendizagem significativa e duradoura.
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    Sistema Especialista Fuzzy para Avaliação de Desempenho em Matemática com Base em Critérios Subjetivos
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) COSTA, Matheus alves da
    Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema especialista baseado em lógica fuzzy para auxiliar na avaliação da resolução de problemas matemáticos por estudantes, considerando se os critérios subjetivos criatividade e organização. O sistema foi inicialmente modelado no software MATLAB e, em seguida, implementado em linguagem de programação C++. A metodologia incluiu a modelagem das variáveis de entrada através da lógica fuzzy e, também, a aplicação de dois métodos de defuzificação para aprimorar o mecanismo de inferências. Os resultados demonstraram que, apesar do sistema apresentar comportamento não-linear em determinados intervalos, ele obteve um coeficiente de correlação de 0,91 em relação à média estatística, indicando consistência com métodos tradicionais. Como produto educacional final, obteve-se um programa funcional capaz de apoiar professores no processo avaliativo, evidenciando a viabilidade do uso de sistemas fuzzy no contexto educacional.
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    Desenvolvimento desigual e bancarização na região de influência imediata de Araguaína - TO.
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) BORGES, Paula regis dias
    O estudo se justifica pela necessidade de entender como a concentração de agências bancárias nos centros urbanos e a ausência de infraestrutura bancária nos municípios menores contribuem para a exclusão financeira e o desenvolvimento desigual. A hipótese central é que a falta de acesso aos serviços bancários básicos, como a possibilidade de realizar saques, segrega a população e força os moradores a se deslocarem para outros municípios em busca de produtos e serviços financeiros. Esse deslocamento gera consequências negativas, como a redução da movimentação econômica nos municípios de origem e o mascaramento das informações sobre as movimentações financeiras locais. Além disso, a ausência de serviços bancários impede a geração de empregos locais, perpetuando as desigualdades socioeconômicas. Metodologicamente, empregou-se a observação direta e a análise dos dados coletados durante as visitas aos municípios. A teoria do desenvolvimento desigual, conforme discutida por David Harvey e Milton Santos, foi fundamental para compreender como a concentração de serviços bancários nos centros urbanos e a exclusão financeira nos municípios menores refletem e reforçam as desigualdades regionais. Os resultados e conclusões expõem que a inclusão financeira é um fator crucial para o desenvolvimento regional e a redução das desigualdades sociais. A análise revelou que a concentração de serviços bancários nos centros urbanos e a exclusão financeira nos municípios menores evidenciam a necessidade de políticas públicas que promovam a equidade no acesso aos serviços financeiros. Investimentos em infraestrutura bancária, letramento financeiro e tecnologias que viabilizem o acesso digital são essenciais para alcançar uma inclusão financeira mais ampla e justa. Em suma, a pesquisa sugere que melhorar o acesso aos serviços financeiros pode contribuir para a redução de desigualdades sociais e para o fortalecimento do desenvolvimento regional. Futuras investigações devem ampliar o escopo da pesquisa, envolvendo mais municípios e utilizando abordagens metodológicas diferentes, a fim de obter uma visão mais completa sobre os desafios e as possibilidades de avanço na bancarização em diferentes contextos urbanos e rurais.
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    A infância ribeirinha que perdeu o rio: crianças amazônidas de Babaçulândia atingidas pela usina hidrelétrica de Estreito.
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) SOUSA, Cimara leite de
    O presente trabalho objetiva compreender a infância das crianças descendentes dos ribeirinhos da ilha de São José realocados no reassentamento Baixão no município de Babaçulândia- TO em função do deslocamento forçado pela barragem da UHE de Estreito. Para tanto, foram realizadas entrevistas com cinco antigos moradores da ilha e quatro professores que exerceram função na escola da localidade, bem como oito crianças do Baixão realizadas por meio da produção de desenhos e suas significações. As entrevistas foram analisadas sob a luz da dinâmica dos contextos ambientais apresentada por Urie Bronfenbrenner – e avaliados por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin –, com o auxílio do software WebQDA. A partir dos resultados chegou-se a três categorias temáticas: i) Infâncias; ii) Infância e natureza morta; iii) Macrossistema. O primeiro descreve como era a infância ribeirinha no ambiente da ilha. O segundo os desafios enfrentados pela população em seu novo local de vivência e como estes afetam infância. O terceiro versa sobre os instrumentos de domínio e força utilizados para impedir que os moradores acessem seus direitos. Os desenhos foram analisados considerando a técnica do Instrumento Gerador de Mapas Afetivos (IGMA) proposto por Bomfim. Os resultados alcançados por meio da narrativa das crianças revelaram sentimentos potencializadores, despotencializadores e mistos em relação ao reassentamento Baixão e ilha de São José. De modo geral, concluiu-se que, a construção da usina alterou de maneira significativa o contexto infantil dos descendentes dos ribeirinhos. Notou-se que a mudança para um ambiente sem acesso ao rio limitou a compreensão das crianças em relação a amplitude geográfica do rio o que marca uma transição ecológica, na qual, os filhos dos ribeirinhos, se apresentam como a primeira geração familiar que não se identificam como tal. O fim da infância ribeirinha das famílias estudadas é um dano social e subjetivo que nenhuma análise de impacto social e psicológico havia previsto.
