História
URI permanente para esta coleçãohttps://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/40
Navegar
Item Ensino de História inclusivo(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) SANTOS, Clara Rose Gomes dosO presente estudo surgiu da necessidade de compreender o que um professor de História deve saber para desenvolver práticas pedagógicas inclusivas. Trata-se de uma revisão e análise bibliográfica qualitativa, realizada a partir do levantamento dos artigos publicados no período de 2018 a 2023 no periódico on-line Revista Brasileira de Educação Especial da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). O material selecionado foi analisado a partir da Análise Textual Discursiva (Roque Morais, 2003). No estabelecimento de relações entre os enunciados selecionados considerou-se reflexões sobre o ensino da História e Consciência Histórica de Luis Fernando Cerri (2011) e Mantoan e Lanuti acerca da Educação Inclusiva. A análise demonstrou a necessidade do uso de diferentes metodologias e recursos no ensino de História, da desconstrução de preconceitos ainda arraigados na prática docente e a importância da parceria entre os agentes educacionais para a construção de uma escola para todos.