Centro de Ciências Integradas (CCI)
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Item A “diluição” do livro didático: percepções da sua utilização por professores da rede pública de Araguaína.(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) ALENCAR, Eduardo de alcantaraEste trabalho de natureza qualitativa apresenta uma pesquisa exploratória na área do ensino de ciências e matemática a fim de discutir e problematizar o uso do livro didático nas escolas públicas, com o objetivo geral de identificar quais são os principais desafios enfrentados pelos professores ao utilizar (ou ao optar por não utilizar) o livro didático em sala de aula. Para atingirmos esse objetivo, é necessário que uma problematização a história do PNLD, entendendo como essa política foi construída e como ela funciona até hoje, além de entender as relações entre a BNCC e os livros didáticos, para assim entendermos os impactos da utilização dessa importante ferramenta pedagógica na atividade docente. Como uma pesquisa qualitativa, esse trabalho foi construído através de um pequeno grupo focal montado por 5 professores de redes públicas, que também são participantes do programa de mestrado em ensino de ciências e matemática (PPGECIM) da UFNT, e a partir disso, através da entrevista, categorizamos os dados com o objetivo de discutir o processo de escolha dos LDs e o conhecimento acerca do PNLD pelos professores, a pedagogia das competências e a diluição de conhecimentos nos Livros Didáticos e por fim, o uso do livro didático pelos professores e seus impactos na atividade docente. Através de nossa investigação, foi possível concluir que o edital do PNLD 2021, influenciado pelas políticas curriculares da BNCC e do NEM afetaram drasticamente a organização dos conteúdos presentes nos livros didáticos das escolas públicas, causando um esvaziamento e uma desorganização da sequência didática usualmente adotada pelos professores devido à diretriz curricular do estado do Tocantins. Além disso, a principal problemática em volta dessa questão está relacionada com o aumento do tempo hora-atividade, tendo em vista que a falta de organização do livro faz com que o professor tenha que buscar atividades por fora do material. Nesta perspectiva, muitas ações precisam ser feitas, e no geral, é extremamente necessário que novos estudos acerca dos novos materiais didáticos sejam feitos, assim como novas reivindicações acerca do novo edital do futuro PNLD 2025, tendo em vista que esse é o último ano que a coleção será utilizada.