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Item Estudo comparativo entre o léxico de línguas do tronco macro-jê: Apinayé e Krahô(2025-06-24) ANDRADE, Maycon Douglas Meneses deThis paper presents a comparative study of the lexicon between the indigenous languages Apinayé and Krahô, both belonging to the Macro-Jê stock and the Jê Linguistic Family. The research addresses the Apinayé and Krahô lexicon, and the focus of the analysis lies on the comparative study of these two indigenous languages. The general objective is to conduct a comparative study of lexical terms, in their phonetic, phonological, morphological, and semantic aspects, existing in the Apinayé and Krahô languages. The specific objectives are to relate lexical terms existing in the Apinayé and Krahô languages, to compare the lexical terms existing in the Apinayé and Krahô languages, and to contribute to the organization of a database in order to produce didactic material. The methodology used is qualitative and bibliographic in nature, based on authors such as Rodrigues (1986), Nimuendajú (1956); Mellati (1978) and Albuquerque (2011). The final results include a comparative sample of words between Apinayé and Krahô, evidencing lexical similarities and differences in the grammatical aspects of the indigenous linguistic mechanism.Item O Patriarcado e os efeitos de sentido nos vocábulos “cachorra”, “piranha” e “burra”(2024-12-02) RODRIGUES, Weslane AlvesEste artigo tem por objetivo principal expor como o patriarcado exerce a manutenção de seu poder por meio da utilização de vocábulos zoomórficos, utilizados pejorativamente na linguagem, para promover a depreciação, desmoralização e assim descredibilizar o feminino. Para tanto, na presente pesquisa, utilizamos, como aporte teórico que expressam acerca da temática supracitada, Mikhail Bakhtin (2004;2006), Simone de Beauvoir (2019); Gerda Lerner (2019); Monique Wittig (2022); Margareth Rago (2020) e Ludwig Wittgenstein (1979). Nosso intento é mobilizar e discursivizar sobre o patriarcado e sobre os efeitos de sentido nos vocábulos “cachorra”, “piranha” e “burra”. No Brasil, os termos “cachorra” e “piranha” são utilizados para desqualificar exclusivamente a sexualidade feminina, fixando-a como uma conduta inaceitável. Por outro lado, o vocábulo “burra” é utilizado para colocar à prova a capacidade intelectual das mulheres, perpetuando a ideia de que são intelectualmente incapazes e incompetentes. Assim, adotamos uma abordagem documental com caráter bibliográfico. A coleta de dados foi realizada por meio da seleção de dois dicionários online de Língua Portuguesa, construindo a base para a análise proposta. Posteriormente, verificamos que a utilização dos termos elencados invalida e silencia as vozes dissidentes, propiciando que o patriarcado exerça sua manutenção e perpetue a opressão e o seu poder por meio da linguagem. Portanto, refletir criticamente acerca da disseminação desses vocábulos auxiliará na desconstrução desses estereótipos, promovendo uma sociedade mais equânime.Item Antígona: desobediência de um grito por direitos humanos(2024-11-21) NERES, Sávio Brendo GuimarãesA tragédia grega "Antígona", de Sófocles, continua a ressoar nos tempos modernos devido à sua exploração da desobediência civil e da luta pelos direitos humanos. A peça apresenta o conflito entre a lei dos deuses e a lei dos homens, personificado na decisão de Antígona de enterrar seu irmão Polinices contra o decreto do rei Creonte. Este trabalho analisa como a desobediência de Antígona em nome da justiça divina pode ser interpretada como um apelo pelos direitos humanos, destacando sua relevância em diferentes contextos históricos e sociais. A metodologia adotada se baseia em uma revisão bibliográfica de estudos críticos sobre a peça "Antígona", bem como em análises acadêmicas sobre desobediência civil e direitos humanos. Os resultados revelam que "Antígona" é uma obra atemporal que ressoa com questões contemporâneas de justiça, poder e moralidade. A personagem de Antígona emerge como um símbolo de resistência contra a opressão e como uma defensora dos direitos fundamentais. Em conclusão, "Antígona" transcende seu contexto histórico para se tornar um manifesto em prol dos direitos humanos e da moralidade sobre leis injustas. A história de Antígona continua a inspirar movimentos de resistência e a questionar a autoridade injusta.Item Representações da mulher no conto “bela adormecida” e no filme Malévola.