Verificação da linearidade e efeito matriz do herbicida ametrina em milho (zea mays l.) e posterior aplicação em amostras reais utilizando o método quechers-cg-em.
Nenhuma Miniatura Disponível
Data
2023
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Há anos os métodos analíticos para determinação de defensivos agrícolas em alimentos vêm sendo desenvolvidos e validados com rapidez com o intuito de otimizar os métodos tradicionais que por sinal apresentavam morosidade, alto custo e elevado volume de solvente. A complexidade das propriedades dos alimentos dificulta a quantificação de defensivos agrícolas, sendo assim necessário um eficiente preparo de amostra antes de serem analisados no equipamento (Cromatografia a Gás acoplado à Espectrometria de Massas) para que remova o máximo possível de interferentes da amostra. O preparo de amostras utilizando o método QuEChERS apresenta versatilidade e robustez pois ele permite suas execuções em diversos laboratórios, sua praticidade e confiança se concretizou, a prova são as centenas de citações em vários trabalhos científicos desde seu desenvolvimento. O resultado fica ainda mais satisfatório quando é aliado a Cromatografia a Gás acoplada à Espectrometria de Massas (CG-EM). A eficácia desse método de extração e detecção para investigação de defensivos agrícolas em alimentos é importante tanto para o segmento biótico quanto para o abiótico do planeta. Diante disso, esse trabalho averiguou alguns parâmetros analíticos de validação como a linearidade que contou com o coeficiente de correlação próximo a 0,99 para curvas de calibração preparadas em solvente puro e no extrato da própria matriz e efeito matriz em mais de 400% e seguidamente aplicou em amostras reais, no qual não se verificou presença de ametrina e nenhum outro pesticidas nas amostras investigadas. O Limite de Detecção e Limite de Quantificação foram de 30 µg L1 e 100 µg L-1 , respectivamente, para ambas as curvas (no solvente e na matriz do milho). Fica como perspectiva futura o estudo de recuperação pois devido ao curto espaço de tempo e alguns imprevistos durante a condução da pesquisa não foi possível ser verificada. Ao ser realizada uma avaliação qualitativa utilizando o método de varredura (modo Scan) e por comparação dos espectros obtidos com os da biblioteca NIST foi detectado alguns contaminantes orgânicos com similaridade entre os espectros de massas de 32,5% e 23,8% respectivamente para o Dibutyl Phthalate e Oximetazoline.
Descrição
Palavras-chave
Defensivos agrícolas, Alimentos, Agricultura, Preparo de amostras
Citação
SOUSA, Levy Rodrigues de. Verificação da linearidade e efeito matriz do herbicida ametrina em milho (zea mays l.) e posterior aplicação em amostras reais utilizando o método quechers-cg-em. 2023. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2023.