Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Tudo no DSpace
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "COELHO, Núbia Challine de Oliveira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    Memes de cavaleiros medievais e extrema direita (2016-2023): discussões sobre possibilidades e desafios do ensino de História medieval
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) COELHO, Núbia Challine de Oliveira
    A ascensão da extrema direita desde a segunda década do século XXI tem despertado o interesse de estudiosos em várias áreas de pesquisa, como política, filosofia, sociologia, comunicação e na educação. A partir de três grandes eixos temáticos estruturais - ensino de História Medieval, memes de cavaleiros medievais e extrema direita (que no Brasil teve avanço significativo a partir de 2016) -, busca-se refletir sobre uma das faces dessa ascensão, que se apresenta nos corredores de uma escola pública de Ensino Médio, em Palmas/TO: a retomada do interesse por assuntos medievais por parte dos jovens e a existência de memes de internet com a temática do cavaleiro medieval, eivada de inferências da extrema direita. O fascínio por elementos medievais não é exclusivo de jovens do século XXI, nem mesmo a utilização desses elementos por grupos políticos. Entretanto, o mundo da Web 3.0 (alguns já falam da 4.0) tem se tornado o ambiente em que estudantes buscam se informar e através dele circulam os memes. Por conseguinte, por meio desse trabalho, busca-se compreender os possíveis impactos da presença de memes de cavaleiros medievais associados às ideias da extrema direita na construção do conhecimento sobre a Idade Média e os cavaleiros medievais em estudantes da aludida escola. Orientada pela metodologia da pesquisa-ação (Thiollent; Colette, 2014) a pesquisa empírica partiu da análise das concepções dos estudantes acerca da Idade Média e, em particular, dos cavaleiros medievais, com o intuito de construir um quadro comparativo e de coletar informações que constituirão as fontes de pesquisa. Para tanto foram organizadas oficinas e um questionário estruturado por meio do Formulário Google. As oficinas foram pensadas com base nos pressupostos da aula oficina (Barca, 2004), e aula histórica (Barca, 2012; 2018), bem como na ideia de literacia histórica (Lee, 2006). Assim serão trabalhados os memes da internet sobre cavaleiros medievais (selecionados entre os que circularam entre 2016 e 2023, com o ex presidente da República, Jair Bolsonaro, como protagonista) veiculados e/ou produzidos por perfis associados à extrema direita brasileira) e os dados analisados à luz do conceito de consciência histórica (Rüsen, 2001). Como fruto da pesquisa foi elaborada a “Proposta de ação docente”, em forma de e-book de livre acesso, com sugestões para que profissionais de ensino possam conhecer as atividades desenvolvidas e replicá-las, caso desejarem, em suas respectivas realidades.

Projeto mantido pela Coordenação de Sistemas de Informações Gerenciais (STI) - Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Enviar uma sugestão
Logo do repositório COAR Notify