A modelagem matemática e o caso da silagem de milho no Assentamento Rio Preto/TO
Nenhuma Miniatura Disponível
Data
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal do Norte do Tocantins
Resumo
Esta Dissertação versa sobre a construção e o desenvolvimento de uma Aprendizagem Significativa com base nos estudos de Ausubel; Novak; Hanesian (1963), bem como na Crítica utilizando da Matemática, sob égide de Moreira (2000), para os estudantes de uma escola localizada em um Assentamento no Estado do Tocantins, tendo a Modelagem Matemática (Biembengut; Heim, 2000) como estratégia de ensino e aprendizagem. Nessa direção, em meio aos obstáculos que orbitam esse processo educacional, indagamos em nossa pesquisa: como a Modelagem Matemática pode proporcionar um Ensino e Aprendizagem Significativo e Crítico nas práticas cotidianas de estudantes do Assentamento Rio Preto/TO? Tendo como caminho para buscar respostas à nossa questão, o objetivo de compreender a Modelagem Matemática como estratégia de Ensino e Aprendizagem Significativo e Crítico nas práticas cotidianas de estudantes do Assentamento Rio Preto/TO. No que tange aos procedimentos metodológicos, optamos pela abordagem qualitativa (OLIVEIRA, 2007), na qual os conhecimentos são concebidos como um processo socialmente construído por meio da realidade, sendo investigado em profundidade e em seu contexto real, por isso recorremos à pesquisa do tipo Estudo de Caso (YIN, 2015), em que os limites entre o fenômeno e o contexto não podem ser claramente evidentes, consideradas suas múltiplas dimensões, posto que a pesquisa se passou no Assentamento Rio Preto, localizado em Araguaína/TO, tendo como membros participantes os estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, com os quais vivemos e acompanhamos o desenvolvimento de práticas com a Modelagem Matemática advindas de todo o processo da Silagem do Milho. As informações recolhidas são provenientes da: observação participante, entrevista e mapa conceitual; e para a análise, empregamos a Combinação de Padrão (SINKOVICS, 2018), que envolve a comparação de um padrão teórico – em nosso caso, a Aprendizagem Significativa e a Aprendizagem Significativa Crítica – previsto, com um padrão empírico observado – nesse estudo, o processo da Silagem do Milho. Quanto aos resultados, verificamos as potencialidades da “Modelagem Matemática Significa Crítica” enquanto estratégia para a sala de aula, em que os conhecimentos matemáticos são dialogados em conjunto com os conceitos dos estudantes e suas experiências, trazendo situações-problema advindas do seu cotidiano para serem problematizadas e criticadas no ambiente escolar.
Descrição
Palavras-chave
Modelagem Matemática Significativa Crítica. Educação Matemática Crítica. Aprendizagem Significativa Crítica. Ensino Fundamental. Educação do Campo.
Citação
MOURA JUNIOR, Luis Carlos dos Santos. A modelagem matemática e o caso da silagem de milho no Assentamento Rio Preto/TO. 2023. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2023.