(2024-12-06) RODRIGUES, Rayla LucianoEsta pesquisa fez análise comparada do conto “Bela Adormecida”, dos Irmãos Grimm, obra clássica da literatura mundial, com a transposição para o cinema em Malévola, discutindo o feminismo e o arco de mudanças do patriarcado nas épocas de produção. Tal escolha ocorreu pelo interesse em pensar a importância da reconfiguração da representação feminina nos textos clássicos. Para isso, discutiu-se tais representações a partir dos conceitos de feminismo e patriarcado. A partir dos estudos Simone de Beauvoir (2016), do pensamento de Nogueira (2001) e Judith Butler (2023), discorremos acerca do feminismo, do patriarcalismo, e como esses conceitos são mobilizados nas obras que escolhemos para análise. Como possíveis resultados, compreendemos a importância dos estudos de gênero para repensarmos a produção artística, e como eles impactaram na tradução intersemiótica do conto de fadas Bela Adormecida, que traz novas versões sobre a mulher a partir do filme MalévolaItem Os stickers como auxiliadores na prática pedagógica(2024-12-03) MODESTO, Myla Rocha BarretoOs adesivos, ou stickers/figurinhas, têm se destacado como ferramentas auxiliares na prática pedagógica, fornecendo recursos visuais e lúdicos que promovem o engajamento dos alunos e facilitam a compreensão de conceitos complexos. Este trabalho visa a investigar o papel dos stickers como auxiliares na prática pedagógica, analisando o modo de relação estabelecido pelas figurinhas trocadas nas interações pedagógicas. A abordagem metodológica é qualitativointerpretativista em razão do material consultado: levantamento bibliográfico, explorando estudos acadêmicos, livros e artigos relacionados ao uso de stickers na educação. Os resultados revelaram que os stickers podem ser eficazes na promoção da participação dos alunos, no estímulo à criatividade e na individualização do processo de aprendizagem. Além disso, pela análise das abordagens teóricas, observou-se uma defesa quanto à melhoria na retenção de informações e na motivação dos estudantes. Nosso estudo aponta que os stickers representam uma ferramenta valiosa na prática pedagógica, favorecendo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e interativo. Seu uso pode contribuir significativamente para o alcance dos objetivos educacionais, promovendo uma experiência mais envolvente e eficaz para os alunos.Item A importância da Literatura Infantil no processo de aquisição de leitura: uma análise do livro Tatu-balão,de Sônia Barros(2024-11-22) LUZ, Livia Barbosa daNeste trabalho, abordamos a importância da literatura infantil no processo de aquisição da leitura, com base na obra Tatu-balão (2015)1, de Sônia Barros. As principais referências teóricas utilizadas são as de Lajolo e Zilberman (2007). Este estudo qualitativo de natureza bibliográfica busca responder à seguinte questão: o livro Tatu-balão pode contribuir na aquisição da leitura de crianças em processo de escolarização? A justificativa para a pesquisa parte da problemática de que muitos alunos no ensino básico não foram alfabetizados de maneira adequada em séries anteriores. O objetivo geral é analisar como o livro Tatu-balão, de Sônia Barros, contribui para o processo de aquisição de leitura em crianças, considerando as características linguísticas, narrativas e visuais presentes na obra. Os objetivos específicos são: (1) Investigar as características narrativas do livro, como enredo e personagens, e entender como elas podem despertar o interesse pela leitura e estimular a compreensão da história nas crianças; (2) Identificar as características linguísticas presentes no livro Tatu-balão e como elas podem auxiliar as crianças na aquisição de habilidades de leitura. Concluímos que o uso integrado dos elementos verbais e visuais na obra promove não só a leitura, mas também o desenvolvimento de habilidades cognitivas importantes para as crianças.Item Os Mortos e o Choro: Sabedoria Ancestral como processo de educação das crianças Krahô.(2024-11-25) Oliveira, Kayane Cristhine de CastroO presente artigo investiga os rituais fúnebres da comunidade Krahô, enfatizando o "choro das mulheres" como uma expressão cultural significativa que contribui para a coesão social e a preservação da identidade étnica. A pesquisa é fundamentada na análise das fases do ritual de passagem, conforme descritas por Victor Turner, que incluem separação, eliminação e reintegração. A fase de separação marca o afastamento do indivíduo falecido, enquanto a fase liminal representa um estado de ambiguidade e transformação, onde os papéis sociais são suspensos. Por fim, a reintegração simboliza o retorno à comunidade, agora com um novo entendimento sobre a vida e a morte. Através de uma abordagem bibliográfica, o estudo utiliza obras de autores que exploram rituais indígenas, buscando compreender a importância do luto e do choro nas diferentes etapas da vida da comunidade Krahô. Além disso, o artigo propõe a criação de material didático que possa auxiliar na educação das crianças Krahô, promovendo a valorização de suas tradições e saberes ancestrais. Assim, a pesquisa não apenas documenta práticas funerárias, mas também destaca seu papel educativo e formativo na transmissão de valores culturais entre as gerações.Item A ironia na obra Triste Fim de Policarpo Quaresma como forma de denúncia de problemáticas sociais da sociedade brasileira do século XX.