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URI permanente para esta coleçãohttps://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/54
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Item Antígona: desobediência de um grito por direitos humanos(2024-11-21) NERES, Sávio Brendo GuimarãesA tragédia grega "Antígona", de Sófocles, continua a ressoar nos tempos modernos devido à sua exploração da desobediência civil e da luta pelos direitos humanos. A peça apresenta o conflito entre a lei dos deuses e a lei dos homens, personificado na decisão de Antígona de enterrar seu irmão Polinices contra o decreto do rei Creonte. Este trabalho analisa como a desobediência de Antígona em nome da justiça divina pode ser interpretada como um apelo pelos direitos humanos, destacando sua relevância em diferentes contextos históricos e sociais. A metodologia adotada se baseia em uma revisão bibliográfica de estudos críticos sobre a peça "Antígona", bem como em análises acadêmicas sobre desobediência civil e direitos humanos. Os resultados revelam que "Antígona" é uma obra atemporal que ressoa com questões contemporâneas de justiça, poder e moralidade. A personagem de Antígona emerge como um símbolo de resistência contra a opressão e como uma defensora dos direitos fundamentais. Em conclusão, "Antígona" transcende seu contexto histórico para se tornar um manifesto em prol dos direitos humanos e da moralidade sobre leis injustas. A história de Antígona continua a inspirar movimentos de resistência e a questionar a autoridade injusta.Item As influências greco-romanas em poemas de Olavo Bilac.(2024-11-21) GOMES, Isis Beatriz SantosEsta pesquisa investiga as influências greco-romanas em poemas de Olavo Bilac. Para tanto, destacam-se as perspectivas de Fortes e Miotti (2014), de Barros (2011), de Barbosa (1990) e de Deleuze e Guattari (1996), que serão necessários para as discussões levantadas no decorrer deste artigo. A pesquisa tem como objetivo de identificar as influências clássicas (greco- romanas) presentes em determinados poemas de Olavo Bilac. Aliado ao interesse principal, pretende-se, ainda, i) conhecer a cultura clássica, os valores poéticos greco-romanos, aos padrões métricos, às estruturas poéticas e às conformações estéticas, ii) compreender como esses aspectos greco-romanos chegaram até o Brasil, contextualizando suas influências no ambiente intelectual e artístico do século XIX, iii) analisar a conexão da cultura clássica e o método parnasiano adotado por Olavo Bilac, investigando os estilos presentes na tradição poética greco-romana, evidenciando como tais elementos se refletem nos poemas de Bilac e como ele os incorporou em sua obra. A pesquisa chegou à conclusão de que as alusões a mitos e figuras da antiguidade presentes nos poemas de Olavo Bilac trazem o resgate de fenômenos culturais que se encontram atemporal exatamente por fazerem referência à cultura clássica que transcende o tempo.Item A importância de Estudos Gramaticais em Relação às aprendizagens da Morfologia da Língua Portuguesa.(2024-11-21) MELO, Glena Santos da Silva.Este trabalho reflete sobre o ensino da Língua Portuguesa nas escolas da educação básica, possuindo, como abordagem principal, o estudo da morfologia; e, com isso, a pesquisa se desenvolveu a partir da leitura crítica de obras que abarcam os estudos morfológicos, sendo que esta investigação é teórica e de natureza bibliográfica, fundamentada nos seguintes autores: Faraco (2008) e Rosa (2009), dentre outros pesquisadores que estudam o processo da morfologia. Com isso, foi desenvolvida uma averiguação teórica para a compreensão da aprendizagem gramatical dos conceitos, dos processos e das relações concernentes à morfologia. Dentro dessa temática, foram realizados estudos com o objetivo de investigar a problemática da necessidade de aprendizagens normativas de morfologia para o profícuo aprendizado da língua portuguesa, verificando, ainda, o modo como o conteúdo de morfologia do português é proposto na educação básica. Foram analisados o livro didático “Aprova Brasil” e alguns documentos oficiais para o embasamento da pesquisa.Item A literatura infantil como fomentadora de textos multimodais: uma análise a partir do livro “O menino maluquinho”, de Ziraldo(2024-11-22) MONTEIRO, Josiany de SousaNesse trabalho, tencionamos discutir sobre o papel da literatura infantil como fomentadora de textos multimodais, tendo como foco a obra “O Menino Maluquinho”, de Ziraldo. Para tanto, embasamo-nos, principalmente, nas teorizações de Lajolo e Zilberman (2008), Rojo (2014, 2015) e Rodrigues (2022, 2023). Esta pesquisa segue uma abordagem qualitativa de caráter bibliográfico. Justificamos o interesse por esse trabalho a partir de observações realizadas durante a disciplina de Investigação da Prática Pedagógica Estágio Supervisionado III, que demonstraram haver uma escassez, cada vez maior, de alunos leitores de livros. Baseamo-nos na subsequente pergunta de pesquisa: A interação entre os elementos verbais e imagéticos contribui para a literatura infantil como promotora de textos multimodais? O objetivo geral deste trabalho é analisar a relação entre o verbal e o imagético na obra “O Menino Maluquinho”, de Ziraldo. Os objetivos específicos estão direcionados da seguinte maneira: (1) Explorar teoricamente sobre a multimodalidade e seus aspectos significativos; (2) Identificar os aspectos verbais e visuais presentes na obra “O Menino Maluquinho” como diálogos de linguagens; (3) Analisar como a referida obra contribui para fomentar a literatura infantil, considerando a experiência de leitura desse específico texto multimodal. Além disso, este trabalho é também uma forma de homenagear o autor, falecido em 2024. As análises demonstraram que sem a presença da multimodalidade não há literatura infantil, uma vez que verbal e imagético se relacionam, produzindo múltiplas possibilidades de sentidos.Item A importância da Literatura Infantil no processo de aquisição de leitura: uma análise do livro Tatu-balão,de Sônia Barros(2024-11-22) LUZ, Livia Barbosa daNeste trabalho, abordamos a importância da literatura infantil no processo de aquisição da leitura, com base na obra Tatu-balão (2015)1, de Sônia Barros. As principais referências teóricas utilizadas são as de Lajolo e Zilberman (2007). Este estudo qualitativo de natureza bibliográfica busca responder à seguinte questão: o livro Tatu-balão pode contribuir na aquisição da leitura de crianças em processo de escolarização? A justificativa para a pesquisa parte da problemática de que muitos alunos no ensino básico não foram alfabetizados de maneira adequada em séries anteriores. O objetivo geral é analisar como o livro Tatu-balão, de Sônia Barros, contribui para o processo de aquisição de leitura em crianças, considerando as características linguísticas, narrativas e visuais presentes na obra. Os objetivos específicos são: (1) Investigar as características narrativas do livro, como enredo e personagens, e entender como elas podem despertar o interesse pela leitura e estimular a compreensão da história nas crianças; (2) Identificar as características linguísticas presentes no livro Tatu-balão e como elas podem auxiliar as crianças na aquisição de habilidades de leitura. Concluímos que o uso integrado dos elementos verbais e visuais na obra promove não só a leitura, mas também o desenvolvimento de habilidades cognitivas importantes para as crianças.Item Os Mortos e o Choro: Sabedoria Ancestral como processo de educação das crianças Krahô.(2024-11-25) Oliveira, Kayane Cristhine de CastroO presente artigo investiga os rituais fúnebres da comunidade Krahô, enfatizando o "choro das mulheres" como uma expressão cultural significativa que contribui para a coesão social e a preservação da identidade étnica. A pesquisa é fundamentada na análise das fases do ritual de passagem, conforme descritas por Victor Turner, que incluem separação, eliminação e reintegração. A fase de separação marca o afastamento do indivíduo falecido, enquanto a fase liminal representa um estado de ambiguidade e transformação, onde os papéis sociais são suspensos. Por fim, a reintegração simboliza o retorno à comunidade, agora com um novo entendimento sobre a vida e a morte. Através de uma abordagem bibliográfica, o estudo utiliza obras de autores que exploram rituais indígenas, buscando compreender a importância do luto e do choro nas diferentes etapas da vida da comunidade Krahô. Além disso, o artigo propõe a criação de material didático que possa auxiliar na educação das crianças Krahô, promovendo a valorização de suas tradições e saberes ancestrais. Assim, a pesquisa não apenas documenta práticas funerárias, mas também destaca seu papel educativo e formativo na transmissão de valores culturais entre as gerações.Item Articulações entre Literatura, ensino literário e Multiletramentos.