Biblioteca Digital de Monografias de graduação
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Item TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE - TDAH: uma análise autobiográfica sobre os impactos da medicalização infantil na vida da filha de uma pedagoga em formação(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-04-23) Almeida, Josani Gomes DeEste trabalho aborda de forma crítica o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, desde uma perspectiva da medicalização da educação e da infância, a partir de uma pesquisa autobiográfica sobre o tema. O TDAH é considerado um transtorno de causa genética, caracterizado por comportamento de distração, agitação, hiperatividade, impulsividade e esquecimento. O principal objetivo da pesquisa é analisar a história vivenciada por mim, pedagoga em formação e mãe de uma criança diagnosticada com TDAH, aos 5 anos de idade, a fim de compreender o processo de medicalização que Eloá viveu e os seus impactos em nossas vidas. Como metodologia utilizamos a pesquisa autobiográfica, buscando compreender a medicalização da educação e da infância através das nossas vivências. Adotamos os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, com o intuito de se obter formação teórica sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e sobre medicalização da educação e da infância, além de narrativas (auto)biográficas, que sistematizam nossas vivências de uma família diagnosticada com TDAH e os desdobramentos disso no meu processo formativo. A sistematização da minha experiência, enquanto mãe de Eloá, do seu nascimento ao diagnóstico e o impacto que o mesmo teve na vida da minha filha, foi o ponto de partida para analisar esse caso de medicalização da educação e da infância, a luz da literatura sobre a temática. Compreendemos o TDAH enquanto um diagnóstico controverso, que pode servir para esconder problemas sociais e do sistema educacional, como resultado da medicalização da educação. Apontamos as contribuições que essa pesquisa, o meu processo formativo, os estágios e os debates críticos que tive sobre o TDAH e a medicalização, contribuíram para minha formação enquanto mãe e professora. Por fim, entendemos que esta pesquisa contribui para a auto(avaliação) dos profissionais da educação acerca dos enfrentamentos do processo ensino/aprendizagem, lhes permitindo repensar sua prática, a fim de não contribuir para o aumento dos números de diagnósticos de transtornos e desconstruir essa formação social vigente.Item Relato de experiência da modalidade Futevôlei como prática de atividade física dos praticantes inseridos no Projeto de Extensão Universitária do município de Tocantinópolis - TO.(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-04-23) Conceição, Lourrane Ribeiro daO futevôlei tem o potencial de promover a saúde, aprimorar aspectos como a capacidade cardiorrespiratória e contribuir no fortalecimento do bem-estar psicossocial e da qualidade de vida. Dito isso, este estudo teve como objetivo investigar as implicações do futevôlei na promoção da saúde, da educação e do bem-estar dos participantes do projeto de extensão vinculado à Universidade Federal do Norte do Tocantins. Além disso, foi necessário realizar uma pesquisa exploratória descritiva, que incluiu uma aplicação de questionários on-line com os participantes do projeto de futevôlei da cidade de Tocantinópolis. O estudo adotou uma abordagem dialética e utilizou uma pesquisa qualitativa, com foco na pesquisa exploratória descritiva e na coleta de dados por meio de questionários aplicados via Google Formulários. Os resultados demonstram que o futevôlei é um esporte em intensa expansão, permitindo vivenciar momentos de interação e socialização. A prática do futevôlei oferece uma série de benefícios que contribuem significativamente para o bem-estar físico, mental e social dos praticantes. Dos parâmetros de bem-estar identificados. Concluiu-se que os participantes deste estudo apresentavam níveis suficientes de atividade física através da análise da entrevista semiestruturada aplicada e uma percepção significativa de bem-estar. Evidências indicam que o futevôlei, juntamente com um estilo de vida ativo, desempenha um papel crucial na prevenção de problemas físicos e mentais dos praticantes, promovendo maiores interações interpessoais e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e saúde destes indivíduos.Item Efeito da caminhada orientada ao ar livre na melhora da qualidade do sono em pessoas idosas da Universidade da Maturidade no Norte do Tocantins(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-04-23) Jesus, Diego Alves deO objetivo desse trabalho foi verificar o efeito da caminhada orientada ao ar livre na melhora da qualidade de sono de pessoas idosas da Universidade da Maturidade (UMA)/BICO do Polo de Tocantinópolis. Estudo quase-experimental, composto por 24 pessoas idosas, divididos em dois grupos: 12 no grupo controle (GC) e 12 no grupo intervenção (GI), matriculados no projeto de extensão da UMA/BICO da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Foram coletadas informações sociodemográficas e aplicação dos seguintes instrumentos: Mini Exame do Estado Mental e Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (IQSP), sendo este último administrado nos períodos pré e pós-intervenção. Pessoas