Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Tudo no DSpace
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SANTOS, Luciene Costa"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    Conhecimentos sobre “conhecimentos profissionais” e “saberes docentes” mobilizados na formação inicial de professores de matemática
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) SANTOS, Luciene Costa
    A formação inicial de professores que ensinam Matemática precisa mobilizar conhecimentos sobre conhecimentos profissionais e saberes docentes necessários ao exercício da docência na Educação Básica. Neste sentido, definimos a seguinte questão de pesquisa: Que conhecimentos são mobilizados quando professores de Matemática, em contexto de formação inicial, estudam sobre conhecimentos profissionais e saberes docentes necessários ao exercício da docência na Educação Básica? Para tanto, objetivamos compreender os conhecimentos mobilizados pelos professores de Matemática, em contexto de formação inicial, quando eles estudam sobre conhecimentos profissionais e saberes docentes necessários ao exercício da docência na Educação Básica. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa participante e foi desenvolvida com 12 professores de Matemática em contexto de formação inicial (licenciandos em Matemática), devidamente matriculados na disciplina de Seminários em Educação Matemática do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Câmpus de Arraias. O material empírico analisado foi produzido a partir de três instrumentos: (a) 12 entrevistas semiestruturas; (b) 12 questionários sobre as temáticas abordadas; e (c) transcrições de 10 aulas síncronas, cada uma com cerca de 200 minutos de duração. As análises foram organizadas em categorias mistas, obtidas a partir da fundamentação teórica e dos registros nos instrumentos de pesquisa. Utilizamos o método de Análise de Conteúdo para analisar o material empírico construído, com o auxílio do software WebQDA. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os professores de Matemática em formação inicial mobilizaram: (i) conhecimentos sobre conhecimentos profissionais; (ii) conhecimentos sobre saberes docentes; e (iii) conhecimentos sobre formação de professores de Matemática. Dessa forma, entendemos que a disciplina de Seminários em Educação Matemática mobilizou conhecimentos que são fundamentais para o exercício da docência na Educação Básica. Como impacto social, esperamos que os cursos de Licenciatura em Matemática incorporem conteúdos teóricos sobre “saberes docentes”, “conhecimentos profissionais” e “formação de professores”, na expectativa de os futuros professores tomarem conhecimento e consciência de que a docência em Matemática precisa ser fundamentada teoricamente. Este impacto visa a transformação de cursos de Licenciatura em Matemática, na perspectiva de mudanças, e que estes possam ser reorganizados em pesquisas sobre/com os próprios professores que ensinam Matemática na Educação Básica.

Projeto mantido pela Coordenação de Sistemas de Informações Gerenciais (STI) - Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Enviar uma sugestão
Logo do repositório COAR Notify