(2024-11-26) TEIXEIRA DA CONCEIÇÃO, EmillyEste artigo investiga a contribuição da literatura na formação leitora dos estudantes. O objetivo de se recorrer, mais uma vez, a este tipo de investigação deve-se tanto às transformações nos gêneros literários quanto por ainda não vermos sanadas as problemáticas que impedem o exercício da leitura literária como prazer e fonte de transformação social. Desse modo, recorreu-se ao pensamento do professor Paulo Feire (1989) e da pensadora Regina Zilberman (2012) para discorrer acerca da importância da leitura e as problemáticas ainda enfrentadas no ensino de literatura; para discutir a importância dos letramentos literários, recorreu-se às teorizações de Cosson (2014). Acerca dos multiletramentos literários, trouxemos o pensamento de Rojo (2012), quando a autora estabelece a importância de se considerar o contexto cultural do estudante para o ensino de literatura. A partir dessas considerações, entendemos que a educação ainda padece de muitos desafios para alcançar sua legitimação nos espaços educacionais. Por sua vez, os multiletramentos são possíveis práticas de ensino que podem apreender melhor a atenção do educando e transformar os caminhos da leitura.Item O medo atrelado à atração em Carmilla: Uma análise sobre a novela gótica de Le Fanu.(2024-11-26) SANCHES, Esther SoaresA novela Carmilla (1872) do escritor irlandês Sheridan Le Fanu conta a história de uma jovem chamada Laura que conhece Carmilla, uma garota com segredos ocultos e uma relação ambígua com a narradora. Neste artigo, iremos analisar como é construído o sentimento do medo juntamente à atração que a narradora-personagem Laura sente por sua hóspede, examinando a trama do início ao fim, buscando as causas do medo e da atração, bem como suas vertentes, considerando o campo literário do gótico, o gênero principal da obra que é o terror e o subgênero do vampiro que é a principal base da história. A pesquisa é qualitativa e exploratória, com apoio da teoria do belo e sublime de Burke (1757), a visão gótica de Cavallaro (2002) e a abjeção de Kristeva (1980), entre outras obras, para uma melhor discussão dos temas presentes. Portanto, ao trazer conceitos desses estudiosos e analisar a obra de Le Fanu, apresentaremos como podem ser confusos e contraditórios os sentimentos de alguém diante de algo estranho e desconhecido, mas que é também encantador e bonito, e como a emoção do medo e da atração pode gerar bastante possibilidades de investigação numa perspectiva literária.Item O Patriarcado e os efeitos de sentido nos vocábulos “cachorra”, “piranha” e “burra”(2024-12-02) RODRIGUES, Weslane AlvesEste artigo tem por objetivo principal expor como o patriarcado exerce a manutenção de seu poder por meio da utilização de vocábulos zoomórficos, utilizados pejorativamente na linguagem, para promover a depreciação, desmoralização e assim descredibilizar o feminino. Para tanto, na presente pesquisa, utilizamos, como aporte teórico que expressam acerca da temática supracitada, Mikhail Bakhtin (2004;2006), Simone de Beauvoir (2019); Gerda Lerner (2019); Monique Wittig (2022); Margareth Rago (2020) e Ludwig Wittgenstein (1979). Nosso intento é mobilizar e discursivizar sobre o patriarcado e sobre os efeitos de sentido nos vocábulos “cachorra”, “piranha” e “burra”. No Brasil, os termos “cachorra” e “piranha” são utilizados para desqualificar exclusivamente a sexualidade feminina, fixando-a como uma conduta inaceitável. Por outro lado, o vocábulo “burra” é utilizado para colocar à prova a capacidade intelectual das mulheres, perpetuando a ideia de que são intelectualmente incapazes e incompetentes. Assim, adotamos uma abordagem documental com caráter bibliográfico. A coleta de dados foi realizada por meio da seleção de dois dicionários online de Língua Portuguesa, construindo a base para a análise proposta. Posteriormente, verificamos que a utilização dos termos elencados invalida e silencia as vozes dissidentes, propiciando que o patriarcado exerça sua manutenção e perpetue a opressão e o seu poder por meio da linguagem. Portanto, refletir criticamente acerca da disseminação desses vocábulos auxiliará na desconstrução desses estereótipos, promovendo uma sociedade mais equânime.Item Os stickers como auxiliadores na prática pedagógica(2024-12-03) MODESTO, Myla Rocha BarretoOs adesivos, ou stickers/figurinhas, têm se destacado como ferramentas auxiliares na prática pedagógica, fornecendo recursos visuais e lúdicos que promovem o engajamento dos alunos e facilitam a compreensão de conceitos complexos. Este trabalho visa a investigar o papel dos stickers como auxiliares na prática pedagógica, analisando o modo de relação estabelecido pelas figurinhas trocadas nas interações pedagógicas. A abordagem metodológica é