Navegando por Autor "COSTA, Priscila Venâncio"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Educação-cartografia(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) COSTA, Priscila VenâncioO objetivo desse estudo foi encontrar, nos escritos filosóficos de Gilles Deleuze, de Félix Guattari e de Gilbert Simondon, caminhos para vivenciar a cartografia como prática pedagógica para uma experimentação transdutiva nos processos de alfabetização e letramento. Para sua materialização, além da realização de estudos coletivos entre acadêmicos e professores da Universidade Federal do Norte do Tocantins e professores da educação básica, também foi realizada uma pesquisa de campo na Escola Municipal Maria da Conceição Costa Luz, situada em Araguaína- TO. A metodologia adotada foi a cartografia social, oriunda dos escritos de Gilles Deleuze e Félix Guattari, sendo que o principal suporte teórico utilizado para fundamentação metodológica foi o livro Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade, um compilado de artigos e estudos organizados por Eduardo Passos, Virgínia Kastrup e Liliana da Escóssia. A proposta sugere caminhos para repensar a alfabetização e o letramento sob uma ótica desterritorializada(ante) das práticas e discursos voltados para uma concepção representativa da língua escrita, especialmente daqueles mobilizados por intermédio das lógicas clássicas de raciocínio: dedução e indução. O estudo culminou na elaboração de pistas teóricas que apontam não para um método definido e aplicável às ensinanças linguísticas, mas para a necessidade de perceber a virtualidade da epistemologia transdutiva e permiti-la como possibilidade através das práticas de escrileituras.