Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física - MNPEF

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O Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) é um programa nacional de pós-graduação de caráter profissional, voltado a professores de ensino médio e fundamental com ênfase principal em aspectos de conteúdos na Área de Física. É uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) que visa à coordenar diferentes capacidades apresentadas por diversas Instituições de Ensino Superior (IES) distribuídas em todas as regiões do País. O objetivo é capacitar em nível de mestrado uma fração muito grande professores da Educação Básica quanto ao domínio de conteúdos de Física e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula como, por exemplo, estratégias que utilizam recursos de mídia eletrônica, tecnológicos e/ou computacionais para motivação, informação, experimentação e demonstrações de diferentes fenômenos físicos.

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Resultados da Pesquisa

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    Desenvolvimento de um sistema de estudo de dinâmica não linear em sistemas oscilantes acoplados: abordagem experimental, computacional e didática
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) FREITAS, Rafael Medeiros de
    Este trabalho fundamenta-se na metodologia Sequência de Ensino Investigativo (SEI) para averiguar a relevância e a aplicabilidade de um produto educacional constituído por um sistema de dois pêndulos simples acoplados por uma mola, com aquisição automática de dados, e por um e-book estendido que contém a descrição formal da mecânica do sistema experimental, além de sua simulação computacional, tanto numérica quanto gráfica. A proposta visa superar desafios relacionados à abstração conceitual dos fenômenos físicos por meio de uma ferramenta tecnológica visual, de baixo custo, fácil manuseio, e que promova a aproximação entre teoria e prática de forma significativa. A pesquisa utilizou ferramentas tecnológicas de fácil acesso, como a placa programável Arduino e o software de código aberto Python. A aplicação ocorreu durante as aulas da disciplina Aprofundamento II, pertencente ao novo Ensino Médio, envolvendo uma turma de 38 alunos da 2a série do itinerário Ciências Exatas, Tecnológicas e da Terra, na escola Centro de Ensino Governador Archer (CEGA), localizada na cidade de Imperatriz, Maranhão. A metodologia foi estrategicamente estruturada com aulas expositivas e dialogadas nos primeiros encontros, com o objetivo de fomentar análises e discussões decorrentes da introdução do aparato experimental no contexto da Sequência de Ensino Investigativo (SEI). Os resultados foram obtidos a partir de observações realizadas ao longo das etapas da aplicação. O desenvolvimento de habilidades científicas, como a formulação de hipóteses, o planejamento de ações, a resolução de problemas e a organização estrutural do pensamento, evidenciou que o produto desenvolvido possui grande potencial para ser utilizado como ferramenta de ensino em diferentes contextos educacionais.
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    Abordagens de conceitos básicos da Termometria por meio da aplicação de UEPS
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) FREITAS, Marcos Vinicius Vasconcelos
    O presente trabalho teve como objetivo verificar a aplicabilidade e eficácia de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS no ensino da Termometria. A sequência foi aplicada em aulas regulares no ano de 2023 em uma turma de 35 alunos. Esses estudantes estavam matriculados no segundo ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino do Maranhão em uma escola na cidade de Açailândia. A sequência idealizada por Marco Antônio Moreira (2011) tem como base a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e é repleta de metodologias que visam o êxito na aplicação do conteúdo em questão. Ademais, a utilização de Sequências de Ensino Investigativo – SEI, também foi inserida na UEPS. Ao final da aplicação, foi proposta a criação de literatura de cordel a partir das aulas aplicadas, fazendo a junção da cultura cordelista com os conteúdos de Física. Toda a sequência está estruturada em um e-book para proporcionar aos demais professores a oportunidade de utilizar o material em suas aulas. Para a criação desse material, foi utilizado a plataforma on-line Canva. A escolha de uma UEPS, aliada à possibilidade do uso da SEI, está diretamente relacionada com as vivências do docente em sala de aula, sobretudo pela necessidade de inovação nas metodologias e pela ausência de laboratórios de Física. Com relação a escolha da Termometria, deve-se ao fato de que o assunto estava escalado na matriz curricular e articulado entre a equipe de área para os meses em que ocorreria a aplicação do produto. Esse projeto mostrou-se satisfatório de acordo com os dados coletados, as aulas com abordagens diferenciadas instigaram os alunos a participarem e mergulharem nas atividades propostas pelo professor. Ademais, o aprendizado e criatividade dos alunos ficaram expressas na participação em sala, realização de atividades, como a criação de suas próprias escalas de temperatura e também pela criatividade na elaboração dos cordéis.