qualitativointerpretativista em razão do material consultado: levantamento bibliográfico, explorando estudos acadêmicos, livros e artigos relacionados ao uso de stickers na educação. Os resultados revelaram que os stickers podem ser eficazes na promoção da participação dos alunos, no estímulo à criatividade e na individualização do processo de aprendizagem. Além disso, pela análise das abordagens teóricas, observou-se uma defesa quanto à melhoria na retenção de informações e na motivação dos estudantes. Nosso estudo aponta que os stickers representam uma ferramenta valiosa na prática pedagógica, favorecendo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e interativo. Seu uso pode contribuir significativamente para o alcance dos objetivos educacionais, promovendo uma experiência mais envolvente e eficaz para os alunos.Item Análise do ciúme como traço psicológico da personagem Bentinho da obra Dom Casmurro ( Machado de Assis): uma revisão bibliográfica.(2024-12-04) SILVA, Juliana Vieira daEste estudo analisa o ciúme como um traço psicológico da personagem Bentinho na obra Dom Casmurro de Machado de Assis, utilizando uma revisão bibliográfica e sistemática da literatura. A pesquisa destaca a complexidade das emoções humanas, evidenciando como o ciúme molda a personalidade de Bentinho e influencia suas ações ao longo da narrativa. A metodologia empregada revelou os temas mais recorrentes nas dissertações selecionadas, permitindo uma compreensão mais aprofundada das dinâmicas emocionais presentes na obra. A relação entre literatura e psicanálise é fundamental para entender as nuances do ciúme e suas manifestações, refletindo questões sociais e psicológicas do século XIX. A análise crítica dos estudos selecionados revelou padrões e tendências que enriquecem a compreensão da personagem e suas interações. Por fim, há relevância de se aprofundar nas análises psicológicas dos personagens literários, pois eles representam emoções e conflitos humanos universais.Item Influência da prática pedagógica no processo de aprendizagem dos estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental(2024-12-05) SILVA, Alinny Alves daNesta pesquisa, investigamos as influências das práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes nos anos finais do ensino fundamental. A escolha do tema que deu origem a este trabalho surgiu após as observações das aulas, proporcionadas pelo Estágio Supervisionado III, no curso de Letras da Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT, em que foi possível perceber as influências que as práticas pedagógicas exercem sobre a aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental - anos finais, os quais apresentam características e demandas bastante peculiares no que diz respeito a apropriação do conhecimento, sobretudo por se tratar de crianças e jovens da escola pública, sendo, portanto, estudantes de baixa renda, com dificuldades financeiras, falta de acompanhamento em relação as atividades escolares, pouca leitura, dentre outros. Com base nisso, elaboramos nosso problema de pesquisa a fim de respondermos a seguinte questão: as práticas pedagógicas dos professores, nos anos finais do ensino fundamental, podem influenciar no processo de aprendizagem dos estudantes? Nossa hipótese é que as práticas pedagógicas podem sim influenciar no processo de aprendizagem dos estudantes. Para isso, valemo-nos de um estudo de natureza bibliográfica (Marconi, Lakatos, 2021), à luz das teorizações de Brasil (1996, 2016, 2018), Franco (2012), Freire (1987), Libâneo (1985, 1990, 1994), Garrido (2005), entre outros autores, que nos possibilitaram realizar considerações sobre as práticas pedagógicas. A pesquisa tem por objetivo geral analisar a influência da prática pedagógica no processo ensino e aprendizagem dos anos finais do ensino fundamental. E como objetivos específicos: (a) Identificar práticas pedagógicas e metodologias de ensino que contribuem para a aprendizagem dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental; (b) Verificar os principais desafios dos professores dos anos finais do ensino fundamental em relação ao desenvolvimento da prática pedagógica na atualidade. A pesquisa resultou em considerações de que as práticas pedagógicas influenciam no processo de aprendizagem dos estudantes nos anos finais do ensino fundamental à medida que, reconhecendo as dificuldades referentes aos diferentes fatores que interferem no processo de aprendizagem dos estudantes, propõem-se a metodologias e atividades interativas, aulas dialógicas e contextualizadas nas quais os estudantes se sintam ativos no processo e acolhidos pelo professor. Além disso, a pesquisa constatou que as práticas pedagógicas na atualidade apresentam novos desafios em relação ao envolvimento dos estudantes no processo de construção do conhecimento, tendo em vista a presença de fatores como: uso do celular, redes sociais, internet, entre outros que dispersam a atenção dos estudantes, no momento das aulas.Item Representações da mulher no conto “bela adormecida” e no filme Malévola.