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Navegando por Autor "GUEDES , Fernando Eustáquio"

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    Tradutores e intérpretes da Libras e da Língua Portuguesa: Reflexões sobre a necessidade de formações especializadas na região Norte brasileira
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) GUEDES , Fernando Eustáquio
    O presente estudo inovou ao realizar o primeiro mapeamento da realidade dos TILSP em atuação nos sete estados da região Norte. Para isto, foi preciso investigar as especificidades da atuação dos TILSP na região Norte, identificando e discutindo as implicações de suas experiências para a construção de componentes curriculares mais adequados aos futuros cursos de Bacharelado em Letras Libras, sendo esse o objetivo geral. E os objetivos específicos foram, i) Fazer o levantamento da produção acadêmica sobre a representação dos TILSP da região Norte considerando pesquisas desenvolvidas (2000-2024) por autores vinculados a curso de graduação das universidades nortistas que oferecem a Licenciatura ou o Bacharelado em Letras Libras e os Programas de pós-graduação – stricto sensu de instituições de ensino disponíveis na BDTD; ii) Realizar o mapeamento das teses e dissertações sobre os ETILS da região Norte; iii) Caracterizar o perfil pessoal, acadêmico e profissional dos TILSP da região Norte, e, por fim, iv) Propor um conjunto de direcionamentos para a construção ou reformulação de componentes curriculares atuais, inovadores e pertinentes aos cursos de Bacharelado em Letras Libras, considerando as especificidades e demandas da região Norte do Brasil, onde a expansão desses cursos é fundamental para o fortalecimento dos TILSP enquanto categoria profissional. Através de um estudo misto, que combinou a pesquisa bibliográfica e documental, a Revisão Sistemática da Literatura (RSL), a pesquisa Survey que contou com o envolvimento dos TILSP do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e, com um relato de experiência sobre a proposição de um curso de Bacharelado em Letras Libras na modalidade de educação a distância. A pesquisa analisou os desdobramentos do instrumento legal de 2002 e 2005, como a criação do Exame ProLibras e a oferta dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Letras Libras. Tomou-se como base os aportes legislativos (Brasil, 2002: 2005; 2010: 2023) e, os seguintes autores, Quadros e Karnopp (2004), Rosa (2005), Pereira (2008), Quadros (2009), Rodrigues (2010), Santos (2010), Quadros e Stumpf (2014), Rodrigues e Beer (2015), Guedes (2020), Albres e Jung (2023), Vilaça-Cruz (2023), Parente Junior (2024), dentre outros. O estudo documental teve como foco a análise aprofundada dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) do Letras Libras, tanto as Licenciaturas quanto o Bacharelado, em 9 universidades públicas da região Norte. Entre os principais resultados desta pesquisa, destaca-se: i) a realização do primeiro mapeamento abrangente dos TILSP da região Norte do Brasil, com a participação de profissionais de todos os estados, o que permitiu uma visão geral da categoria na região; ii) a RSL sobre a atuação dos TILSP na região Norte, com base em uma análise aprofundada de 2 artigos científicos, 24 Trabalhos de Conclusão de Curso, 12 dissertações e 1 tese, que possibilitou identificar os principais desafios, experiências e características dos profissionais; iii) a descrição detalhada do perfil dos TILSP da região Norte, considerando aspectos como faixa etária, idade em que iniciaram o aprendizado da Libras, tempo de experiência como TILSP, nível de escolaridade e remuneração, contribuindo para um melhor entendimento das particularidades da categoria na região; e iv) a apresentação de uma proposta concreta e viável para a criação de cursos de Bacharelado em Letras Libras nos estados da região Norte, visando fortalecer os profissionais em atuação e formação de novos TILSP para atender à crescente demanda da região. Diante dos resultados apresentados, sugere-se que futuras pesquisas aprofundem a análise dos dados coletados, explorando novas perspectivas teóricas, metodológicas e contribuindo assim para o avanço do conhecimento sobre os Estudos da Tradução e da Interpretação das Línguas de Sinais em contextos específicos.

Projeto mantido pela Coordenação de Sistemas de Informações Gerenciais (STI) - Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

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