Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Tudo no DSpace
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SANTOS, Vangela Azevedo dos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    Saberes docentes de professores de matemática nos anos finais do ensino fundamental
    (2023) SANTOS, Vangela Azevedo dos
    Enveredar-se pelo campo dos saberes docentes é uma tarefa complexa, que nos leva a realizar constantes reflexões quanto ao nosso percurso formativo e profissional, imbricado pelos contextos nos quais estávamos/estamos inseridos, especialmente quando conseguimos nos enxergar em vários momentos, por meio de vozes e práticas de docentes que constituem suas ações pedagógicas e didáticas com o ensino e aprendizagem da Matemática, tanto na Educação Superior quanto na Educação Básica. A esse respeito, no sentido de evidenciar os saberes docentes dos professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental, nos questionamos: Que saberes docentes os professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental mobilizam durante suas práticas docentes? Para tanto, objetivamos: compreender os saberes docentes ressignificados na prática dos professores de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental. No intuito de atender às intenções desta investigação, utilizamos a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa participante, tendo como técnica de recolha de informações a entrevista individual, complementada com observação participante, Diário de campo e gravação de voz. Para isso, contamos com a participação de três professores de Matemática, que atuam no Colégio Campos Brasil, unidade escolar da rede pública estadual da cidade de Araguaína, estado do Tocantins. Para a análise das entrevistas realizadas com estes professores e das observações inerentes às atividades docentes, utilizamos a Análise Textual Discursiva, levando em consideração os elementos: unitarização, categorização e comunicação, que propiciaram a construção das seguintes categorias: (i) Da opção pela docência à constituição de saberes docentes na formação inicial; (ii) Saberes docentes constituídos, mobilizados e ressignificados com as práticas em sala de aula; e (iii) Saberes docentes da experiência e suas implicações na busca de desenvolvimento profissional e melhoria do ensino de Matemática. Os resultados permitiram relacionar a atuação dos professores participantes em sala de aula com os estudantes, durante o processo de ensino e de aprendizagem de Matemática, com a mobilização de saberes, tanto os advindos de seus contextos, realidades e interesses pessoais quanto os provenientes da formação inicial. Assim, entendemos a prática docente desses professores como um movimento formativo e catalisador de saberes que os direcionam e os constituem como professores, reflexivo na atividade docente, corroborando, ainda, com o desenvolvimento profissional de ser e estar professor de Matemática nos espaços da escola e do ensino.

Projeto mantido pela Coordenação de Sistemas de Informações Gerenciais (STI) - Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Enviar uma sugestão
Logo do repositório COAR Notify