Geografia

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Resultados da Pesquisa

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    Vivências nos Estágios Obrigatórios no período da COVID-19: desafios e aprendizados
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) MOURA, Rafaela Pereira de
    O presente estudo analisa como o estágio supervisionado pode contribuir com a prática pedagógica do professor de geografia, visto que, o ensino desta disciplina constitui como um instrumento capaz de mover o mundo, promovendo novas ações por meio da realização de novas práticas. Assim, este trabalho faz uma reflexão sobre a vivência e experiência no estágio supervisionado em ensino de Geografia no contexto pandêmico. Diante do contexto, o objetivo dessa pesquisa foi apresentar os desafios da vivência, enquanto estagiário? Desta forma, descreve as experiências desenvolvidas no Estágio Supervisionado em Ensino de Geografia que é um componente curricular obrigatório para todos os alunos do curso de Geografia da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Devido, ao momento pandêmico as atividades ocorrem de forma síncrona e assíncrona. Percebe-se que o estágio traz uma aproximação dos licenciados com a realidade educacional, pois, proporcionando experiências diversas, onde tais alunos poderão compreender os desafios e a importância de sua profissão para uma sociedade mais justa.
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    Chromebooks no espaço escolar: desafios e possibilidades das TDIC na Educação Básica no Colégio Estadual Eurico Mota em Xambioá-TO
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) BEZERRA, Noelita Alves
    A presente pesquisa é uma investigação sobre o uso da tecnologia digital em sala de aula, com professores e estudantes da rede básica de ensino na cidade de Xambioá no Tocantins. Ela teve o objetivo de investigar sobre os desafios e possibilidades enfrentados pelos professores e estudantes com o uso do Chromebook e o acesso à tecnologia em escolas públicas estaduais. A metodologia utilizada foi a qualitativa, buscando conhecimento através de referências bibliográficas e análise a campo. A abordagem geográfica se deu através do estudo do espaço geográfico onde a escola é inserida, e utilização de sensoriamento remoto, o qual permite melhorar a qualidade do ensino. Com a situação problema: Que impacto tem na Escola e na comunidade educativa a utilização de TDIC e substituição de manuais escolares por recursos educativos digitais? Considerou-se que, no ambiente escolar, se faz necessário pensar em um mundo digital onde se possa considerar as tecnologias digitais de informação e comunicação como alternativas no ensino. O resultado da pesquisa foi coletado através de dois formulários para estudantes e docentes da escola estadual Eurico Mota em Xambioá-TO. Percebeu-se que o maior desafio dos professores em sala de aula é justamente a rede de internet que não é de qualidade, mas, que o ensino e a utilização das TDIC nas escolas possibilitam e complementam muito o ensino de geografia.
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    Desterritorialização da comunidade Barra Velha em Barra do Ouro (TO) pela Usina Hidrelétrica de Estreito - UHE
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) ARAUJO, Ana Caroline Arruda
    A desterritorialização da comunidade Barra Velha, localizada em Barra do Ouro (TO), foi impulsionada pela construção da Usina Hidrelétrica de Estreito - UHE. A população local, dependia da pesca e das lavouras vazantes para sua subsistência, enfrentou significativas perdas territoriais e culturais com a implementação do projeto. A inundação da área, provocada pela barragem, resultou no deslocamento forçado dos moradores, alterando suas práticas de vida e ameaçando a continuidade de sua identidade comunitária. Este processo de desterritorialização é analisado a partir das dinâmicas sociais, econômicas e ambientais, evidenciando os impactos nas relações de produção e no acesso a recursos naturais, além da reconfiguração do território, com o surgimento de novos desafios de reterritorialização.