História
URI permanente para esta coleçãohttps://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/40
Navegar
Item Ensino de História e vida cotidiana(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) SILVA, Maria de Lourdes Rodrigues daEste artigo tem como objetivo realizar a análise quantitativa/qualitativa do nível de consciência histórica em estudantes do segundo ano do ensino médio da Escola Cem Castelo Branco, localizada em Araguaína (TO). A pesquisa leva em consideração a influência do ensino de História na vida cotidiana dos alunos(as); por isso a importância da relação do ensino de História com a vida prática. O artigo ampara-se na teoria da consciência histórica de Jörn Rüsen, bem como nas pesquisas de Peter Lee. Neste último, há um conjunto de reflexões sobre a educação histórica, produto de pesquisas realizadas com aluno(a)s na Inglaterra. O campo de estudo da educação histórica deve propiciar uma reavaliação nos objetos do ensino de História, já que apreende e acompanha os graus de aprendizagem.