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Navegando por Autor "BARBOSA, Brenda dos Santos"

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    O PIBID na formação integral/política do professor de Química e suas contradições no âmbito da Universidade Federal do Norte do Tocantins
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) BARBOSA, Brenda dos Santos
    Este trabalho teve como objetivo geral entender como as experiências do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) contribuíram para a formação integral/política do professor de Química na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Além disso, buscamos trazer discussões para provocar reflexões no campo da formação de professores de Química a respeito das políticas hegemônicas de formação de professores e a importância da Iniciação à Docência (ID) pautada no desenvolvimento integral/político do educador. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo do tipo estudo de caso, na qual a coleta de dados aconteceu por meio de um grupo focal constituído por ex-pibidianos. Para análise dos dados utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2007), culminando em quatro categorias criadas após o processo de unitarização, são elas: 1) Influências do PIBID; 2) Introdução aos saberes docentes; 3) O ser professor; 4) Interação universidade e escola. Por meio da investigação desenvolvida e aqui apresentada, conclui-se que o PIBID tem importante função na formação inicial do professor, principalmente em seu papel de incentivar a formação docente, de proporcionar que os licenciandos tenham um contato com a escola e em propor atividades/ações que possibilitam vivências e experiências de práticas docentes. Outro fato observado por meio das falas dos contribuintes da pesquisa é a interação entre a universidade e a escola, que talvez por conta da pandemia deixou a desejar, os ex-pibidianos evidenciaram que o contato era mais dos graduandos com a escola do que a escola com a universidade. Apesar desses apontamentos, o foco central foi investigar a formação integral/política do professor por meio do PIBID/Química. Nesta perspectiva, há progressos a serem feitos. O PIBID como meio de elevar a qualidade da formação inicial de professores precisa incluir em suas exigências de projetos/subprojetos ações e atividades de viés políticos, que dêem conta da formação integral do professor, desde o desenvolvimento de metodologias, métodos e práticas docentes ao desenvolvimento real do professor, de modo que ele entenda o papel e objetivo da educação e o seu papel como educador, para além da superfície.

Projeto mantido pela Coordenação de Sistemas de Informações Gerenciais (STI) - Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

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