Navegando por Autor "SILVA, Alinny Alves da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Influência da prática pedagógica no processo de aprendizagem dos estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental(2024-12-05) SILVA, Alinny Alves daNesta pesquisa, investigamos as influências das práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes nos anos finais do ensino fundamental. A escolha do tema que deu origem a este trabalho surgiu após as observações das aulas, proporcionadas pelo Estágio Supervisionado III, no curso de Letras da Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT, em que foi possível perceber as influências que as práticas pedagógicas exercem sobre a aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental - anos finais, os quais apresentam características e demandas bastante peculiares no que diz respeito a apropriação do conhecimento, sobretudo por se tratar de crianças e jovens da escola pública, sendo, portanto, estudantes de baixa renda, com dificuldades financeiras, falta de acompanhamento em relação as atividades escolares, pouca leitura, dentre outros. Com base nisso, elaboramos nosso problema de pesquisa a fim de respondermos a seguinte questão: as práticas pedagógicas dos professores, nos anos finais do ensino fundamental, podem influenciar no processo de aprendizagem dos estudantes? Nossa hipótese é que as práticas pedagógicas podem sim influenciar no processo de aprendizagem dos estudantes. Para isso, valemo-nos de um estudo de natureza bibliográfica (Marconi, Lakatos, 2021), à luz das teorizações de Brasil (1996, 2016, 2018), Franco (2012), Freire (1987), Libâneo (1985, 1990, 1994), Garrido (2005), entre outros autores, que nos possibilitaram realizar considerações sobre as práticas pedagógicas. A pesquisa tem por objetivo geral analisar a influência da prática pedagógica no processo ensino e aprendizagem dos anos finais do ensino fundamental. E como objetivos específicos: (a) Identificar práticas pedagógicas e metodologias de ensino que contribuem para a aprendizagem dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental; (b) Verificar os principais desafios dos professores dos anos finais do ensino fundamental em relação ao desenvolvimento da prática pedagógica na atualidade. A pesquisa resultou em considerações de que as práticas pedagógicas influenciam no processo de aprendizagem dos estudantes nos anos finais do ensino fundamental à medida que, reconhecendo as dificuldades referentes aos diferentes fatores que interferem no processo de aprendizagem dos estudantes, propõem-se a metodologias e atividades interativas, aulas dialógicas e contextualizadas nas quais os estudantes se sintam ativos no processo e acolhidos pelo professor. Além disso, a pesquisa constatou que as práticas pedagógicas na atualidade apresentam novos desafios em relação ao envolvimento dos estudantes no processo de construção do conhecimento, tendo em vista a presença de fatores como: uso do celular, redes sociais, internet, entre outros que dispersam a atenção dos estudantes, no momento das aulas.