Navegando por Autor "SOUSA, Lucas Felipe Reis De"
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Item O uso de Sequência Didática e Situações-Problema como Metodologia Ativa para o Ensino de Química em Escola da Cidade de Santana do Araguaia - PA(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) SOUSA, Lucas Felipe Reis DeNa disciplina de Química, os estudantes apresentam, na sua maioria, dificuldades na aprendizagem, tendo o docente que se apropriar de técnicas metodológicas que contribuam mais efetivamente no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, este estudo propõe investigar como a estratégia metodológica utilizando Sequência Didática (SD) construída a partir de Situações-Problema (SP) pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem de Química em escola localizada no município de Santana do Araguaia- Pará. Essa é uma pesquisa participante (Krohling Peruzzo, 2017), desenvolvida junto aos estudantes da primeira série do Ensino Médio. Aplicou-se a SD dividida em seis etapas: Etapa 1 - construção do roteiro por meio de levantamento bibliográfico em Dissertações e Teses na plataforma da CAPES, e artigos em revistas; Etapa 2 - realização da abordagem teórica do objeto de conhecimento Ligações Químicas (LQ); Etapa 3 - desenvolvimento da atividade experimental fazendo uso de situações-problema; Etapa 4 - aplicação do questionário com perguntas sobre parte a experimental apresentada ao grupo de estudantes participantes da pesquisa; Etapa 5 - aplicação do questionário sobre a metodologia proposta; Etapa 6 - leitura e análise dos dados dos questionários. Os resultados obtidos revelaram que a SD suscitou nos estudantes o interesse por aulas experimentais, sendo observado o envolvimento, participação e interesse no decorrer do desenvolvimento da SD proposta, legitimando essa estratégia de ensino e aprendizagem. A utilização de substâncias e objetos presentes no cotidiano dos alunos, como sacarose, cloreto de sódio, moeda, tesoura, relógio, anéis e água na execução da aula experimental, possibilitou compreender que o ensino contextualizado favorece o interesse pela aprendizagem do conteúdo, contribuindo para o entendimento de conceitos científicos de natureza abstrata por meio da experimentação como estratégia didática. Assim sendo, entendemos que este estudo fomentará contribuições para o ensino de Química, principalmente na região onde foi realizada a SD. Ressaltam-se as considerações sobre a pesquisa acentuando-se a necessidade da continuidade dessa prática no ensino, visto que, para a região, a metodologia experimental ainda apresenta-se pouco utilizada.