Geografia
URI permanente para esta coleçãohttps://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/52
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Item Vivências nos Estágios Obrigatórios no período da COVID-19: desafios e aprendizados(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) MOURA, Rafaela Pereira deO presente estudo analisa como o estágio supervisionado pode contribuir com a prática pedagógica do professor de geografia, visto que, o ensino desta disciplina constitui como um instrumento capaz de mover o mundo, promovendo novas ações por meio da realização de novas práticas. Assim, este trabalho faz uma reflexão sobre a vivência e experiência no estágio supervisionado em ensino de Geografia no contexto pandêmico. Diante do contexto, o objetivo dessa pesquisa foi apresentar os desafios da vivência, enquanto estagiário? Desta forma, descreve as experiências desenvolvidas no Estágio Supervisionado em Ensino de Geografia que é um componente curricular obrigatório para todos os alunos do curso de Geografia da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Devido, ao momento pandêmico as atividades ocorrem de forma síncrona e assíncrona. Percebe-se que o estágio traz uma aproximação dos licenciados com a realidade educacional, pois, proporcionando experiências diversas, onde tais alunos poderão compreender os desafios e a importância de sua profissão para uma sociedade mais justa.Item Chromebooks no espaço escolar: desafios e possibilidades das TDIC na Educação Básica no Colégio Estadual Eurico Mota em Xambioá-TO(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) BEZERRA, Noelita AlvesA presente pesquisa é uma investigação sobre o uso da tecnologia digital em sala de aula, com professores e estudantes da rede básica de ensino na cidade de Xambioá no Tocantins. Ela teve o objetivo de investigar sobre os desafios e possibilidades enfrentados pelos professores e estudantes com o uso do Chromebook e o acesso à tecnologia em escolas públicas estaduais. A metodologia utilizada foi a qualitativa, buscando conhecimento através de referências bibliográficas e análise a campo. A abordagem geográfica se deu através do estudo do espaço geográfico onde a escola é inserida, e utilização de sensoriamento remoto, o qual permite melhorar a qualidade do ensino. Com a situação problema: Que impacto tem na Escola e na comunidade educativa a utilização de TDIC e substituição de manuais escolares por recursos educativos digitais? Considerou-se que, no ambiente escolar, se faz necessário pensar em um mundo digital onde se possa considerar as tecnologias digitais de informação e comunicação como alternativas no ensino. O resultado da pesquisa foi coletado através de dois formulários para estudantes e docentes da escola estadual Eurico Mota em Xambioá-TO. Percebeu-se que o maior desafio dos professores em sala de aula é justamente a rede de internet que não é de qualidade, mas, que o ensino e a utilização das TDIC nas escolas possibilitam e complementam muito o ensino de geografia.Item Desterritorialização da comunidade Barra Velha em Barra do Ouro (TO) pela Usina Hidrelétrica de Estreito - UHE(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) ARAUJO, Ana Caroline ArrudaA desterritorialização da comunidade Barra Velha, localizada em Barra do Ouro (TO), foi impulsionada pela construção da Usina Hidrelétrica de Estreito - UHE. A população local, dependia da pesca e das lavouras vazantes para sua subsistência, enfrentou significativas perdas territoriais e culturais com a implementação do projeto. A inundação da área, provocada pela barragem, resultou no deslocamento forçado dos moradores, alterando suas práticas de vida e ameaçando a continuidade de sua identidade comunitária. Este processo de desterritorialização é analisado a partir das dinâmicas sociais, econômicas e ambientais, evidenciando os impactos nas relações de produção e no acesso a recursos naturais, além da reconfiguração do território, com o surgimento de novos desafios de reterritorialização.