Navegando por Autor "OLIVEIRA, Dyone Alves de"
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Item A GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE LEITURA: caminhos, desafios e contribuições(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) OLIVEIRA, Dyone Alves deAs tecnologias vêm ganhando espaço de forma ascendente, seja na vida pessoal do indivíduo ou na coletividade. De fato, a sociedade tem um contato maior, e quase obrigatório, com a cultura digital. Esta ascensão demonstra a necessidade urgente de o contexto educacional aderir ao conjunto de ferramentas que compõem a tecnologia da informação. Com base nesta premissa, e com foco em uma leitura de qualidade, e com as diversas dificuldades enfrentadas pela comunidade escolar, principalmente nas séries iniciais, esta dissertação visa abordar os desafios, caminhos e contribuições da ̳gamificação‘ no processo de leitura, em uma escola municipal do interior do estado do Tocantins. Portanto, partimos da concepção que a ̳gamificação‘ é um caminho de e para contribuições neste processo, uma vez que envolve elementos que fazem parte do dia a dia dos estudantes. Nesse sentido, esta pesquisa objetivar e conhecer quais são as perspectivas teóricas sobre leitura e ̳gamificação‘; compreender quais são os desafios e contribuições do ato lúdico oferecido por essa prática no ensino de leitura; e aplicar o produto final, por meio de pesquisa-ação, a ser desenvolvida em turmas de alunos do 5o ano do Ensino Fundamental (EF), da Escola Municipal Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, em Colmeia – TO. Por isso, está pesquisa terá como base teórica livros, dissertações e artigos que foram produzidos com foco na ̳gamificação‘ como contribuição no processo de leitura. O procedimento adotado foi a pesquisa-ação, fundamentada em concepções de leitura de Werbach e Hunter (2012), Larrosa (2012, 2017), Burke (2015), Alves (2015), Fardo (2013a) e Adam Sam Hoffman; com este último tive contato direto, com diálogos que muito ajudaram nesta pesquisa; dentre outros autores. O resultado demonstrou que a ̳gamificação‘ garante a motivação, o engajamento e a interação na compreensão leitora dos estudantes.