Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Tudo no DSpace
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "CRUZ, Lisbeth Cabral Barbosa"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    Uma análise do atendimento educacional a alunos imigrantes venezuelanos
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) CRUZ, Lisbeth Cabral Barbosa
    Esta dissertação tem como objetivo examinar o acolhimento e a integração dos alunos imigrantes venezuelanos na escola pública municipal de Araguaína – Tocantins, identificando desafios e estratégias pedagógicas utilizados para facilitar a inclusão e o sucesso acadêmico. A pesquisa foi bibliográfica e de campo e adotou uma abordagem qualitativa e descritiva, proporcionando uma compreensão detalhada das experiências dos participantes no ambiente escolar. O público-alvo incluiu professores e coordenadores das séries iniciais do Ensino Fundamental, diretamente envolvidos com os alunos imigrantes. Foram utilizadas técnicas de coleta de dados como observação participante, análise documental e aplicação de questionário semiestruturado com perguntas fechadas. A coleta de dados ocorreu ao longo de sete meses, de setembro de 2023 a março de 2024. Os resultados indicaram que, embora a escola tenha desenvolvido diversas estratégias para integrar os alunos venezuelanos, ainda enfrenta desafios significativos relacionados a barreiras linguísticas, adaptação cultural e recursos pedagógicos limitados. Os professores desempenham um papel essencial na implementação de práticas inclusivas, mas necessitam de mais apoio e formação específica. Os coordenadores pedagógicos destacaram a importância de políticas educacionais mais robustas e maior colaboração entre a escola e as famílias dos alunos imigrantes. Conclui-se que, apesar das dificuldades, há um compromisso significativo da escola em promover a inclusão e o sucesso acadêmico dos alunos imigrantes venezuelanos. As discussões incluem programas de formação continuada para professores, desenvolvimento de materiais didáticos bilíngues e iniciativas que fortaleçam a relação escola-comunidade. Este estudo contribui para a compreensão das práticas e desafios da educação inclusiva em contextos de migração, oferecendo insights valiosos para a melhoria das políticas e práticas educacionais.

Projeto mantido pela Coordenação de Sistemas de Informações Gerenciais (STI) - Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Enviar uma sugestão
Logo do repositório COAR Notify