Perfil químico do chá verde (camellia sinensis): identificação da cafeína e dos compostos voláteis por hplc-dad, gc-ms e ftir
 Nenhuma Miniatura Disponível 
Data
2024
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal do Norte do Tocantins
Resumo
Especificamente, os chás vêm sendo amplamente reconhecidos como a segunda  bebida mais consumida atualmente, apresentando fontes significativas de cafeína e  compostos fenólicos, que possuem alta atividade antioxidante.  Os compostos  antioxidantes são substâncias que agem diminuindo os efeitos ocasionados pelos  radicais livres e dentre outros compostos antioxidantes. A cafeína é um alcaloide, que  pertence ao grupo das metilxantinas, também denominado como 1,3,7-trimetilxantina,  que pode ser ou ainda, trimetildioxipurina. Além disso, a cafeína está presente em  diversas plantas: folhas, sementes, raízes, cascas e alguns alimentos. O presente  trabalho propôs-se analisar e identificar os compostos presentes em amostra de chá  verde e cafeína presente no chá verde e chá preto através das técnicas (Headspace Solid Phase Microextraction/Gas Chromatography–Mass Spectrometry), HPLC-DAD  (High Performance Liquid Chromatography-Diode Array Detector) e FTIR (Fourier  Transform Infrared Spectroscopy). Sendo assim, os resultados mostraram-se  promissores em relação a caracterização e investigação dos compostos voláteis e  cafeína. A análise por GC-MS foi satisfatória, pois possibilitou analisar os compostos  voláteis presente no chá verde, bem como a análise por HPLC-DAD, que  evidenciaram a absorção da cafeína no UV com pico máximo de absorção em 262 nm  e 268 nm. As análises por FTIR permitiram identificar e evidenciar a similaridade entre  bandas de absorção do extrato de chá verde e extrato de chá preto em relação aos  grupos funcionais presentes. Este estudo representou uma proposta simples e  acessível para a identificação dos compostos voláteis no chá verde e caracterização  da cafeína no chá verde e preto, com perspectiva para futuras aplicações em larga  escala.
Descrição
Palavras-chave
Chá preto. Caracterização. HS-SPME. Extrato. Isolamento.
Citação
CARVALHO, Erik almeida .Perfil químico do chá verde (camellia sinensis): identificação da cafeína e dos compostos voláteis por hplc-dad, gc-ms e ftir. 2024.58f. Monografia (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2024.
