Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Tudo no DSpace
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SOUSA, André de sousa"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    Distribuição dos equipamentos públicos comunitários “escolas estaduais” em Araguaína/TO: um estudo da zona de rarefação escolar.
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) SOUSA, André de sousa
    Por meio desta pesquisa, analisamos nas formulações transcritas a partir do Projeto da Norma Urbana Linguística Culta (Projeto NURC) conforme gravação dos áudios dos estudantes de uma turma do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Jardim Paulista, localizado no Setor Jardim Paulista, no município de Araguaína/TO o modo como eles subjetivam o percurso geográfico para acessarem o equipamento público comunitário “escolas estaduais”, além de como eles percebem as oportunidades educacionais ao acessarem tal equipamento. A partir dessa perspectiva, objetivamos de modo geral analisar a distribuição socioespacial dos equipamentos públicos comunitários “escolas estaduais”, considerando o período de 1990 a 2010, com o enfoque no caso específico de uma escola, localizada no que estamos compreendendo como zona de rarefação escolar, sem perder de vista como essa distribuição interfere ou não nas oportunidades educacionais dos estudantes pertencentes a essa zona. Portanto, visando aprimorar a análise dessas questões, filiamo-nos aos seguintes teóricos David Harvey (2014) e Henri Lefebvre (2016) que abordam acerca do direito à cidade. Ademais, para análise das formulações dos estudantes valeremos-nos da Análise de Discurso de base pecheutiana nos escritos de Eni P. Orlandi (2020). Como resultado, concluímos que há uma distribuição desigual dos equipamentos públicos comunitários “escolas estaduais” em Araguaína/TO, configurando em uma segregação socioespacial, deixando de assegurar o direito à cidade. Contudo, ao analisarmos as formulações dos estudantes, apesar da realidade ao qual estão vinculados, eles ainda (re)significam esse espaço a partir de adjetivações, adverbializações, e predicações, e veem oportunidades educacionais ao acessarem o equipamento público comunitário “Colégio Estadual Jardim Paulista”.

Projeto mantido pela Coordenação de Sistemas de Informações Gerenciais (STI) - Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Enviar uma sugestão
Logo do repositório COAR Notify