Física

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    O Estudo sobre as Leis de Newton por meio de uma Sequência Didática: uma das possibilidades veiculada pelo uso de plataforma digital Phet Colorado
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2022) JUNIOR, Eliezer Fernandes Sodré
    O presente projeto reflete a necessidade de buscar novas metodologias para o ensino Física apoderando das tecnologias de informação e comunicação (TICS) e realizando experimentações de fácil reprodução. Ensinar não se trata de uma maneira definitiva e pronta, inexistindo fórmula correta de apresentar o conteúdo programado. No Ensino de Física os alunos apresentam dificuldades para assimilar os conhecimentos relacionados à Física, muitas vezes, por falta de uma abordagem prática. Partindo desta dificuldade, buscou-se uma didática diferente da tradicional com base nas metodologias de Delizoicov e Ausubel. O projeto foi desenvolvido para as turmas de 1a ano do Ensino Médio discutindo conceitos de Física Mecânica. O objetivo desta pesquisa é criar uma modelagem significativa para o estudo da Física Mecânica correlacionando a abordagem prática com a teoria, possibilitando o desenvolvimento da autonomia do aluno na cultura científica. O trabalho tem início com a aplicação de um pré-teste que contém sete questões que abordavam conceitos sobre força, gravidade e movimento. Após a aplicação do pré-teste os alunos são dirigidos para os roteiros contendo cinco questões as quais que utilizarão na execução da simulação computacional. O roteiro deve ser desenvolvido juntamente com a apresentação do laboratório virtual. No decorrer da execução das simulações, as questões do pré-teste são discutidas. Depois de trabalhadas as simulações aplicam-se o pós-teste para averiguar se ocorreu assimilação dos conceitos e talvez alguma mudança conceitual. Espera-se que este projeto sirva para elencar o processo de aprendizagem da Física trazendo ganhos para o desenvolvimento científico, não somente para o uso de laboratórios virtuais, mas da mesma forma para as modelagens reais e aparatos experimentais. Acredita-se que o uso dos laboratórios virtuais podem suprir as necessidades dos professores de Física das unidades básicas de ensino, inserindo os alunos em um ambiente diferente do que corriqueiramente é visto nas escolas.