Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Tudo no DSpace
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SILVA, Moura da silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    Acesso à educação: ações promovidas aos imigrantes venezuelanos Warao pela gestão municipal de Araguaína/TO
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) SILVA, Moura da silva
    A presente pesquisa, objetiva analisar as ações que a prefeitura de Araguaína empreende na condição de cidade média voltada para os indígenas venezuelanos Warao como coletividade na cidade de Araguaína-TO, verificando a promoção de acesso educacional para crianças e adolescentes Warao em relação às suas necessidades e à acolhida conforme a Lei n° 13.445, de 24 de maio de 2017. Será adotada a filiação teórica que fundamenta a pesquisa, embasada nos conceitos desenvolvidos por Amartya Sen (2010) e Saskia Sassen (1998, 2016). Amartya Sen, em sua teoria do desenvolvimento como liberdade, oferece uma perspectiva que destaca a importância da expansão das liberdades reais como medida do desenvolvimento humano, enfatizando o papel crucial da dignidade e da segurança para todos os indivíduos (Sen, 2010). Por outro lado, Saskia Sassen aborda as dinâmicas de exclusão e expulsão geradas pela globalização, ressaltando como as forças econômicas globais frequentemente resultam em despossessão e marginalização de populações vulneráveis (Sassen, 2016). As técnicas metodológicas presentes nesta pesquisa são divididas em três eixos: (1) técnica de coleta; (2) técnica de tabulação; e (3) técnica de análise. Isso ajuda a organizar e entender o procedimento metodológico usado. Foi realizado a entrevista semiestruturada e escuta presencial, duas profissionais vinculadas à área de educação e uma mãe venezuelana de crianças e adolescentes WARAO. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas utilizando as estratégias de análise de conteúdo. Dessa forma, a pesquisa permitiu verificar que, apesar dos esforços da gestão municipal para integrar crianças e adolescentes indigenas warao ao sistema educacional, ainda existem desafios significativos relacionados ao reconhecimento de sua identidade cultural e à garantia de direitos sociais básicos.

Projeto mantido pela Coordenação de Sistemas de Informações Gerenciais (STI) - Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Enviar uma sugestão
Logo do repositório COAR Notify