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    Planejamento urbano e desenvolvimento desigual para a primeira infância na região de influência imediata de Araguaína.
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) LIMA, Mariana coelho
    Este trabalho discute a importância do planejamento urbano voltado para a primeira infância, que abrange o período de 0 a 6 anos de idade, reconhecido como a "janela de oportunidades". Essa fase exige investimentos significativos para assegurar cuidados, atenção e proteção, aspectos fundamentais para o crescimento saudável da criança, além de promover seu desenvolvimento físico, cognitivo, psicoafetivo, social e cultural. O objetivo geral deste estudo foi analisar as condições e o planejamento urbano para a primeira infância na Região de Influência Imediata de Araguaína. Para isso, foram considerados indicadores sociais relacionados a aspectos como população, saúde, educação, saneamento básico, meio ambiente e espaços de socialização em praças e orlas. A pesquisa incluiu a coleta e análise de dados secundários por meio de informações de documentos oficiais de órgãos reconhecidos, como IBGE (2023), PROADESS (2020), RNPI (2020), Primeira Infância Primeiro (2020) e INFOSANBAS (2022). Também foi realizada uma análise de dados primários, utilizando um protocolo de observação baseado em URBAN95 (2023), ITDP (2020), Cruz (2022), NBR 10152 (2017), NBR 9050 (2015) e Brasil (2019), além da criação de um relatório fotográfico focado nas infraestruturas de lazer, equipamentos comunitários e espaços públicos urbanos. Nesse sentido, este estudo ressalta seu caráter interdisciplinar ao integrar conhecimentos de diversas disciplinas, incluindo sociologia, para compreender as dinâmicas sociais; psicologia, para compreender a importância do desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças na primeira infância; urbanismo, para analisar o planejamento e a configuração dos espaços urbanos; e engenharia, para garantir a viabilidade e a segurança das infraestruturas destinadas à infância. Portanto, a pesquisa utiliza a Teoria do Desenvolvimento Desigual Geográfico e Combinado de Trotsky (2017a; 2017b) e Harvey (2009), que explora as interações complexas entre fatores sociais, econômicos e políticos nos municípios estudados. Dessa forma, os resultados da pesquisa indicam uma precariedade nas condições de vida da primeira infância na Região de Influência Imediata de Araguaína, especialmente em relação ao acesso à saúde, educação, saneamento básico, preservação ambiental e espaços de socialização. A análise dos indicadores sociais revelou desigualdades geográficas e combinadas, evidenciando que Araguaína, sendo uma cidade média com mais recursos, apresenta melhores resultados em comparação com municípios de menor porte e recursos limitados. Além disso, a pesquisa destacou a necessidade de um planejamento urbano mais inclusivo e adequado, que considere as especificidades das crianças e suas famílias. A observação das infraestruturas de lazer e dos equipamentos comunitários revelou que os espaços visitados apesar de ter destaque (Darcinópolis e Nova Olinda) ainda não são em sua totalidade adequados ou acessíveis para a primeira infância, limitando as oportunidades de socialização e desenvolvimento. Esses achados sugerem a urgência de políticas públicas que priorizem o investimento em infraestrutura e serviços voltados para a primeira infância, promovendo um ambiente mais seguro, acolhedor e estimulante para o desenvolvimento das crianças na região.
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    Avaliação da política pública de aceso ao transporte sanitário de pacientes em Araguaína - TO
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) SILVA, eduardo cunha da
    Esta dissertação analisa a política pública de acesso ao transporte sanitário no município de Araguaína, Tocantins, renovada em 2021, considerando sua relevância na ampliação do acesso aos serviços de saúde. O estudo investiga as condições de oferta e utilização desse serviço, bem como sua efetividade na garantia do direito à saúde, a partir da experiência dos usuários e da perspectiva dos gestores. Para isso, a pesquisa adota uma abordagem mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos. A análise baseia-se em revisão bibliográfica, levantamento de dados secundários e entrevistas, possibilitando uma compreensão abrangente dos desafios e potencialidades da política. O referencial teórico fundamenta-se no estudo das políticas públicas e no conceito de desenvolvimento como liberdade, conforme proposto por Amartya Sen, ressaltando a relação entre mobilidade, equidade social e saúde pública. Os resultados evidenciam desafios na operacionalização do transporte sanitário, incluindo limitações na infraestrutura, dificuldades na articulação entre os níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a necessidade de aprimoramento no planejamento para atender à demanda crescente. Além disso, a judicialização da saúde surge como um fator significativo na solicitação do serviço, refletindo lacunas na efetivação do direito à saúde. Conclui-se que, embora o transporte sanitário desempenhe um papel fundamental na redução das barreiras de acesso aos serviços de saúde, sua efetividade está diretamente condicionada a melhorias na gestão, no financiamento e na integração com outras políticas públicas. Entre as recomendações, destacam-se a ampliação da frota, a capacitação dos profissionais envolvidos e a implementação de mecanismos contínuos de monitoramento e avaliação, de modo a garantir um serviço mais eficiente, equitativo e humanizado.
