Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Tudo no DSpace
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "NEVES, Jader Luiz Gama das"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    Tinha uma pandemia no meio do caminho: uma investigação sobre as manifestações emocionais dos estudantes de ensino médio da Escola Técnica Federal de Araguatins-TO
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) NEVES, Jader Luiz Gama das
    Esta tese apresenta pesquisa de doutorado a respeito das manifestações emocionais dos estudantes de ensino médio de escola técnica federal situada em Araguatins-TO durante o ensino remoto. O objetivo geral da pesquisa é investigar se o ensino remoto ofertado aos estudantes de ensino médio da escola técnica federal de Araguatins-TO durante a pandemia de Covid-19 influenciou na manifestação de emoções negativas. Os objetivos específicos são i) analisar as tecnologias utilizadas pelos estudantes do ensino médio da escola técnica federal durante o ensino remoto – plataforma Google Classroom, aplicativo de conversa e outros – e sua influência no aprendizado durante o ensino remoto; ii) observar como ocorreu o aprendizado de Língua Inglesa durante o ensino remoto, contando com o uso das TICs sendo material de apoio; iii) classificar as emoções estudantis de acordo com as declarações dos participantes da pesquisa, levando em conta a descrição das respostas registradas em questionários e entrevista; iv) compreender como o trabalho com as habilidades socioemocionais sugeridas na BNCC podem auxiliar no trato das emoções estudantis. A pergunta norteadora da tese é: O ensino remoto ocasionou o surgimento de emoções negativas nos estudantes no processo de ensino/aprendizado de Língua Inglesa e isso, de fato, afetou o aprendizado individual desses estudantes? A metodologia utilizada é a abordagem qualitativa de caráter exploratório. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: dois questionários semiabertos e uma entrevista, todos aplicados para estudantes de ensino médio do curso técnico em Agropecuária e curso técnico em Redes de Computadores. Para o processo de análise de dados foi escolhida a análise de conteúdo, de Bardin (2011). Dando suporte teórico a esta tese tivemos autores de áreas diversas, entre eles: Bakhtin (2000); Mignolo (2018), Pennycook, (2006), Rojo (2013), Vigotski (2010). Os resultados nos permitiram inferir que o ensino remoto, assim como a pandemia de Covid-19, ocasionou emoções negativas nos estudantes.

Projeto mantido pela Coordenação de Sistemas de Informações Gerenciais (STI) - Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Enviar uma sugestão
Logo do repositório COAR Notify