Física
URI permanente para esta coleçãohttps://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/39
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Item Identificação de potenciais inibidores da Dihidrofolato Redutase-Timidilato Sintase (DHFR-TS) para terapia antileishmania: perspectivas a partir de triagem virtual baseada em estrutura e dinâmica molecular(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) SILVA, Gislaine Alves DaAs Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs) englobam cerca de 20 enfermidades prevalentes em regiões de baixa renda, conforme definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Dentre elas, a Leishmaniose Tegumentar (LT) se destaca como uma doença crônica que afeta a pele e as cartilagens, sendo endêmica em 88 países, com 90% dos casos concentrados em seis nações, incluindo o Brasil. Nos últimos 21 anos, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) registrou mais de um milhão de casos de LT, com uma média anual de 52.645 notificações, posicionando o Brasil como o país com maior incidência. O objetivo central deste estudo foi identificar moléculas com potencial ação bloqueadora da enzima Diidrofolato Redutase- Timidilato Sintase (DHFR-TS) de Leishmania amazonensis, utilizando técnicas computacionais de Virtual Screening, Docking Molecular e Dinâmica Molecular. A DHFR-TS é uma enzima essencial para a biossíntese de pirimidinas, e sua inibição pode levar à incorporação excessiva de uracila no DNA, resultando em morte celular do parasita. No entanto, ainda não há um modelo estrutural experimentalmente resolvido para a DHFR-TS. Para preencher essa lacuna, este estudo propôs um modelo estrutural da DHFR-TS por homologia, utilizando o servidor Swiss-Model e a DHFR-TS de Trypanosoma cruzi como referência, devido à similaridade de 69,22%. O modelo foi refinado por meio de simulações de Dinâmica Molecular (DM) realizadas no AMBER22, com o campo de forças FF19SB, durante 100 ns. Em seguida, foi realizada uma triagem virtual utilizando a base de dados DrugBank, que contém 9.213 compostos. Esses compostos foram analisados por meio de ancoragem molecular no AutoDock Vina, com base no modelo refinado. Os melhores compostos foram selecionados com base na função de pontuação do AutoDock Vina e avaliados detalhadamente no Pymol e no Discovery Studio para identificar interações proteína-ligante. Dessa triagem, dez moléculas com energias de ligação variando entre -10,5 e -8,1 kcal/mol foram identificadas como potenciais inibidoras da DHFR-TS. Esses compostos apresentaram interações significativas com aminoácidos-chave no sítio ativo da enzima e com outros resíduo importantes, destacando-se como candidatos promissores para o desenvolvimento de fármacos. Os resultados obtidos fornecem uma base sólida para futuras investigações, como a realização de simulações de DM dos complexos proteina-ligantes. Além disso, este estudo demonstra a viabilidade de integrar técnicas computacionais, como modelagem molecular, simulações de DM e triagem virtual, para acelerar a descoberta de novos agentes terapêuticos contra doenças negligenciadas, como a LT.Item O ensino da energia elástica por meio da cultura maker no processo da aprendizagem de alunos de uma escola de Araguaína-TO.(2024) SILVA, Audenice Sóstenes daEste trabalho apresenta uma experiência vivida no Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Norte do Tocantins-UFNT, abordando a contribuição da Cultura Maker no ensino e aprendizagem sobre Energia Elástica. O objetivo é mostrar uma possibilidade de se explorar o conteúdo de energia elástica sob a orientação dos aspectos circunscritos na cultura maker, durante a “1ª Corrida de Carrinhos Movidos a Energia Elástica” realizada durante a II Semana Acadêmica de Física e II Expofísica da UFNT-2023. A pesquisa é qualitativa e utilizou uma abordagem pesquisa ação, com observações realizadas com alunos envolvidos nas atividades. Os resultados indicam que a implementação da Educação Maker promoveu um ambiente de aprendizado mais dinâmico e colaborativo, no qual os estudantes puderam aplicar conceitos teóricos em situações práticas, fortalecendo a compreensão sobre a Energia Elástica. Além disso, a experiência revelou a importância da cultura Maker na formação de professores, ao incentivar práticas pedagógicas inovadoras e a construção de saberes coletivos. As conclusões ressaltam que a Cultura Maker não apenas enriquece o processo de ensino-aprendizagem, mas também fomenta o desenvolvimento de habilidades críticas e criativas nos alunos, preparando-os para desafios futuros.Item O Estudo sobre as Leis de Newton por meio de uma Sequência Didática: uma das possibilidades veiculada pelo uso de plataforma digital Phet Colorado(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2022) JUNIOR, Eliezer Fernandes SodréO presente projeto reflete a necessidade de buscar novas metodologias para o ensino Física apoderando das tecnologias de informação e comunicação (TICS) e realizando experimentações de fácil reprodução. Ensinar não se trata de uma maneira definitiva e pronta, inexistindo fórmula correta de apresentar o conteúdo programado. No Ensino de Física os alunos apresentam dificuldades para assimilar os conhecimentos relacionados à Física, muitas vezes, por falta de uma abordagem prática. Partindo desta dificuldade, buscou-se uma didática diferente da tradicional com base nas metodologias de Delizoicov e Ausubel. O projeto foi desenvolvido para as turmas de 1a ano do Ensino Médio discutindo conceitos de Física Mecânica. O objetivo desta pesquisa é criar uma modelagem significativa para o estudo da Física Mecânica correlacionando a abordagem prática com a teoria, possibilitando o desenvolvimento da autonomia do aluno na cultura científica. O trabalho tem início com a aplicação de um pré-teste que contém sete questões que abordavam conceitos sobre força, gravidade e movimento. Após a aplicação do pré-teste os alunos são dirigidos para os roteiros contendo cinco questões as quais que utilizarão na execução da simulação computacional. O roteiro deve ser desenvolvido juntamente com a apresentação do laboratório virtual. No decorrer da execução das simulações, as questões do pré-teste são discutidas. Depois de trabalhadas as simulações aplicam-se o pós-teste para averiguar se ocorreu assimilação dos conceitos e talvez alguma mudança conceitual. Espera-se que este projeto sirva para elencar o processo de aprendizagem da Física trazendo ganhos para o desenvolvimento científico, não somente para o uso de laboratórios virtuais, mas da mesma forma para as modelagens reais e aparatos experimentais. Acredita-se que o uso dos laboratórios virtuais podem suprir as necessidades dos professores de Física das unidades básicas de ensino, inserindo os alunos em um ambiente diferente do que corriqueiramente é visto nas escolas.Item Transformando o ensino de tópicos da física óptica com o uso de simulações interativas no estudo de lentes para o ensino médio(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) SILVA, Amanda Freitas de AraújoEste trabalho aborda a importância da experimentação no ensino de Física, com ênfase no uso de simulações interativas como ferramenta pedagógica. O objetivo principal é propor uma abordagem teórico-prática para o tema “Estudo sobre Lentes”, direcionado a estudantes do Ensino Médio e alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, este trabalho apresenta 03 roteiros de simulações computacionais que permitem conectar teoria e prática, promovendo maior engajamento e compreensão conceitual dos alunos. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa e exploratória, com foco na construção de materiais didáticos interativos. Os resultados, obtidos pelas análises teóricas, demonstram claramente a importância, funcionalidade e possibilidades de roteiros práticos para experimentos virtuais para ampliar a motivação, estimular o protagonismo estudantil e facilitar a aprendizagem, superando limitações como a ausência de laboratórios no ensino de Física. Este estudo contribui para a democratização do ensino experimental com uso de simuladores, oferecendo recursos que tornam o aprendizado de Física mais acessível e eficaz.