Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Tudo no DSpace
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Souza, Joelmir Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    Educação Física na Educação Infantil: percepções de uma observação sistemática
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-02-14) Souza, Joelmir Silva
    A Educação Infantil é uma fase muito importante na Educação Básica e a Educação Física contribui para este processo de desenvolvimento da criança, contudo, a oferta da Educação Física na Educação Infantil ainda é um grande desafio para muitos municípios. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo é discutir sobre as barreiras e desafios encontrados pelo sistema municipal de ensino em Tocantinópolis em relação à oferta da Educação Física na Educação Infantil. Os objetivos específicos são : compreender cada desafio encontrado pelas escolas municipais para a oferta da Educação Física na Educação Infantil; conhecer o contexto escolar e a estrutura disponibilizada para a oferta da Educação Física na Educação Infantil. O presente trabalho apresenta uma pesquisa descritiva qualitativa que pretende trazer um pouco da realidade da Educação Física na Educação Infantil da cidade de Tocantinópolis. O processo metodológico para a coleta de informações aconteceu através de uma visita técnica com observação sistemática, registrando anotações, tirando fotos, fazendo diário de campo e análise destas informações ocorreu pela análise de conteúdo. Como resultados, observa-se que as professoras pedagogas têm uma preocupação maior em ensinar os números e letras aos alunos da Educação Infantil, pois as escolas municipais não possuem uma estrutura adequada para realização de atividades físicas, o que causa insegurança às professoras, em sair da sala de aula para ministrar atividades. Durante a observação sistemática, foi identificado que as estruturas físicas da escola estão precárias e não possui espaços para execução das aulas de Educação Física, fora da sala de aula, foi identificado como são desenvolvidas as aulas. Portanto, diante das circunstâncias encontradas, conclui-se que a escola está precisando de investimentos na infraestrutura da escola, materiais esportivos, valorização dos profissionais que estão atuando no momento em sala de aula, assim como também formação e recursos humanos como professores especialistas de Educação Física. A maior dificuldade na escola é a falta de professores de Educação Física dentro do ensino infantil e estruturas físicas para o desenvolvimento das aulas, às creches municipais também não possuem professores de Educação Física, deixando assim os alunos com essa lacuna, somente estarão tendo contato com a Educação Física a partir do 1o ano do ensino fundamental, sendo que quanto mais cedo o contato melhor o desenvolvimento motor, cognitivo e maior respeito ao próximo.

Projeto mantido pela Coordenação de Sistemas de Informações Gerenciais (STI) - Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Enviar uma sugestão
Logo do repositório COAR Notify