Biblioteca Digital de Monografias de graduação

URI permanente desta comunidadehttps://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/16

A BDM é uma biblioteca específica dentro do sistema Dspace para abrigar a produção acadêmica da universidade na perspectiva da graduação. Os trabalhos aqui depositados encontram-se de acordo com as normas da ABNT de apresentação, bem como atendem os requisitos regulamentados para disseminação. O depósito desta publicação é obrigatório.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Avaliação da aptidão física em pessoas idosas praticantes e não praticantes de exercício físico da Universidade da Maturidade no Norte do Tocantins
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-02-12) Rocha, Eduardo Pablo Da Silva
    O objetivo deste estudo foi avaliar à aptidão física em pessoas idosas praticantes e não praticantes de exercício físico da Universidade da Maturidade (UMA BICO) no Norte do Tocantins. Trata-se de estudo transversal realizado com pessoas idosas da UMA BICO no polo de Tocantinópolis, TO avaliando variáveis sociodemográficas e antropométricas, além dos seguintes questionários: Miniexame do estado mental e aplicação de uma bateria de testes de Rikli & Jones. Os participantes foram divididos em dois grupos: grupo I (não praticantes de exercício físico) e grupo II (praticantes de exercício físico). Para análise dos dados, foi utilizado o Teste Qui-quadrado e Teste de Mann-Whitney. Participaram 40 pessoas idosas da UMA BICO, sendo 20 não praticantes de exercício físico e 20 praticantes de exercício físico. Houve predominância no sexo feminino nos dois grupos pesquisados. A média de idade no grupo 1 foi de 72,7 (±8,37) e no grupo 2, 69,8 (±6,23). As variáveis sociodemográficas: idade (p=0,03), nível de escolaridade (p=0,008) e renda mensal (0,05), variáveis comportamentais como tabagismo (p=0,04) e etilismo (p=0,007), apresentaram diferença significativa entre os grupos. A hipertensão nas pessoas idosas praticantes de exercício físico foi mais predominante ao comparar ao grupo de não praticantes sendo encontrada diferença significativa nesta variável (p=0,02). Em relação as médias dos testes de aptidão física entre os dois grupos foi observado diferença significativa nas seguintes variáveis: Teste de Flexão de Braço (p=0,01), Teste de marcha estacionária (p<0,0001), Teste de sentar e alcançar os pés (p=0,01) e Teste de levantar-se e caminhar (p=0,02). Os achados evidenciaram que pessoas idosas praticantes de exercício físico da UMA BICO do Polo de Tocantinópolis apresentaram melhor desempenho nos testes de aptidão física do que os não praticantes.
Os trabalhos aqui depositados possuem termo de publicização assinado pelo autor.