idosas do GI foram submetidos a atividades físicas por meio de caminhadas orientadas ao ar livre, realizadas duas vezes por semana, de outubro a dezembro de 2024, totalizando 6 semanas de intervenção. Para a análise dos dados, foram utilizados testes qui-quadrado de Pearson, Exato de Fisher, análise de variância multivariada para medidas repetidas (MANOVA) e teste de Lambda de Wilks, com nível de significância p ≤ 0,05. O GI apresentou diminuição nos escores do IQSP (p < 0,001). Portanto, a caminhada orientada ao ar livre no GI atenuou melhora na qualidade do sono de pessoas idosas da UMA/BICO.Item Desenvolvimento motor em crianças pré-escolares com transtorno do espectro autista e sua relação no acompanhamento específico de profissionais de Educação Física: uma revisão integrativa(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-04-23) Hellen Regina Marques BandeiraIntrodução: O presente artigo explora o desenvolvimento motor de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a relação com práticas mais eficazes e inclusivas na Educação Física, visando beneficiar uma parte específica da população. Objetivo: investigar como atividades realizadas com o acompanhamento de profissionais de Educação Física pode influenciar o desenvolvimento motor de crianças em idade pré-escolar diagnosticadas com TEA. Métodos: Foi uma revisão integrativa, permitindo a síntese e análise do tema, incluindo estudos experimentais e não experimentais. Foi realizada uma busca nas bases de dados Scielo, Google Scholar e PubMed no período de maio a junho de 2024 e selecionados artigos publicados no período de 201 2, 2016 e 2018; os critérios de seleção de estudos foram: ensaios clínicos randomizados e não randomizados, ensaios comunitários e estudos que utilizaram alguma intervenção com atividade física com crianças com TEA em idade pré-escolar, cuja amostra fossem crianças, de 3 e 5 anos de idade. As palavras-chaves foram , Resultados: Observou-se que essas crianças frequentemente apresentavam atrasos na coordenação motora fina e grossa, além de dificuldades relacionadas ao equilíbrio e às praxias. Conclusão: atividades rítmicas melhoram significativamente as habilidades motoras; Atividades sensoriais e o uso de trampolins ajudam a melhorar o desenvolvimento social de crianças com TEA e hiperatividade.Item Voleibol escolar em Tocantinópolis: Estudo sobre o processo de desenvolvimento e benefícios da prática(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-04-14) Sousa, Anderson Filiphe Costa deO voleibol é uma prática esportiva que expande as dimensões do desenvolvimento físico e abrange aspectos relacionados ao desenvolvimento integral de seus praticantes. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo é compreender como o voleibol impacta os estudantes em múltiplas dimensões e como objetivos específicos busca-se analisar a frequência e a qualidade da prática nas aulas de Educação Física, o engajamento dos estudantes, os desafios enfrentados e os benefícios percebidos. Esta é uma pesquisa, descritiva de natureza qualitativa, realizada em uma escola pública, com estudantes de 15 a 17 anos. Para a coleta de informações, utilizou-se observação participante e aplicação de questionários abertos, a análise das informações aconteceu por meio da análise de conteúdo. Este estudo buscou compreender as percepções dos estudantes do ensino médio sobre os benefícios da prática do voleibol no contexto escolar, com ênfase no desenvolvimento físico, motor e social. Como resultados, observa - se a importância do voleibol como ferramenta pedagógica e de inclusão social, promovendo o bem-estar e o fortalecimento de habilidades essenciais para os jovens.A prática do voleibol no ambiente escolar se mostra como uma ferramenta pedagógica poderosa, contribuindo para o crescimento físico, social e emocional dos estudantes. Além disso, destaca-se como uma atividade significativa para o cotidiano dos jovens, promovendo bem-estar e integração social.Item Mapeamento histórico da fanfarra municipal de São João do Paraíso – MA: trajetória e transformações (1983-2024)(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-04-14) Miranda, Guilherme Queiroz deEste trabalho tem como objetivo principal mapear o processo histórico da Fanfarra Municipal de São João do Paraíso - MA e as transformações que aconteceram ao longo dos anos. Os objetivos específicos incluem identificar os impactos da fanfarra na comunidade, fazendo relação com a história de vida dos alunos enquanto parte fundamental em todas as fases de construção da mesma, investigar a participação no processo de construção da fanfarra em gestões diferentes e o que isso implica para a fanfarra e a comunidade escolar do município, analisar imagens que possam servir como dados para o mapeamento de como se iniciou o processo histórico da fanfarra no município de São João do Paraíso - MA. A pesquisa teve viés qualitativo para alcançar as metas acima expostas, os dados coletados foram através de entrevistas semiestruturadas, análise de fotografias e relato de vivências dos entrevistados. Ao final obteve-se como resultado um resgate histórico da prática musical no município que é a fanfarra municipal e a relação da juventude com essa prática ao longo dos anos. Dessa forma, os resultados desse mapeamento contribuem para identificação