(2024-12-06) SILVA, Julivânia Martins daLima Barreto é considerado um dos maiores escritores da literatura brasileira. Sua obra de maior reconhecimento é Triste fim de Policarpo Quaresma (1915), sendo este um dos seus romances mais lidos neste século. Reconhecendo a importância do romance para as discussões sociais contemporâneas, esta pesquisa analisa como a ironia contribui para a representação dessacralizada da sociedade de sua época de escritura. Para isso, destaca os principais apontamentos históricos que levaram, de forma direta e indireta, ao discurso crítico Barreto. Nessa esteira, nos afiliamos aos estudos desenvolvidos por Muecke (1995) e Linda Hutcheon (2000) para pensarmos a ironia e suas principais formas de ação discursiva. A aderência irônica adotada na análise do romance é a ironia de situação (ou observável. l), que acontece quando há discrepância entre o que se espera e o que realmente ocorre em determinada situação enunciativa. Essa ironia pode se manifestar de diferentes maneiras e abranger várias dimensões. Nesse contexto, observamos que a ironia situacional presente no romance de Barreto se configura como um plano macro que dá suporte e molda as características da sociedade representada.Item Análise do ciúme como traço psicológico da personagem Bentinho da obra Dom Casmurro ( Machado de Assis): uma revisão bibliográfica.(2024-12-04) SILVA, Juliana Vieira daEste estudo analisa o ciúme como um traço psicológico da personagem Bentinho na obra Dom Casmurro de Machado de Assis, utilizando uma revisão bibliográfica e sistemática da literatura. A pesquisa destaca a complexidade das emoções humanas, evidenciando como o ciúme molda a personalidade de Bentinho e influencia suas ações ao longo da narrativa. A metodologia empregada revelou os temas mais recorrentes nas dissertações selecionadas, permitindo uma compreensão mais aprofundada das dinâmicas emocionais presentes na obra. A relação entre literatura e psicanálise é fundamental para entender as nuances do ciúme e suas manifestações, refletindo questões sociais e psicológicas do século XIX. A análise crítica dos estudos selecionados revelou padrões e tendências que enriquecem a compreensão da personagem e suas interações. Por fim, há relevância de se aprofundar nas análises psicológicas dos personagens literários, pois eles representam emoções e conflitos humanos universais.Item A literatura infantil como fomentadora de textos multimodais: uma análise a partir do livro “O menino maluquinho”, de Ziraldo(2024-11-22) MONTEIRO, Josiany de SousaNesse trabalho, tencionamos discutir sobre o papel da literatura infantil como fomentadora de textos multimodais, tendo como foco a obra “O Menino Maluquinho”, de Ziraldo. Para tanto, embasamo-nos, principalmente, nas teorizações de Lajolo e Zilberman (2008), Rojo (2014, 2015) e Rodrigues (2022, 2023). Esta pesquisa segue uma abordagem qualitativa de caráter bibliográfico. Justificamos o interesse por esse trabalho a partir de observações realizadas durante a disciplina de Investigação da Prática Pedagógica Estágio Supervisionado III, que demonstraram haver uma escassez, cada vez maior, de alunos leitores de livros. Baseamo-nos na subsequente pergunta de pesquisa: A interação entre os elementos verbais e imagéticos contribui para a literatura infantil como promotora de textos multimodais? O objetivo geral deste trabalho é analisar a relação entre o verbal e o imagético na obra “O Menino Maluquinho”, de Ziraldo. Os objetivos específicos estão direcionados da seguinte maneira: (1) Explorar teoricamente sobre a multimodalidade e seus aspectos significativos; (2) Identificar os aspectos verbais e visuais presentes na obra “O Menino Maluquinho” como diálogos de linguagens; (3) Analisar como a referida obra contribui para fomentar a literatura infantil, considerando a experiência de leitura desse específico texto multimodal. Além disso, este trabalho é também uma forma de homenagear o autor, falecido em 2024. As análises demonstraram que sem a presença da multimodalidade não há literatura infantil, uma vez que verbal e imagético se relacionam, produzindo múltiplas possibilidades de sentidos.
