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Navegando por Autor "Hellen Regina Marques Bandeira"

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    Desenvolvimento motor em crianças pré-escolares com transtorno do espectro autista e sua relação no acompanhamento específico de profissionais de Educação Física: uma revisão integrativa
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-04-23) Hellen Regina Marques Bandeira
    Introdução: O presente artigo explora o desenvolvimento motor de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a relação com práticas mais eficazes e inclusivas na Educação Física, visando beneficiar uma parte específica da população. Objetivo: investigar como atividades realizadas com o acompanhamento de profissionais de Educação Física pode influenciar o desenvolvimento motor de crianças em idade pré-escolar diagnosticadas com TEA. Métodos: Foi uma revisão integrativa, permitindo a síntese e análise do tema, incluindo estudos experimentais e não experimentais. Foi realizada uma busca nas bases de dados Scielo, Google Scholar e PubMed no período de maio a junho de 2024 e selecionados artigos publicados no período de 201 2, 2016 e 2018; os critérios de seleção de estudos foram: ensaios clínicos randomizados e não randomizados, ensaios comunitários e estudos que utilizaram alguma intervenção com atividade física com crianças com TEA em idade pré-escolar, cuja amostra fossem crianças, de 3 e 5 anos de idade. As palavras-chaves foram , Resultados: Observou-se que essas crianças frequentemente apresentavam atrasos na coordenação motora fina e grossa, além de dificuldades relacionadas ao equilíbrio e às praxias. Conclusão: atividades rítmicas melhoram significativamente as habilidades motoras; Atividades sensoriais e o uso de trampolins ajudam a melhorar o desenvolvimento social de crianças com TEA e hiperatividade.

Projeto mantido pela Coordenação de Sistemas de Informações Gerenciais (STI) - Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

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