e análise das práticas pedagógicas voltadas para o ensino coletivo de música, a história de vida e memórias dos envolvidos, em especial a Fanfarra Municipal de São João do Paraíso-Ma (FAPAM).Item lém das mãos: teatro de bonecos no desenvolvimento educacional de pessoas com deficiência na APAE de Tocantinópolis(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-04-14) Silva, Rayana Kelly Lima DaEste trabalho de conclusão de curso (TCC) consiste no relatório de uma ação de extensão desenvolvida através de oficinas de teatro de bonecos de meias na APAE de Tocantinópolis/TO. Com o intuito de realizar tais oficinas com ênfase na integração entre a arte e a diversidade, a ação promoveu diálogo com alunos/as e educadores/as, permitindo observar a participação dos/as envolvidos/as e destacar a importância da ação no processo educativo, especialmente na criação dos bonecos e sua manipulação. Além disso, a atividade estimulou a interação social e a cooperação com os/as alunos/as. A partir das minhas observações, pude contribuir de forma ativa e, ao mesmo tempo, aprender com a oficina. Essa, conforme as declarações pronunciadas ao final das oficinas, foi uma experiência rica, especialmente para mim, que tive a oportunidade de atuar como mediadora desse processo.Item Escolas Vivas da Aldeia Cipozal: conhecimentos sobre o território(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-04-14) Krikati, Alcides CarvalhoEu sou um indígena Krikati morando em território Apinajé. Neste memorial, eu reflito sobre a organização do tempo da Aldeia Cipozal a partir do trabalho com as plantas, da história da comunidade, da Escola e da Associação, para contribuir com a escola diferenciada e com a universidade. Também escrevo, como eu sinto a universidade e os meus principais desafios como um estudante indígena na Educação do Campo. No primeiro capítulo, apresento a Aldeia Cipozal hoje, falo da escola e da associação. Busquei refletir sobre a história de origem da Aldeia, as atividades que ocorrem ao longo no ano e como eu sinto a Aldeia a partir dos sentidos e sentimentos. No segundo capítulo trago as Escolas Vivas da Aldeia Cipozal nos conhecimentos sobre as plantas, apresento as experiências da Aldeia sobre “roça de toco”, “roçar mato”, “brocar as matas”, “derribada de roça”, “derribada de matas” e os conhecimentos dos mais velhos sobre as plantas do Cerrado.Item História de vida: luta e resistência das mulheres quebradeiras de coco babaçu do Povoado Passarinho. Tocantinópolis – TO(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-03-26) Santos, Raimunda Pereira do NascimentoEsta pesquisa tem como objetivo, analisar através das histórias de vida, de mulheres quebradeiras de coco babaçu, no povoado Passarinho – TO, a relação entre luta, resistência e trabalho. Constata-se que no povoado a atividade da quebra do coco está cada vez mais escassa, dado o cerceamento cada vez maior de grandes proprietários de terra. Mesmo a quebra do coco babaçu sendo uma prática protegida pela Lei do Babaçu Livre, que proíbe a derrubada das palmeiras e permite o livre acesso das quebradeiras aos babaçuais, que na realidade no Povoado Passarinho não vem sendo cumprida. Nesse sentido, esse trabalho busca compreender quais as dificuldades que as mulheres quebradeiras de coco babaçu do Povoado Passarinho têm enfrentado na busca pelo coco tendo em vista a importância da manutenção desta atividade para a sobrevivência de muitas famílias. Como recursos metodológicos a pesquisa utilizou bibliografias sobre o tema, pesquisa de campo, com observação participante e entrevistas. A história oral, foi o método de análise deste trabalho. Como resultados, espera-se contribuir para a reflexão sobre a privatização da terra, e as dificuldades encontradas pelas mulheres na busca pelo fruto e a quem autorize sua entrada para juntar e quebrar o coco.Item História de vida: luta e resistência das mulheres quebradeiras de coco babaçu do povoado Passarinho. Tocantinópolis – TO(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-03-20) Santos, Raimunda Pereira do NascimentoEsta pesquisa tem como objetivo, analisar através das histórias de vida, de mulheres quebradeiras de coco babaçu, no povoado Passarinho – TO, a relação entre luta, resistência e trabalho. Constata-se que no povoado a atividade da quebra do coco está cada vez mais escassa, dado o cerceamento cada vez maior de grandes proprietários de terra. Mesmo a quebra do coco babaçu sendo uma prática protegida pela Lei do Babaçu Livre, que proíbe a derrubada das palmeiras e permite o livre acesso das quebradeiras aos babaçuais, que na realidade no Povoado Passarinho não vem sendo cumprida. Nesse sentido, esse trabalho busca compreender quais as dificuldades que as mulheres quebradeiras de coco babaçu do Povoado Passarinho têm enfrentado na busca pelo coco tendo em vista a importância da manutenção desta atividade para a sobrevivência de muitas famílias. Como recursos metodológicos a pesquisa utilizou bibliografias sobre o tema, pesquisa de campo, com observação participante e entrevistas. A história oral, foi o método de análise deste trabalho. Como resultados, espera-se contribuir para a reflexão sobre a privatização da terra, e as dificuldades encontradas pelas mulheres na busca pelo fruto e a quem autorize sua entrada para juntar e quebrar o coco.