Representações da mulher no conto “bela adormecida” e no filme Malévola.

Nenhuma Miniatura Disponível

Data

2024-12-06

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Esta pesquisa fez análise comparada do conto “Bela Adormecida”, dos Irmãos Grimm, obra clássica da literatura mundial, com a transposição para o cinema em Malévola, discutindo o feminismo e o arco de mudanças do patriarcado nas épocas de produção. Tal escolha ocorreu pelo interesse em pensar a importância da reconfiguração da representação feminina nos textos clássicos. Para isso, discutiu-se tais representações a partir dos conceitos de feminismo e patriarcado. A partir dos estudos Simone de Beauvoir (2016), do pensamento de Nogueira (2001) e Judith Butler (2023), discorremos acerca do feminismo, do patriarcalismo, e como esses conceitos são mobilizados nas obras que escolhemos para análise. Como possíveis resultados, compreendemos a importância dos estudos de gênero para repensarmos a produção artística, e como eles impactaram na tradução intersemiótica do conto de fadas Bela Adormecida, que traz novas versões sobre a mulher a partir do filme Malévola

Descrição

Palavras-chave

Citação

RODRIGUES, Rayla Luciano. Representações da mulher no conto “bela adormecida” e no filme Malévola. 2024. 23 f. Monografia (Graduação Letras - Português) - Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024. Araguaína

Coleções

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por