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Navegando por Autor "SANTOS, Frank de Sousa"

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    O pensamento complexo e as práticas pedagógicas de língua portuguesa: um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Luís Magno de Araújo, em Parauapebas/PA
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) SANTOS, Frank de Sousa
    Como se desenvolvem as práticas pedagógicas de Língua Portuguesa, à luz do Pensamento do Complexo, na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Luís Magno de Araújo, em Parauapebas/PA? Esta foi a questão-problema que nos moveu em uma pesquisa de abordagem qualitativa, por acreditarmos num construto científico humano e colaborativo. Esta tese, intitulada O Pensamento Complexo e as Práticas Pedagógicas de Língua Portuguesa: um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Luís Magno de Araújo, em Parauapebas/PA, objetivou analisar as práticas pedagógicas de Língua Portuguesa sob a perspectiva do Pensamento Complexo. A Complexidade promove um novo pensar, uma nova forma de ver o mundo e uma nova forma de fazer educação, distanciando-se de um pensamento simplificador, reducionista e excludente. Partindo do propósito de investigação dessas práticas em diversos contextos, metodologicamente, esta pesquisa é um estudo de caso, cujas fontes de evidências para o levantamento de dados foram os documentos, a entrevista, com aplicação do questionário misto, e a observação direta e participante. O referido estudo se alocou nas Turmas de 1o, 2a e 3o Anos do Ensino Médio, sob regência de duas Professoras – Prof.a EC e Prof.o EPSS – que, prontamente, se dispuseram para a colaboração com esta tese. Para embasamento teórico, destacamos os trabalhos, dentre outros, dos autores: Morin (1996; 2000; 2005; 2005; 2015), Moraes (2008; 2011; 2015; 2021), Petraglia (1995; 2006;2013), Antunes (2007; 2009), Bagno (2014; 2015; 2017), Bortoni-Ricardo, 2005), Freire (2014; 2016), Libâneo (2013), Pinho (2017) e Saviani (2012; 2013). Como resultados, ponderamos práticas pedagógicas de Língua Portuguesa, ainda, com viés na Pedagogia Tradicional, enraizada nos princípios de padronização, linearidade, disjunção, reducionismo e hiperfragmentação do Paradigma da Simplificação, como também há práticas relacionadas com a Pedagogia Crítica que redirecionam o seu foco de estudos – o uso real da língua – e recolocando o sujeito da língua – o aprendiz – como precursor da atividade sociocultural da língua/linguagem. Concebemos, nesta tese, uma prática pedagógica complexa de Língua Portuguesa que contribua para o desenvolvimento de competências e habilidade comunicativo-linguísticas necessárias à intervenção do sujeito da língua nos mais diversos contextos de interação sociocomunicativa, rompendo com àquelas práticas tradicionais que apenas memorização regras gramaticais, que valorização a gramática tradicional, excluindo qualquer outra forma de uso da língua, que desenvolvem a leitura e a escrita mecanicamente, somente para a decodificação e codificação e que mantém a oralidade fora do contexto escolar, subutilizando-a em detrimento à rigorosa variação padrão da língua.

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