Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Tudo no DSpace
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Fernandes, Maria Anita Pereira Pires"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    O uso de chromebooks como estratégia de ensino por professores da rede estadual do município de Tocantinópolis
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-03-12) Fernandes, Maria Anita Pereira Pires
    Este trabalho aborda a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no contexto educacional, com foco específico no uso dos Chromebooks distribuídos pelo Governo Estadual do Tocantins para os alunos do Ensino Médio. A temática central é a efetivação de práticas pedagógicas dinâmicas e tecnológicas nas escolas, em um cenário onde os alunos são considerados nativos digitais. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas com professores da rede estadual de ensino de Tocantinópolis/TO como principal técnica de coleta de dados. O estudo foi estruturado para identificar as práticas pedagógicas que podem ser implementadas com o uso dos Chromebooks, bem como avaliar os benefícios e desafios associados ao uso dessas tecnologias na sala de aula. O referencial teórico está fundamentado em autores que discutem a importância das TDIC na educação, como Moran (2000), além das diretrizes curriculares nacionais que incentivam a integração dessas tecnologias nos planos pedagógicos. Os resultados indicam que, embora as escolas tenham avançado na incorporação das tecnologias digitais em seus planos pedagógicos, ainda há um longo caminho a ser percorrido em termos de formação docente e infraestrutura escolar. Os Chromebooks mostraram-se ferramentas valiosas para promover um ensino mais interativo e centrado no aluno, proporcionando uma aprendizagem mais significativa e reflexiva. No entanto, o sucesso dessas iniciativas depende de um suporte contínuo e da capacitação dos professores para integrar efetivamente esses dispositivos em suas práticas pedagógicas.

Projeto mantido pela Coordenação de Sistemas de Informações Gerenciais (STI) - Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Enviar uma sugestão
Logo do repositório COAR Notify