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    Distribuição dos equipamentos públicos comunitários “escolas estaduais” em Araguaína/TO: um estudo da zona de rarefação escolar.
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) SOUSA, André de sousa
    Por meio desta pesquisa, analisamos nas formulações transcritas a partir do Projeto da Norma Urbana Linguística Culta (Projeto NURC) conforme gravação dos áudios dos estudantes de uma turma do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Jardim Paulista, localizado no Setor Jardim Paulista, no município de Araguaína/TO o modo como eles subjetivam o percurso geográfico para acessarem o equipamento público comunitário “escolas estaduais”, além de como eles percebem as oportunidades educacionais ao acessarem tal equipamento. A partir dessa perspectiva, objetivamos de modo geral analisar a distribuição socioespacial dos equipamentos públicos comunitários “escolas estaduais”, considerando o período de 1990 a 2010, com o enfoque no caso específico de uma escola, localizada no que estamos compreendendo como zona de rarefação escolar, sem perder de vista como essa distribuição interfere ou não nas oportunidades educacionais dos estudantes pertencentes a essa zona. Portanto, visando aprimorar a análise dessas questões, filiamo-nos aos seguintes teóricos David Harvey (2014) e Henri Lefebvre (2016) que abordam acerca do direito à cidade. Ademais, para análise das formulações dos estudantes valeremos-nos da Análise de Discurso de base pecheutiana nos escritos de Eni P. Orlandi (2020). Como resultado, concluímos que há uma distribuição desigual dos equipamentos públicos comunitários “escolas estaduais” em Araguaína/TO, configurando em uma segregação socioespacial, deixando de assegurar o direito à cidade. Contudo, ao analisarmos as formulações dos estudantes, apesar da realidade ao qual estão vinculados, eles ainda (re)significam esse espaço a partir de adjetivações, adverbializações, e predicações, e veem oportunidades educacionais ao acessarem o equipamento público comunitário “Colégio Estadual Jardim Paulista”.
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    Acesso à educação: ações promovidas aos imigrantes venezuelanos Warao pela gestão municipal de Araguaína/TO
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) SILVA, Moura da silva
    A presente pesquisa, objetiva analisar as ações que a prefeitura de Araguaína empreende na condição de cidade média voltada para os indígenas venezuelanos Warao como coletividade na cidade de Araguaína-TO, verificando a promoção de acesso educacional para crianças e adolescentes Warao em relação às suas necessidades e à acolhida conforme a Lei n° 13.445, de 24 de maio de 2017. Será adotada a filiação teórica que fundamenta a pesquisa, embasada nos conceitos desenvolvidos por Amartya Sen (2010) e Saskia Sassen (1998, 2016). Amartya Sen, em sua teoria do desenvolvimento como liberdade, oferece uma perspectiva que destaca a importância da expansão das liberdades reais como medida do desenvolvimento humano, enfatizando o papel crucial da dignidade e da segurança para todos os indivíduos (Sen, 2010). Por outro lado, Saskia Sassen aborda as dinâmicas de exclusão e expulsão geradas pela globalização, ressaltando como as forças econômicas globais frequentemente resultam em despossessão e marginalização de populações vulneráveis (Sassen, 2016). As técnicas metodológicas presentes nesta pesquisa são divididas em três eixos: (1) técnica de coleta; (2) técnica de tabulação; e (3) técnica de análise. Isso ajuda a organizar e entender o procedimento metodológico usado. Foi realizado a entrevista semiestruturada e escuta presencial, duas profissionais vinculadas à área de educação e uma mãe venezuelana de crianças e adolescentes WARAO. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas utilizando as estratégias de análise de conteúdo. Dessa forma, a pesquisa permitiu verificar que, apesar dos esforços da gestão municipal para integrar crianças e adolescentes indigenas warao ao sistema educacional, ainda existem desafios significativos relacionados ao reconhecimento de sua identidade cultural e à garantia de direitos sociais básicos.
