Biblioteca Digital de Monografias de graduação

URI permanente desta comunidadehttps://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/16

A BDM é uma biblioteca específica dentro do sistema Dspace para abrigar a produção acadêmica da universidade na perspectiva da graduação. Os trabalhos aqui depositados encontram-se de acordo com as normas da ABNT de apresentação, bem como atendem os requisitos regulamentados para disseminação. O depósito desta publicação é obrigatório.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Promoção de Educação e Saúde de pessoas idosas do Bico do Papagaio: um relato de experiência
    (2025-02-14) Cipriano, Maíza Morais
    A Universidade da Maturidade (UMA/BICO) é um projeto de extensão vinculado ao Programa da Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Em Tocantinópolis, a UMA passa a fazer parte do cotidiano dos Tocantinopolinos nos anos de 2009 e 2013, e somente depois de 10 anos e por ocasião da transição da Universidade Federal do Tocantins/Universidade Federal do Norte do Tocantins, ressurge com a denominação de UMA/BICO em setembro de 2023 com reativação do Polo de Tocantinópolis. O objetivo do trabalho foi relatar a experiência das vivências adquiridas e desenvolvidas por uma monitora participante do projeto e descrever ações do Projeto Integrado do Curso de Educação Física “UMA/BICO”, vinculado ao Programa Alvorecer em parceria com o Curso de Pedagogia. Trata-se de um relato de experiência realizado com acadêmicos da UMA no período de agosto de 2023 a maio de 2024. O projeto articulou atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de ser um espaço de troca e partilhas, viabilizando e incentivando estratégias de promoção de educação e saúde, propiciando qualidade e dignidade à vida de pessoas adultas e idosas, ampliando suas capacidades comunicativas e acesso às informações demonstrando a relevância da participação dos acadêmicos na sociedade enquanto sujeito empoderado.
  • Item
    Insônia de pessoas idosas da Universidade da Maturidade no polo de Tocantinópolis, TO
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-02-14) Lima, Lucilene Fernandes
    O objetivo deste trabalho foi analisar a presença de insônia em pessoas idosas de uma Universidade da Maturidade no Norte do Tocantins. Estudo transversal com idosos assistidos na Universidade da Maturidade em Tocantinópolis, TO, sendo aplicado o formulário de dados sociodemográficos, o Miniexame do Estado Mental e o Índice de Gravidade de Insônia. A amostra foi dividida em dois grupos: com e sem insônia. Para análise dos dados, foi utilizada estatística descritiva e inferencial, com uso do teste Qui-quadrado e exato de Fisher, adotando o nível de significância de p≤0,05. Foram entrevistados 100 idosos, sendo 77 no grupo sem insônia e 13 no grupo com insônia. A prevalência da insônia foi de 13%, com predominância do sexo feminino e na faixa etária de 60-69 anos. Não foram encontradas diferenças significativas quando associadas às variáveis sociodemográficas com relação aos grupos. As variáveis associadas ao desfecho foram: Ansiedade (p=0,005), Depressão (p=0,003) e Qualidade do sono (p=0,008). A maioria dos participantes não apresentaram sintomas de insônia, porém 13% do grupo pesquisado esteve presente, um dado importante para futuras investigações sendo necessário abordagem com maior frequência em grupos de idosos, visto que é o transtorno do sono mais comum nessa população. Assim, ações de promoção e prevenção para minimização dos prejuízos na saúde física e mental são extremamente primordiais no grupo pesquisado evitando um maior risco de instalação de outras doenças crônicas não transmissíveis e efeitos deletérios com piora na qualidade de vida.
  • Item
    Avaliação da aptidão física em pessoas idosas praticantes e não praticantes de exercício físico da Universidade da Maturidade no Norte do Tocantins
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-02-12) Rocha, Eduardo Pablo Da Silva
    O objetivo deste estudo foi avaliar à aptidão física em pessoas idosas praticantes e não praticantes de exercício físico da Universidade da Maturidade (UMA BICO) no Norte do Tocantins. Trata-se de estudo transversal realizado com pessoas idosas da UMA BICO no polo de Tocantinópolis, TO avaliando variáveis sociodemográficas e antropométricas, além dos seguintes questionários: Miniexame do estado mental e aplicação de uma bateria de testes de Rikli & Jones. Os participantes foram divididos em dois grupos: grupo I (não praticantes de exercício físico) e grupo II (praticantes de exercício físico). Para análise dos dados, foi utilizado o Teste Qui-quadrado e Teste de Mann-Whitney. Participaram 40 pessoas idosas da UMA BICO, sendo 20 não praticantes de exercício físico e 20 praticantes de exercício físico. Houve predominância no sexo feminino nos dois grupos pesquisados. A média de idade no grupo 1 foi de 72,7 (±8,37) e no grupo 2, 69,8 (±6,23). As variáveis sociodemográficas: idade (p=0,03), nível de escolaridade (p=0,008) e renda mensal (0,05), variáveis comportamentais como tabagismo (p=0,04) e etilismo (p=0,007), apresentaram diferença significativa entre os grupos. A hipertensão nas pessoas idosas praticantes de exercício físico foi mais predominante ao comparar ao grupo de não praticantes sendo encontrada diferença significativa nesta variável (p=0,02). Em relação as médias dos testes de aptidão física entre os dois grupos foi observado diferença significativa nas seguintes variáveis: Teste de Flexão de Braço (p=0,01), Teste de marcha estacionária (p<0,0001), Teste de sentar e alcançar os pés (p=0,01) e Teste de levantar-se e caminhar (p=0,02). Os achados evidenciaram que pessoas idosas praticantes de exercício físico da UMA BICO do Polo de Tocantinópolis apresentaram melhor desempenho nos testes de aptidão física do que os não praticantes.
Os trabalhos aqui depositados possuem termo de publicização assinado pelo autor.