(2024-12-06) RODRIGUES, Rayla LucianoEsta pesquisa fez análise comparada do conto “Bela Adormecida”, dos Irmãos Grimm, obra clássica da literatura mundial, com a transposição para o cinema em Malévola, discutindo o feminismo e o arco de mudanças do patriarcado nas épocas de produção. Tal escolha ocorreu pelo interesse em pensar a importância da reconfiguração da representação feminina nos textos clássicos. Para isso, discutiu-se tais representações a partir dos conceitos de feminismo e patriarcado. A partir dos estudos Simone de Beauvoir (2016), do pensamento de Nogueira (2001) e Judith Butler (2023), discorremos acerca do feminismo, do patriarcalismo, e como esses conceitos são mobilizados nas obras que escolhemos para análise. Como possíveis resultados, compreendemos a importância dos estudos de gênero para repensarmos a produção artística, e como eles impactaram na tradução intersemiótica do conto de fadas Bela Adormecida, que traz novas versões sobre a mulher a partir do filme MalévolaItem A ironia na obra Triste Fim de Policarpo Quaresma como forma de denúncia de problemáticas sociais da sociedade brasileira do século XX.(2024-12-06) SILVA, Julivânia Martins daLima Barreto é considerado um dos maiores escritores da literatura brasileira. Sua obra de maior reconhecimento é Triste fim de Policarpo Quaresma (1915), sendo este um dos seus romances mais lidos neste século. Reconhecendo a importância do romance para as discussões sociais contemporâneas, esta pesquisa analisa como a ironia contribui para a representação dessacralizada da sociedade de sua época de escritura. Para isso, destaca os principais apontamentos históricos que levaram, de forma direta e indireta, ao discurso crítico Barreto. Nessa esteira, nos afiliamos aos estudos desenvolvidos por Muecke (1995) e Linda Hutcheon (2000) para pensarmos a ironia e suas principais formas de ação discursiva. A aderência irônica adotada na análise do romance é a ironia de situação (ou observável. l), que acontece quando há discrepância entre o que se espera e o que realmente ocorre em determinada situação enunciativa. Essa ironia pode se manifestar de diferentes maneiras e abranger várias dimensões. Nesse contexto, observamos que a ironia situacional presente no romance de Barreto se configura como um plano macro que dá suporte e molda as características da sociedade representada.Item O questionamento discursivo na dimensão temporal da reportagem “eis aí o antibolsonaro” como fundamento da reprodução da imagem social do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva(2024-12-13) BATISTA, Douglas Costa.Esta pesquisa questiona a forma como o discurso fundamenta a construção da identidade. Dito isso, invoca-se os autores necessários para se formar uma base teórica, no intuído de discutir a construção discursiva em torno de Luís Inácio Lula da Silva: Silva Junior (2017); Giddens (2002); Borges Júnior (2020); Bourdieu (1989); Thompson (2009); Meurer e Dellagnelo (2008); Fairclough (2008); Resende e Ramalho (2006); Magalhães (2017) entre outros autores que complementam o contexto e as ferramentas necessárias na composição da análise do discurso midiático. A pesquisa tem por objetivo contribuir para a reflexão sobre o desenvolvimento da imagem construída através de Lula. E, com isso, tornar possível questionar a forma como o discurso se desenvolve, assim mantendo os interesses políticos dos grupos dominantes alinhados às suas ideologias. Paralelamente a essa perspectiva, almeja-se i) significar os trechos, mais propriamente os verbos, onde se concentra o significado das orações; ii) determinar, através da concordância ao sujeito referido, as ideias que o discurso desenvolve; iii) compreender a construção de sentido do discurso para a formação da identidade do Lula levando em consideração o contexto da modernidade tardia. O estudo analisa como o contexto da modernidade tardia aliado ao discurso desenvolvido dentro da mídia, no caso dessa pesquisa uma reportagem de uma revista, reverbera na imagem elaborada do sujeito político.