Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Tudo no DSpace
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "NETO, Dório Macedo dos Santos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    O Avesso da pele: contribuições da semiótica para leitura literária na EJA
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) NETO, Dório Macedo dos Santos
    Esta dissertação sistematiza um projeto de práticas de leituras com estudantes da modalidade EJA, constituindo a sala de aula como uma comunidade de leituras e sentidos compartilhados. As ações propostas foram definidas pelos objetivos: i. refletir sobre a EJA a partir das políticas públicas vigentes, com atenção ao contexto do Tocantins; ii. mobilizar de forma interdisciplinar abordagens teórico-práticas da literatura, da linguística aplicada e da semiótica didática para proposições práticas que envolvam a leitura; iii. analisar um romance que tematiza, entre outros temas, o preconceito racial, a história de vida e da formação escolar; iv. propor um projeto de leitura que tome como eixo central o texto literário. Privilegiamos como central para a proposta de leitura literária o romance O avesso da pele, de Jeferson Tenório (2020), em torno do qual foram estabelecidas propostas de pré-leitura, para a leitura propriamente dita, e de pós-leitura, sistematizadas no produto final, todas elas entrelaçadas com outros textos e propostas de escrita. Esta dissertação, como estudo de caso e de natureza qualitativa, visa, pois, a partir da vivência no chão da escola e atenta aos desafios que ali vivenciamos, apresentar uma proposta pedagógica, sistematizada em um Caderno Pedagógico de Literatura (Apêndice), resultante do esforço de mobilizar no campo prático o que se foi fundamentando no campo teórico do mestrado ofertado pelo PROFLETRAS. As leituras que guiaram as reflexões e a propostas de cunho teórico-prático fundamentam-se nos estudos freirianos sobre a educação de jovens e adultos, nos estudos da literatura que tematizam a formação de leitores e na semiótica discursiva aplicada ao ensino.

Projeto mantido pela Coordenação de Sistemas de Informações Gerenciais (STI) - Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Enviar uma sugestão
Logo do repositório COAR Notify