EXTRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL DE Citrus sp NATIVO DO CERRADO TOCANTINENSE DA CIDADE DE ARAGUAÍNA POR ARRASTE A VAPOR E CG/MS
Nenhuma Miniatura Disponível
Data
2023
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal do Norte do Tocantins
Resumo
O cerrado brasileiro apresenta grande diversidade de espécies vegetais com grande potencial medicinal. Óleos essenciais, são substâncias naturais, com odores distintos, expelidos por glândulas especializadas de plantas aromáticas, com estrutura química formada basicamente por carbono, hidrogênio e oxigênio, tendo na sua composição componentes distintos que caracterizam o aroma agradável. A extração e caracterização dos óleos essenciais das espécies nativas trazem contribuição na compreensão desta potencialidade. O presente trabalho tem como objetivo coletar, extrair e caracterizar os constituintes do OE de espécie de citrus nativo do cerrado tocantinense. Fez-se três coletas das folhas frescas de citrus sp, e uma coleta do fruto durante o final do período chuvoso, no mês de maio e junho de 2023, na cidade de Araguaína. A extração do OE deu-se através da destilação por arraste a vapor em sistema Clevenger, o rendimento médio obtido das extrações foi de 0,17%. Os constituintes químicos do OE, foi caracterizado por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas CG/EM. Obteve-se como componentes: pineno; D-limoneno; Eucaliptol; δ-3-careno; terpinoleno; γ-terpineno; linalol; isopulegol, das extrações das folhas frescas de Citrus sp. Os componentes obtidos da extração do fruto: 3- Careno; α-Fellandreno; Pineno; o-Cimeno; D-limoneno; γ-terpineno. Além disso, com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre espectrometria de massas, foram propostas as fragmentações para os picos de maior abundância relativa dos espectros de massas, que são: Isopulegol (Pico molecular m/z = 154, pico m/z =121, pico m/z = 95, pico base m/z = 41); λ-Terpineno (Pico molecular m/z = 136, pico base m/z = 93); o-Cymeno (Pico molecular m/z = 134, pico base m/z = 119).
Descrição
Palavras-chave
Citrus sp, Óleo essencial, CG/EM, Sistema Clevenger.
Citação
SILVA, Mateus Souza e. EXTRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL DE Citrus sp NATIVO DO CERRADO TOCANTINENSE DA CIDADE DE ARAGUAÍNA POR ARRASTE A VAPOR E CG/MS.2023.64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Quimica) – Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2023.