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    Dispositivo de racialidade e interseccionalidade: as múltiplas formas de vulnerabilidade nas trajetórias de mulheres/discentes negras no IFTO.
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) SANTOS, Agda rodrigues
    A interseccionalidade reconhece que as identidades sociais são múltiplas e entrelaçadas, e que as pessoas podem enfrentar diferentes formas de opressão e discriminação devido à interação dessas identidades. Por isso, a interseccionalidade nos permite compreender como a vulnerabilidade social é moldada pela interação complexa de fatores como gênero, raça, classe social, orientação sexual, idade e outros marcadores sociais da diferença. Diante desse cenário, nos filiamos teoricamente no que tange às vulnerabilidades interseccionais a teoria social crítica de Patrícia Hill Collins (2022) e a Análise de discurso de Pêcheux e Orlandi. Adotamos um método de pesquisa dialético para analisar como a interseccionalidade de raça, gênero e classe produz efeitos discursivos nas discentes negras do curso de enfermagem ao relatarem suas trajetórias de formação. O objetivo da pesquisa é analisar como a interseccionalidade de raça, gênero e classe produz efeitos discursivos nas discentes negras do curso de enfermagem ao enunciar sobre sua trajetória de formação. As participantes do estudo foram alunas negras do curso técnico de enfermagem do IFTO – campus Araguaína, das quais 6 foram selecionadas aleatoriamente para entrevistas. Após a realização das entrevistas semiestruturadas, o corpus foi constituído, e 4 recortes discursivos foram identificados, sendo as sequências discursivas analisadas com base em dispositivos analíticos específicos .Foram utilizados os dispositivos analíticos da Análise do Discurso (AD), Posição do Sujeito, Formação Ideológica, Formação Discursiva e Memória Discursiva/Interdiscurso. Os resultados da pesquisa evidenciam que as estudantes enfrentam obstáculos significativos decorrentes do racismo e da discriminação de gênero. Além das barreiras estruturais e institucionais, foi possível identificar tanto, manifestações de racismo explícito, caracterizadas por atitudes abertamente preconceituosas e excludentes, quanto formas mais sutis de discriminação, conhecidas como racismo cordial.
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    Tecnologias Digitais na Comunidade Quilombola Dona Juscelina em Muricilândia - TO: transformações culturais – 2015 a 2022
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) SANTOS, Wagner Silva
    Nesta dissertação analisamos a relação entre as tecnologias digitais e as tradições ancestrais africanas na Comunidade Dona Juscelina. Os objetivos desta pesquisa são. Analisar o impacto das Tecnologias Digitais na Comunidade Quilombola Dona Juscelina, em Muricilândia - TO, no período de 2015 a 2022, investigando as transformações culturais resultantes da incorporação dessas tecnologias no cotidiano, nas práticas sociais, na educação e na preservação da identidade quilombola. Nesta pesquisa foi utilizada como metodologia de pesquisa a história oral, a partir de questionários semiestruturados, foram entrevistados membros do Conselho de Griôs da comunidade bem como alunos da Escola Marechal Costa e Silva. Neste produto final trata sobre as relações entre as tecnologias digitais e a tradição quilombola e as relações intergeracionais entre a juventude quilombola e os idosos da comunidade. Partimos da hipótese de que as tecnologias digitais não anulam a tradição e vice e versa, tendo em vista que durante a pandemia de Covid-19 (2020-2021) as tecnologias digitais de informação e comunicação foram relevantes para a divulgação das práticas e dos saberes da comunidade, através de lives com a participação de Dona Juscelina dentre outros eventos. Acreditamos que o Colégio Estadual Marechal Costa e Silva possa ser um ponto estratégico para realização desta análise, por atuarmos com a nova geração e perceber como eles lidam com as tecnologias digitais sem abandonar a tradição da comunidade. Segundo Luvizotto (2010), a tradição não pode estar engessada, deve ter flexibilidade e dinamismo que oriente o passado, organizando a perspectiva de futuro. Neste sentido este trabalho foca na relação entre tradição e a modernidade tecnológica digital na comunidade Quilombola Dona Juscelina, em especial, na relação do Conselho de Griôs, com a finalidade de manter vivos os saberes tradicionais, e as práticas ancestrais, com os jovens, neste sentido observamos como este conselho absorveu e significou/ressignificou as tecnologias digitais, de modo a refletir sobre os desafios e as possiblidades de conexão entre tecnologias digitais de informação - TDIC’s e as tradições quilombolas na relação entre o Colégio Estadual Marechal Costa e Silva e a Comunidade Quilombola Dona Juscelina, e verificou-se até que ponto afetam a tradição da comunidade durante e após a pandemia do Covid. 19.