Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Tudo no DSpace
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SOUZA, André Felipe Pereira de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    Conceitos axiológicos mobilizados em atividades de leitura interacionista e dialógica por professores da educação básica
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) SOUZA, André Felipe Pereira de
    A presente tese tematiza a leitura e o ensino de língua em perspectivas interacionista e dialógica, no contexto de formação continuada de professores dos anos finais da rede municipal de Mãe do Rio-PA. A pergunta norteadora do estudo é: como os professores do 9º ano da rede municipal de Mãe do Rio, nordeste paraense, compreendem os níveis de percepção axiológica, a partir das relações dialógicas instauradas no percurso de formação continuada docente, voltados à prática de leitura? O objetivo geral é compreender como os conceitos axiológicos se configuram em atividades de leitura valorada, enquanto manifestação social do complexo mundo da linguagem, de modo a ampliar a consciência socio-histórica e ideológica de professoras em contexto de formação continuada. Situada no campo da Linguística Aplicada, enquadramos a pesquisa como um estudo qualitativo-interpretativista de caráter etnográfico-colaborativo. Além disso, para o aporte teórico, recorremos aos pressupostos do Dialogismo do Círculo de Bakhtin, bem como aos estudos interacionistas e da Linguística de Texto. Os dados gerados resultaram predominantemente do curso de formação organizado a partir de vivências efetivas de Leitura Valorada, pois as participantes foram inseridas em reflexões teórico-metodológicas para a produção de atividades de leitura, a refletir sobre os sentidos e os valores sociais oriundos dessa prática de linguagem. No decurso analítico, no primeiro ciclo de formação, as docentes fizeram uma incursão teórica sobre os pressupostos das teorias em estudo; no segundo e terceiro ciclos, as docentes analisaram algumas propostas de atividades de leitura sob o viés textual e discursivo, na sequência, produziram colaborativamente as atividades de leitura. À medida que os dados foram gerados, deliberamos a organização do conjunto de achados para atender o objetivo pleiteado, seguimos os recortes analíticos e, por meio das atividades produzidas foram caracterizadas as compreensões axiológicas presentes nas atividades produzidas. Os resultados indicam o compromisso metodológico das professoras na implementação dialógica nas atividades de leitura. No primeiro ciclo do curso, apesar das dificuldades de compreensão teórica, as professoras participaram ativamente, a perceber o potencial das atividades em perspectiva dialógica, sobretudo, pela necessidade de ampliar as habilidades de leitura para a análise dos recursos expressivos interligados ao contexto extraverbal que o conecta. No segundo ciclo, durante a elaboração colaborativa das atividades, percebemos que os conceitos axiológicos se manifestam na leitura valorada de enunciados concretos, configurando-se com material linguístico e não-verbal, a constituir possibilidades de compreensão mais amplas do processo enunciativo que se estrutura no momento da leitura dos gêneros discursivos em situação de ensino. Assim, defendemos a tese de que a abordagem da prática de leitura pelo viés interacionista e dialógico de linguagem permite compreensões valorativas no nível textual discursivo às docentes dos Anos Finais/EF, a instigar a ampliação da consciência socio histórica e ideológica das professoras-participantes, sendo refratada e refletiva nas escolhas teórico-metodológicas do fazer docente

Projeto mantido pela Coordenação de Sistemas de Informações Gerenciais (STI) - Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Enviar uma sugestão
Logo do repositório COAR Notify