Biblioteca Digital de Monografias de graduação

URI permanente desta comunidadehttps://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/16

A BDM é uma biblioteca específica dentro do sistema Dspace para abrigar a produção acadêmica da universidade na perspectiva da graduação. Os trabalhos aqui depositados encontram-se de acordo com as normas da ABNT de apresentação, bem como atendem os requisitos regulamentados para disseminação. O depósito desta publicação é obrigatório.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    A prática do estágio curricular na educação infantil/creche e suas contribuições para a formação de professores
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-05-22) Sousa, Sandra Borges
    A contribuição do Estágio na Educação Infantil (creche), forma-se no presente dando visibilidade para a construção de uma nova visão, tendo a Educação Infantil um espaço de pesquisa e conhecimento do universo infantil. Possibilitando a interação e aproximação com a realidade profissional. O objetivo principal desta pesquisa foi refletir sobre a importância do estágio supervisionado na educação infantil (creche), buscando compreender como ele contribui na formação profissional do acadêmico durante o curso de pedagogia. Como percurso metodológico adotou-se uma pesquisa com abordagens qualitativa, bibliográfica e documental tendo como amostra 15 acadêmicos, atendendo a três critérios: que ainda não realizaram o estágio, que estão realizando e que já realizaram o estágio supervisionado na educação infantil (creche). Constatou-se a partir das respostas dos participantes que o estágio supervisionado é compreendido como um momento de grande aprendizado acerca da prática pedagógica. Sendo visto como um momento ímpar de associar a teoria com a prática adquirida ao longo da formação. Porém, nem todos se sentem preparados para realizar o estágio, tendo como dificuldades timidez e apresentar conteúdos de forma didática ou articular teoria e prática. Portanto, deve-se considerar o estágio como um momento de ensino aprendizagem, possibilitando habilidade de pesquisa no ambiente escolar e conhecimento relacionado com a teoria e a prática.
  • Item
    A importância da sistematização da escrita de diários de aula na formação inicial de professores (as) de Química: uma experiência no estágio supervisionado
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) SANTOS, Bianca Gomes
    A formação inicial de professores tem se mostrado como um tema bastante relevante dentre as políticas públicas para a Educação Básica Brasileira. Assim, a formação de profissionais da educação deve ter como fundamento a associação entre teoria e prática, e dessa forma, os cursos de Licenciatura possuem os Estágios Curriculares Supervisionados, que visam integrar o licenciando no seu futuro ambiente de trabalho. Logo, pensar em formação docente é pensar na reflexão da prática. Dentro desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições formativas do processo de escrita de diários de aula produzidos por licenciandos(as) em Química durante as atividades de observação e intervenção no campo de estágio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo documental, onde foram analisados sete Diários de Aula produzidos por licenciandos(as), no âmbito da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado II, ofertada pelo curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Por meio da análise de categorização, elegemos três categorias analíticas, quais sejam: i) reflexões sobre a importância do planejamento didático - pedagógico; ii) reflexões do(a) professor(a) estagiário(a) sobre a dificuldade de ensinar a disciplina escolar Química; e, iii) apontamentos dos(as) licenciandos(as) sobre a experiência formativa do estágio. Como principais resultados, destacamos as reflexões pertinentes dos(as) licenciandos(as) a respeito da importância do planejamento didático-pedagógico, dos desafios da profissão docente e das dificuldades em ensinar a disciplina de Química, além disso, eles fazem apontamentos acerca da experiência da realização do estágio, onde destacam que a profissão docente não é fácil, e que são inúmeros os percalços que se encontra no meio do caminho. Assim, destacamos que é imprescindível que as políticas públicas sejam realmente direcionadas para o aprimoramento da formação docente, e que discutam a respeito das diversas ferramentas educacionais que podem ser utilizadas para facilitar e contribuir com o trabalho do professor, pois a reflexão do professor sobre suas ações pedagógicas torna-se insuficiente se não forem fornecidas as condições efetivas para fazer melhorias significativas.
Os trabalhos aqui depositados possuem termo de publicização assinado pelo autor.